O jogo de xadrez como ferramenta no aprendizado de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scalvi, Rosa Maria Fernandes [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Zulian, Marilza Ramos Pereira da Silva e Cristiane Dartiere [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ73.htm
http://hdl.handle.net/11449/148483
Resumo: Introdução: Atualmente, o Xadrez faz parte do rol das atividades desenvolvidas nas séries iniciais do Ensino Fundamental e até mesmo no Ensino Médio, em grande parte das escolas particulares e também nas escolas públicas. Praticar o jogo de xadrez é uma maneira eficiente de desenvolver o raciocínio lógico, a capacidade de memorização, a capacidade de resolução de problemas e melhorar a concentração e sociabilização de seus praticantes. Assim, aproveitando a enorme capacidade que as crianças possuem em receber, memorizar e interpretar informações, propomos iniciar o ensino de xadrez na pré-escola, para que ela possa contar com mais uma ferramenta pedagógica para atingir seus objetivos. Objetivos: Através dessa atividade, as crianças terão, além de mais uma opção de lazer, a possibilidade de valorizar o seu raciocínio através de uma atividade lúdica. Assim, com este projeto pretendemos realizar uma avaliação sobre a capacidade de memorização e concentração das crianças participantes, pesquisando, juntamente com a responsável pelo grupo, os efeitos benéficos que a prática desse jogo pode proporcionar. Métodos: Durante o período de 01/10/2001 a 15/12/2001, a atividade proposta foi desenvolvida em caráter experimental no CCI da UNESP, em Bauru, como o apoio da Associação de Pais. Durante o ano de 2002, o projeto estará atingindo cerca de 22 crianças, na faixa etária de 5 anos e meio a 7 anos completos, matriculadas o CCI. Inicialmente, as crianças aprendem a identificar cada peça componente do jogo de xadrez, assim como, sua respectiva forma de movimentar-se pelo tabuleiro. Após essa fase, as crianças aprendem a iniciar, desenvolver e finalizar uma partida de xadrez. Resultados: Como resultado imediato observamos que existe total motivação das crianças envolvidas, das professoras (recreacionistas do CCI), dos pais e da supervisora do CCI. A médio prazo, acreditamos que a prática do jogo de xadrez na idade pré-escolar irá colaborar no desenvolvimento intelectual e principalmente na capacidade de concentração das crianças. Além disso, a prática do jogo de xadrez poderá colaborar na integração e sociabilização dentro do próprio grupo no qual a criança está inserida na escola, respeitando as limitações e potencialidade de cada criança.
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