A formação de professores e a importância das tecnologias da informação e comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139915 |
Resumo: | Objetivamos identificar a opinião dos professores de uma escola da rede pública municipal a respeito do uso das tecnologias da informação e comunicação na educação (TICs), especificamente os softwares educativos. O desafio à introdução dos computadores na educação é muito grande, o qual apresenta aspectos positivos e negativos. Para introduzir a informática na instituição escolar, é necessário que os professores tenham formação na área, além de um plano pedagógico, em que estão traçados os objetivos de sua utilização como recurso pedagógico, bem como a escolha dos recursos tecnológicos para atingir eficientemente os objetivos. Dessa maneira, podemos apontar que a formação de professores é um aspecto essencial para que a inserção das TICs no ambiente escolar obtenha sucesso, sendo esse um assunto pertinente que deve ser abordado em licenciaturas, especializações, pós-graduação e cursos de formação continuada. Para a realização da coleta de dados elaboramos um questionário abordando a formação acadêmica dos professores e também a opinião sobre a eficácia sobre a utilização dessas tecnologias na educação. Os dados demonstraram que os professores não recebem nos seus cursos de formação informações a respeito do uso das TICs na educação e desconhecem a ampla gama de softwares educativos disponíveis, como também não conhecem a maneira mais adequada de selecionar esse recurso. |
id |
UNSP_7b11ac1a3a41fce7ecff48a4c9c23615 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139915 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação de professores e a importância das tecnologias da informação e comunicaçãoFormação de ProfessoresTecnologias da Informação e ComunicaçãoSoftwares educativosObjetivamos identificar a opinião dos professores de uma escola da rede pública municipal a respeito do uso das tecnologias da informação e comunicação na educação (TICs), especificamente os softwares educativos. O desafio à introdução dos computadores na educação é muito grande, o qual apresenta aspectos positivos e negativos. Para introduzir a informática na instituição escolar, é necessário que os professores tenham formação na área, além de um plano pedagógico, em que estão traçados os objetivos de sua utilização como recurso pedagógico, bem como a escolha dos recursos tecnológicos para atingir eficientemente os objetivos. Dessa maneira, podemos apontar que a formação de professores é um aspecto essencial para que a inserção das TICs no ambiente escolar obtenha sucesso, sendo esse um assunto pertinente que deve ser abordado em licenciaturas, especializações, pós-graduação e cursos de formação continuada. Para a realização da coleta de dados elaboramos um questionário abordando a formação acadêmica dos professores e também a opinião sobre a eficácia sobre a utilização dessas tecnologias na educação. Os dados demonstraram que os professores não recebem nos seus cursos de formação informações a respeito do uso das TICs na educação e desconhecem a ampla gama de softwares educativos disponíveis, como também não conhecem a maneira mais adequada de selecionar esse recurso.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pedro, Ketilin M. [UNESP]Chacon, Miguel Claúdio Moriel [UNESP]2016-06-28T17:32:11Z2016-06-28T17:32:11Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6609-6620application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6609-66209708-2011http://hdl.handle.net/11449/139915ISSN2236-9708-2011-6609-6620.pdf3168297318782887[2]0000-0002-6473-8958porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-28T06:11:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139915Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-28T06:11:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores e a importância das tecnologias da informação e comunicação |
title |
A formação de professores e a importância das tecnologias da informação e comunicação |
spellingShingle |
A formação de professores e a importância das tecnologias da informação e comunicação Pedro, Ketilin M. [UNESP] Formação de Professores Tecnologias da Informação e Comunicação Softwares educativos |
title_short |
A formação de professores e a importância das tecnologias da informação e comunicação |
title_full |
A formação de professores e a importância das tecnologias da informação e comunicação |
title_fullStr |
A formação de professores e a importância das tecnologias da informação e comunicação |
title_full_unstemmed |
A formação de professores e a importância das tecnologias da informação e comunicação |
title_sort |
A formação de professores e a importância das tecnologias da informação e comunicação |
author |
Pedro, Ketilin M. [UNESP] |
author_facet |
Pedro, Ketilin M. [UNESP] Chacon, Miguel Claúdio Moriel [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Chacon, Miguel Claúdio Moriel [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro, Ketilin M. [UNESP] Chacon, Miguel Claúdio Moriel [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Tecnologias da Informação e Comunicação Softwares educativos |
topic |
Formação de Professores Tecnologias da Informação e Comunicação Softwares educativos |
description |
Objetivamos identificar a opinião dos professores de uma escola da rede pública municipal a respeito do uso das tecnologias da informação e comunicação na educação (TICs), especificamente os softwares educativos. O desafio à introdução dos computadores na educação é muito grande, o qual apresenta aspectos positivos e negativos. Para introduzir a informática na instituição escolar, é necessário que os professores tenham formação na área, além de um plano pedagógico, em que estão traçados os objetivos de sua utilização como recurso pedagógico, bem como a escolha dos recursos tecnológicos para atingir eficientemente os objetivos. Dessa maneira, podemos apontar que a formação de professores é um aspecto essencial para que a inserção das TICs no ambiente escolar obtenha sucesso, sendo esse um assunto pertinente que deve ser abordado em licenciaturas, especializações, pós-graduação e cursos de formação continuada. Para a realização da coleta de dados elaboramos um questionário abordando a formação acadêmica dos professores e também a opinião sobre a eficácia sobre a utilização dessas tecnologias na educação. Os dados demonstraram que os professores não recebem nos seus cursos de formação informações a respeito do uso das TICs na educação e desconhecem a ampla gama de softwares educativos disponíveis, como também não conhecem a maneira mais adequada de selecionar esse recurso. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:32:11Z 2016-06-28T17:32:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6609-6620 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139915 ISSN2236-9708-2011-6609-6620.pdf 3168297318782887[2] 0000-0002-6473-8958 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139915 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6609-6620 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-6609-6620.pdf 3168297318782887[2] 0000-0002-6473-8958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6609-6620 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792961676164726784 |