Possibilidades e limitações da prática do professor na experiência com a temática energia e desenvolvimento humano no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Nataly Carvalho
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/346
http://hdl.handle.net/11449/135229
Resumo: Reflections on the Movement STSE, in basic education, have pointed to the introduction of discussions involving the socio-scientific issues, as a way of organization and development of forming processes in science classes. In this sense, the research that we developed sought to bring to physics classes of basic education, the discussions surrounding the relationship between science, technology, society and environment issues related to production and access to electricity and human development. In order to interpret formative aspects of this approach was achieved through a short course. Thus, we discuss in this paper, the discourse of students and a professor of physics who participated in this short course. Therefore, we seek in discourse analysis, reflection on this practice, which has limitations such as lack of recognition of this type of training status by the students as well as possibilities represented by the establishment of training spaces that contribute to the discussion of socio-scientific issues.
id UNSP_810856ca87480152f63b659fd08efb17
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135229
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Possibilidades e limitações da prática do professor na experiência com a temática energia e desenvolvimento humano no ensino de ciênciasPossibilities and boundaries in teaching practice with the theme energy and human development in science educationEnergyHuman developmentSocioscientific issuesSTSEScience educationEnergiaDesenvolvimento humanoQuestões sociocientíficas (QSC)CTSAEnsino de CiênciasReflections on the Movement STSE, in basic education, have pointed to the introduction of discussions involving the socio-scientific issues, as a way of organization and development of forming processes in science classes. In this sense, the research that we developed sought to bring to physics classes of basic education, the discussions surrounding the relationship between science, technology, society and environment issues related to production and access to electricity and human development. In order to interpret formative aspects of this approach was achieved through a short course. Thus, we discuss in this paper, the discourse of students and a professor of physics who participated in this short course. Therefore, we seek in discourse analysis, reflection on this practice, which has limitations such as lack of recognition of this type of training status by the students as well as possibilities represented by the establishment of training spaces that contribute to the discussion of socio-scientific issues.Reflexões sobre o Movimento CTSA, no ensino básico, têm apontado para a introdução das discussões envolvendo as questões sociocientíficas como vias para a organização e para o desenvolvimento de processos formativos nas aulas de ciências. Neste sentido, a pesquisa que desenvolvemos buscou levar para as aulas de física do ensino básico, as discussões envolvendo as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente da problemática que relaciona produção e acesso à energia elétrica e desenvolvimento humano. Buscamos interpretar os aspectos formativos desta abordagem, que foi concretizada por meio de um minicurso. Assim, discutiremos neste trabalho, os discursos dos alunos e da professora de física que participaram deste minicurso. Portanto, buscamos na teoria da análise do discurso a reflexão sobre esta prática que apresenta limitações, como a falta de reconhecimento deste tipo de situação formativa por parte dos alunos, bem como possibilidades representadas pela constituição de espaços formativos que contribuam para a discussão das questões sociocientíficas.Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e EducaçãoUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha SolteiraUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Nataly CarvalhoCarvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]2016-03-02T13:00:16Z2016-03-02T13:00:16Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article207-226application/pdfhttp://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/346Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 2, p. 207-226, 2013.1806-5104http://hdl.handle.net/11449/135229ISSN1806-5104-2013-13-02-207-226.pdf4152572965541626Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:07:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135229Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:50:28.379370Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades e limitações da prática do professor na experiência com a temática energia e desenvolvimento humano no ensino de ciências
Possibilities and boundaries in teaching practice with the theme energy and human development in science education
title Possibilidades e limitações da prática do professor na experiência com a temática energia e desenvolvimento humano no ensino de ciências
spellingShingle Possibilidades e limitações da prática do professor na experiência com a temática energia e desenvolvimento humano no ensino de ciências
Lopes, Nataly Carvalho
Energy
Human development
Socioscientific issues
STSE
Science education
Energia
Desenvolvimento humano
Questões sociocientíficas (QSC)
CTSA
Ensino de Ciências
title_short Possibilidades e limitações da prática do professor na experiência com a temática energia e desenvolvimento humano no ensino de ciências
title_full Possibilidades e limitações da prática do professor na experiência com a temática energia e desenvolvimento humano no ensino de ciências
title_fullStr Possibilidades e limitações da prática do professor na experiência com a temática energia e desenvolvimento humano no ensino de ciências
title_full_unstemmed Possibilidades e limitações da prática do professor na experiência com a temática energia e desenvolvimento humano no ensino de ciências
title_sort Possibilidades e limitações da prática do professor na experiência com a temática energia e desenvolvimento humano no ensino de ciências
author Lopes, Nataly Carvalho
author_facet Lopes, Nataly Carvalho
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
author_role author
author2 Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Nataly Carvalho
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Energy
Human development
Socioscientific issues
STSE
Science education
Energia
Desenvolvimento humano
Questões sociocientíficas (QSC)
CTSA
Ensino de Ciências
topic Energy
Human development
Socioscientific issues
STSE
Science education
Energia
Desenvolvimento humano
Questões sociocientíficas (QSC)
CTSA
Ensino de Ciências
description Reflections on the Movement STSE, in basic education, have pointed to the introduction of discussions involving the socio-scientific issues, as a way of organization and development of forming processes in science classes. In this sense, the research that we developed sought to bring to physics classes of basic education, the discussions surrounding the relationship between science, technology, society and environment issues related to production and access to electricity and human development. In order to interpret formative aspects of this approach was achieved through a short course. Thus, we discuss in this paper, the discourse of students and a professor of physics who participated in this short course. Therefore, we seek in discourse analysis, reflection on this practice, which has limitations such as lack of recognition of this type of training status by the students as well as possibilities represented by the establishment of training spaces that contribute to the discussion of socio-scientific issues.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-03-02T13:00:16Z
2016-03-02T13:00:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/346
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 2, p. 207-226, 2013.
1806-5104
http://hdl.handle.net/11449/135229
ISSN1806-5104-2013-13-02-207-226.pdf
4152572965541626
url http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/346
http://hdl.handle.net/11449/135229
identifier_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 2, p. 207-226, 2013.
1806-5104
ISSN1806-5104-2013-13-02-207-226.pdf
4152572965541626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 207-226
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129126560694272