A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182209 |
Resumo: | “A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György Ligeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido” tem enquanto ponto de partida as discussões contidas em “Confluências histórico-técnicas no conceito de micropolifonia (1956-1966)” (SOUZA, 2014). Perante a confirmação da incidência de influência oriunda do modelo contrapontístico sobre a concepção do modelo micropolifônico (MARTÍN, 2001; HOLLOWAY, 2004; HALSEY, 2012; FERRAZ, 2010; CLENDINNING, 1989; GRIFFITHS, 1983; BERNARD, 1994; RODRIGUES, 2008; STEINITZ, 2003), ficou latente a hipótese de que o modelo contrapontístico pudesse ser mais um elemento fundamental a esta desta confluência. Desta maneira, a presente tese visa investigar se o modelo micropolifônico consiste em uma tríplice confluência entre os modelos serial, eletrônico e contrapontístico – de maneira que estes três modelos sejam caracterizados enquanto indissociáveis perante o conceito de micropolifonia. A metodologia baseia-se fundamentalmente na análise das obras concluídas durante a fase micropolifônica de Ligeti (1957-1967), orientada sob a ótica da tríplice confluência aqui posposta. A investigação da hipótese aqui levantada, assim como de suas implicações e, consequentemente, da maneira como teria se dado esta reação, constam como objetivos fundamentais à presente pesquisa. |
id |
UNSP_87bc2e275f5add04fec7e199aca5aaaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/182209 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbridoThe triple historical-technical confluence in the concept of micropolyphony by György Ligeti (1957-1967): the conception of a hybrid technomorphic stylemaMicropolifoniaGyörgy LigetiTecnomorfismoContrapontoMúsica eletrônicaMúsica serialMassas sonorasMicropolyphonyGyörgy LigetiTechnomorphismCounterpointElectronic musicSerial musicSound masses“A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György Ligeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido” tem enquanto ponto de partida as discussões contidas em “Confluências histórico-técnicas no conceito de micropolifonia (1956-1966)” (SOUZA, 2014). Perante a confirmação da incidência de influência oriunda do modelo contrapontístico sobre a concepção do modelo micropolifônico (MARTÍN, 2001; HOLLOWAY, 2004; HALSEY, 2012; FERRAZ, 2010; CLENDINNING, 1989; GRIFFITHS, 1983; BERNARD, 1994; RODRIGUES, 2008; STEINITZ, 2003), ficou latente a hipótese de que o modelo contrapontístico pudesse ser mais um elemento fundamental a esta desta confluência. Desta maneira, a presente tese visa investigar se o modelo micropolifônico consiste em uma tríplice confluência entre os modelos serial, eletrônico e contrapontístico – de maneira que estes três modelos sejam caracterizados enquanto indissociáveis perante o conceito de micropolifonia. A metodologia baseia-se fundamentalmente na análise das obras concluídas durante a fase micropolifônica de Ligeti (1957-1967), orientada sob a ótica da tríplice confluência aqui posposta. A investigação da hipótese aqui levantada, assim como de suas implicações e, consequentemente, da maneira como teria se dado esta reação, constam como objetivos fundamentais à presente pesquisa.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortz, Graziela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Allan Christian Domingues [UNESP]2019-06-03T19:51:29Z2019-06-03T19:51:29Z2019-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18220900091728933004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-16T06:12:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182209Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:51:52.636514Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido The triple historical-technical confluence in the concept of micropolyphony by György Ligeti (1957-1967): the conception of a hybrid technomorphic stylema |
title |
A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido |
spellingShingle |
A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido Souza, Allan Christian Domingues [UNESP] Micropolifonia György Ligeti Tecnomorfismo Contraponto Música eletrônica Música serial Massas sonoras Micropolyphony György Ligeti Technomorphism Counterpoint Electronic music Serial music Sound masses |
title_short |
A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido |
title_full |
A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido |
title_fullStr |
A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido |
title_full_unstemmed |
A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido |
title_sort |
A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido |
author |
Souza, Allan Christian Domingues [UNESP] |
author_facet |
Souza, Allan Christian Domingues [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bortz, Graziela [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Allan Christian Domingues [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Micropolifonia György Ligeti Tecnomorfismo Contraponto Música eletrônica Música serial Massas sonoras Micropolyphony György Ligeti Technomorphism Counterpoint Electronic music Serial music Sound masses |
topic |
Micropolifonia György Ligeti Tecnomorfismo Contraponto Música eletrônica Música serial Massas sonoras Micropolyphony György Ligeti Technomorphism Counterpoint Electronic music Serial music Sound masses |
description |
“A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György Ligeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido” tem enquanto ponto de partida as discussões contidas em “Confluências histórico-técnicas no conceito de micropolifonia (1956-1966)” (SOUZA, 2014). Perante a confirmação da incidência de influência oriunda do modelo contrapontístico sobre a concepção do modelo micropolifônico (MARTÍN, 2001; HOLLOWAY, 2004; HALSEY, 2012; FERRAZ, 2010; CLENDINNING, 1989; GRIFFITHS, 1983; BERNARD, 1994; RODRIGUES, 2008; STEINITZ, 2003), ficou latente a hipótese de que o modelo contrapontístico pudesse ser mais um elemento fundamental a esta desta confluência. Desta maneira, a presente tese visa investigar se o modelo micropolifônico consiste em uma tríplice confluência entre os modelos serial, eletrônico e contrapontístico – de maneira que estes três modelos sejam caracterizados enquanto indissociáveis perante o conceito de micropolifonia. A metodologia baseia-se fundamentalmente na análise das obras concluídas durante a fase micropolifônica de Ligeti (1957-1967), orientada sob a ótica da tríplice confluência aqui posposta. A investigação da hipótese aqui levantada, assim como de suas implicações e, consequentemente, da maneira como teria se dado esta reação, constam como objetivos fundamentais à presente pesquisa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-03T19:51:29Z 2019-06-03T19:51:29Z 2019-03-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/182209 000917289 33004013066P3 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/182209 |
identifier_str_mv |
000917289 33004013066P3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128867811983360 |