O material didático como recurso facilitador no ensino de números para alunos deficientes intelectuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141808 |
Resumo: | A pesquisa pretende demonstrar como o uso de jogos auxilia no desenvolvimento, internalização dos números com alunos deficientes intelectuais e incentiva a socialização. A pesquisa foi desenvolvida a partir da observação de duas turmas de 1° ano do ensino fundamental, uma com um aluno deficiente intelectual e outra sem inclusões, entrevista com as duas professoras dessas turmas e a elaboração do material didático. Com essa pesquisa foi possível perceber, com base nas entrevistas e nas observações que as professoras se sentem despreparadas para trabalhar com alunos com deficiência, e os jogos são uma alternativa, porém demanda tempo no processo de elaboração, confecção e execução sendo este um dos motivos que a dificultam a realização dos mesmos. Portanto podemos concluir nesse momento que os profissionais da educação ainda, estão despreparados para lidar com a inclusão, devendo esta ser uma questão na formação do professor, como apontam os participantes da pesquisa, outro ponto destacável dessa pesquisa é o sistema educacional, a preocupação com a quantidade de conteúdos e não a qualidade, os professores se sentem preocupados em cumprir as exigências do sistema educacional e não podem desprender tempo para outras alternativas didáticas, como jogos, filmes, atividades lúdicas que envolvam a aprendizagem, ficando presos em um mecanismo tradicional de ensino. |
id |
UNSP_8e409350ab4079a78843f3c2813634cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141808 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O material didático como recurso facilitador no ensino de números para alunos deficientes intelectuaisFormação de professoresDeficiência intelectualMaterial didáticoA pesquisa pretende demonstrar como o uso de jogos auxilia no desenvolvimento, internalização dos números com alunos deficientes intelectuais e incentiva a socialização. A pesquisa foi desenvolvida a partir da observação de duas turmas de 1° ano do ensino fundamental, uma com um aluno deficiente intelectual e outra sem inclusões, entrevista com as duas professoras dessas turmas e a elaboração do material didático. Com essa pesquisa foi possível perceber, com base nas entrevistas e nas observações que as professoras se sentem despreparadas para trabalhar com alunos com deficiência, e os jogos são uma alternativa, porém demanda tempo no processo de elaboração, confecção e execução sendo este um dos motivos que a dificultam a realização dos mesmos. Portanto podemos concluir nesse momento que os profissionais da educação ainda, estão despreparados para lidar com a inclusão, devendo esta ser uma questão na formação do professor, como apontam os participantes da pesquisa, outro ponto destacável dessa pesquisa é o sistema educacional, a preocupação com a quantidade de conteúdos e não a qualidade, os professores se sentem preocupados em cumprir as exigências do sistema educacional e não podem desprender tempo para outras alternativas didáticas, como jogos, filmes, atividades lúdicas que envolvam a aprendizagem, ficando presos em um mecanismo tradicional de ensino.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Computação, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paez, Miquele Romano [UNESP]Oliveira, Celso Socorro de [UNESP]2016-07-19T13:00:33Z2016-07-19T13:00:33Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9406-9417application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9406-94172357-7819http://hdl.handle.net/11449/141808ISSN2357-7819-2014-9406-9417.pdf0398465187451625porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-23T16:11:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141808Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:37:57.494919Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O material didático como recurso facilitador no ensino de números para alunos deficientes intelectuais |
title |
O material didático como recurso facilitador no ensino de números para alunos deficientes intelectuais |
spellingShingle |
O material didático como recurso facilitador no ensino de números para alunos deficientes intelectuais Paez, Miquele Romano [UNESP] Formação de professores Deficiência intelectual Material didático |
title_short |
O material didático como recurso facilitador no ensino de números para alunos deficientes intelectuais |
title_full |
O material didático como recurso facilitador no ensino de números para alunos deficientes intelectuais |
title_fullStr |
O material didático como recurso facilitador no ensino de números para alunos deficientes intelectuais |
title_full_unstemmed |
O material didático como recurso facilitador no ensino de números para alunos deficientes intelectuais |
title_sort |
O material didático como recurso facilitador no ensino de números para alunos deficientes intelectuais |
author |
Paez, Miquele Romano [UNESP] |
author_facet |
Paez, Miquele Romano [UNESP] Oliveira, Celso Socorro de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Celso Socorro de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paez, Miquele Romano [UNESP] Oliveira, Celso Socorro de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Deficiência intelectual Material didático |
topic |
Formação de professores Deficiência intelectual Material didático |
description |
A pesquisa pretende demonstrar como o uso de jogos auxilia no desenvolvimento, internalização dos números com alunos deficientes intelectuais e incentiva a socialização. A pesquisa foi desenvolvida a partir da observação de duas turmas de 1° ano do ensino fundamental, uma com um aluno deficiente intelectual e outra sem inclusões, entrevista com as duas professoras dessas turmas e a elaboração do material didático. Com essa pesquisa foi possível perceber, com base nas entrevistas e nas observações que as professoras se sentem despreparadas para trabalhar com alunos com deficiência, e os jogos são uma alternativa, porém demanda tempo no processo de elaboração, confecção e execução sendo este um dos motivos que a dificultam a realização dos mesmos. Portanto podemos concluir nesse momento que os profissionais da educação ainda, estão despreparados para lidar com a inclusão, devendo esta ser uma questão na formação do professor, como apontam os participantes da pesquisa, outro ponto destacável dessa pesquisa é o sistema educacional, a preocupação com a quantidade de conteúdos e não a qualidade, os professores se sentem preocupados em cumprir as exigências do sistema educacional e não podem desprender tempo para outras alternativas didáticas, como jogos, filmes, atividades lúdicas que envolvam a aprendizagem, ficando presos em um mecanismo tradicional de ensino. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:33Z 2016-07-19T13:00:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9406-9417 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141808 ISSN2357-7819-2014-9406-9417.pdf 0398465187451625 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141808 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9406-9417 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-9406-9417.pdf 0398465187451625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
9406-9417 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129230272200704 |