O material didático como recurso facilitador no ensino de números para alunos deficientes intelectuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paez, Miquele Romano [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Celso Socorro de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141808
Resumo: A pesquisa pretende demonstrar como o uso de jogos auxilia no desenvolvimento, internalização dos números com alunos deficientes intelectuais e incentiva a socialização. A pesquisa foi desenvolvida a partir da observação de duas turmas de 1° ano do ensino fundamental, uma com um aluno deficiente intelectual e outra sem inclusões, entrevista com as duas professoras dessas turmas e a elaboração do material didático. Com essa pesquisa foi possível perceber, com base nas entrevistas e nas observações que as professoras se sentem despreparadas para trabalhar com alunos com deficiência, e os jogos são uma alternativa, porém demanda tempo no processo de elaboração, confecção e execução sendo este um dos motivos que a dificultam a realização dos mesmos. Portanto podemos concluir nesse momento que os profissionais da educação ainda, estão despreparados para lidar com a inclusão, devendo esta ser uma questão na formação do professor, como apontam os participantes da pesquisa, outro ponto destacável dessa pesquisa é o sistema educacional, a preocupação com a quantidade de conteúdos e não a qualidade, os professores se sentem preocupados em cumprir as exigências do sistema educacional e não podem desprender tempo para outras alternativas didáticas, como jogos, filmes, atividades lúdicas que envolvam a aprendizagem, ficando presos em um mecanismo tradicional de ensino.
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