As estratégias de divulgação científica dos Institutos Agropecuários de Pesquisa do estado de São Paulo voltadas ao público rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessôa, Jéssica Dayane Nunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217722
Resumo: No presente cenário de desenvolvimento global, a divulgação do conhecimento científico revela-se como instrumento significativo para o avanço da sociedade. Nesse sentido, esta pesquisa buscou analisar como jornalistas, inseridos em assessoria de comunicação, realizam a divulgação científica voltada para o público rural e quais as principais dificuldades encontradas. O lócus de análise está circunscrito a dois Institutos Agropecuários do estado de São Paulo, sendo eles a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e as unidades paulistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Para tanto, foi preciso refletir sobre linguagem, mensagem, público-alvo e canais que alcancem o homem rural de forma eficaz. Com abordagem metodológica qualitativa, esta pesquisa realizou, primeiramente, uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e, na sequência foi realizada uma pesquisa de campo com utilização de questionários aplicados pela pesquisadora aos jornalistas dos institutos delimitados. Para à análise de dados utilizou-se o método de Análise de Conteúdo, na proposição de Bardin, e, para tanto foi utilizado o software de análise de conteúdo NVivo. Os principais resultados obtidos indicam que a existência de uma política de comunicação pode trazer maior singularidade para a comunicação dos institutos, os públicos atendidos são bastante heterogêneos, mesmo dentro das mesmas instituições; a ATER é um importante canal para a transferência de tecnologia para o campo e os maiores desafios para a comunicação se estabelecem na linguagem utilizada e, pontualmente na pandemia. Além disso, os jornalistas consideram facilidade de inserção do material produzido nestes institutos na mídia e acreditam que o próprio pesquisador é um importante aliado para a divulgação científica, estando apto, inclusive, para ele mesmo realizar a divulgação científica, que em parceria com profissionais da comunicação podem ter ainda maior impacto positivo na popularização da ciência
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Para tanto, foi preciso refletir sobre linguagem, mensagem, público-alvo e canais que alcancem o homem rural de forma eficaz. Com abordagem metodológica qualitativa, esta pesquisa realizou, primeiramente, uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e, na sequência foi realizada uma pesquisa de campo com utilização de questionários aplicados pela pesquisadora aos jornalistas dos institutos delimitados. Para à análise de dados utilizou-se o método de Análise de Conteúdo, na proposição de Bardin, e, para tanto foi utilizado o software de análise de conteúdo NVivo. Os principais resultados obtidos indicam que a existência de uma política de comunicação pode trazer maior singularidade para a comunicação dos institutos, os públicos atendidos são bastante heterogêneos, mesmo dentro das mesmas instituições; a ATER é um importante canal para a transferência de tecnologia para o campo e os maiores desafios para a comunicação se estabelecem na linguagem utilizada e, pontualmente na pandemia. Além disso, os jornalistas consideram facilidade de inserção do material produzido nestes institutos na mídia e acreditam que o próprio pesquisador é um importante aliado para a divulgação científica, estando apto, inclusive, para ele mesmo realizar a divulgação científica, que em parceria com profissionais da comunicação podem ter ainda maior impacto positivo na popularização da ciênciaIn the present global development scenario, the dissemination of scientific knowledge reveals itself as an essential instrument for the advancement of society. In this sense, this research sought to analyze how journalists, inserted in the press office, carry out scientific dissemination aimed at the rural public and the main difficulties encountered. The locus of analysis is limited to two Agricultural Institutes in the state of São Paulo, namely the Paulista Agency for Agribusiness Technology (APTA) and the São Paulo units of the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa). Therefore, it was necessary to reflect on language, message, target audience, and channels that reach rural people effectively. With a qualitative methodological approach, this research carried out, firstly, a Systematic Literature Review (RSL) and, subsequently, a field research was carried out using questionnaires applied by the researcher to journalists from the delimited institutes. For data analysis, the Content Analysis method was used, as Bardin proposed; for that, the NVivo content analysis software was used. The main results obtained indicate that the existence of a communication policy can bring more remarkable singularity to the communication of the institutes, the publics served are pretty heterogeneous, even within the same institutions; ATER is an essential channel for the transfer of technology to the countryside and the biggest challenges for communication are established in the language used and, occasionally, in the pandemic. In addition, journalists consider it easy to insert the material produced in these institutes in the media and believe the researcher himself is an essential ally for scientific dissemination, being able even to carry out scientific dissemination himself, which in partnership with professionals from the communication can have an even more significant positive impact on the popularization of science.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bernardo, Cristiane Hengler CorrêaMachado, João Guilherme de Camargo FerrazSant'Ana, Ricardo César GonçalvesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pessôa, Jéssica Dayane Nunes2022-04-08T20:25:15Z2022-04-08T20:25:15Z2022-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21772233004188001P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T14:59:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217722Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:53:25.999078Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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