Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Vagner Matias do [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92261
Resumo: Ao partilhar teorizações junto à Linha de Pesquisa “Processos Formativos, Diferença e Valores”, objetivamos refletir sobre as potencialidades da utilização do discurso audiovisual como ferramenta pedagógica que possibilite inserir debates acerca dos processos de construção cultural das identidades de gêneros e sexuais dos sujeitos, junto aos espaços escolares. Inspirados nos Estudos Culturais em sua vertente pósestruturalista analisamos o filme governamental intitulado “Pra que time ele joga?” para demonstrar em que medida um trabalho com imagens e sons poderia ser inserido em intervenções educativas comprometidas com uma educação sexual problematizadora. A pesquisa de caráter histórico-sociológica foi adotada como método de trabalho e o filme selecionado foi analisado com base na técnica desconstrutiva proposta por Jacques Derrida. As categorias temáticas elaboradas para a análise possibilitaram o emprego da desconstrução visando desestabilizar a perspectiva que constrói representações sobre gêneros e sexualidades a partir de discursos que instituem o sexo biológico como fundante de uma identidade...
id UNSP_956052178884c9ac9f09e3e565ff9eef
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92261
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolarEducaçãoEducação sexualSexualitySexual differencesSexual EducationAudiovisual MaterialsDeconstructionAo partilhar teorizações junto à Linha de Pesquisa “Processos Formativos, Diferença e Valores”, objetivamos refletir sobre as potencialidades da utilização do discurso audiovisual como ferramenta pedagógica que possibilite inserir debates acerca dos processos de construção cultural das identidades de gêneros e sexuais dos sujeitos, junto aos espaços escolares. Inspirados nos Estudos Culturais em sua vertente pósestruturalista analisamos o filme governamental intitulado “Pra que time ele joga?” para demonstrar em que medida um trabalho com imagens e sons poderia ser inserido em intervenções educativas comprometidas com uma educação sexual problematizadora. A pesquisa de caráter histórico-sociológica foi adotada como método de trabalho e o filme selecionado foi analisado com base na técnica desconstrutiva proposta por Jacques Derrida. As categorias temáticas elaboradas para a análise possibilitaram o emprego da desconstrução visando desestabilizar a perspectiva que constrói representações sobre gêneros e sexualidades a partir de discursos que instituem o sexo biológico como fundante de uma identidade...Combining some theories with the Research Line “Formative Process, Difference and Values”, our goal is to reflect about the potentials of using the audiovisual system in the school environment as a tool for teaching method that opens a possibility for debates about the cultural constructions process of the genders and sexual identities of people. We analyzed the short movie called “What team do you play?” inspiring in the Cultural Studies of the post-structural way to show that it is good to use images and sounds to educate sexuality issues. The historic-sociology research was adopted as a method and the selected movie was analyzed on a deconstruction technical base by Jacques Derrida. The themes categories were elaborated to analyze the material making it possible to use deconstructions, the goal was to change the perspective that constructs representations about genders and sexuality using a speech that makes the biologic sex as a foundation of an identity... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Arilda Inês Miranda [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prado, Vagner Matias do [UNESP]2014-06-11T19:25:38Z2014-06-11T19:25:38Z2010-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis155 f. : il.application/pdfPRADO, Vagner Matias do. Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar. 2010. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/92261000614608prado_vm_me_prud.pdf33004129044P60145582434192657Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92261Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:35:05.573821Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar
title Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar
spellingShingle Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar
Prado, Vagner Matias do [UNESP]
Educação
Educação sexual
Sexuality
Sexual differences
Sexual Education
Audiovisual Materials
Deconstruction
title_short Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar
title_full Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar
title_fullStr Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar
title_full_unstemmed Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar
title_sort Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar
author Prado, Vagner Matias do [UNESP]
author_facet Prado, Vagner Matias do [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Arilda Inês Miranda [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Vagner Matias do [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação sexual
Sexuality
Sexual differences
Sexual Education
Audiovisual Materials
Deconstruction
topic Educação
Educação sexual
Sexuality
Sexual differences
Sexual Education
Audiovisual Materials
Deconstruction
description Ao partilhar teorizações junto à Linha de Pesquisa “Processos Formativos, Diferença e Valores”, objetivamos refletir sobre as potencialidades da utilização do discurso audiovisual como ferramenta pedagógica que possibilite inserir debates acerca dos processos de construção cultural das identidades de gêneros e sexuais dos sujeitos, junto aos espaços escolares. Inspirados nos Estudos Culturais em sua vertente pósestruturalista analisamos o filme governamental intitulado “Pra que time ele joga?” para demonstrar em que medida um trabalho com imagens e sons poderia ser inserido em intervenções educativas comprometidas com uma educação sexual problematizadora. A pesquisa de caráter histórico-sociológica foi adotada como método de trabalho e o filme selecionado foi analisado com base na técnica desconstrutiva proposta por Jacques Derrida. As categorias temáticas elaboradas para a análise possibilitaram o emprego da desconstrução visando desestabilizar a perspectiva que constrói representações sobre gêneros e sexualidades a partir de discursos que instituem o sexo biológico como fundante de uma identidade...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-04
2014-06-11T19:25:38Z
2014-06-11T19:25:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PRADO, Vagner Matias do. Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar. 2010. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/92261
000614608
prado_vm_me_prud.pdf
33004129044P6
0145582434192657
identifier_str_mv PRADO, Vagner Matias do. Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar. 2010. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.
000614608
prado_vm_me_prud.pdf
33004129044P6
0145582434192657
url http://hdl.handle.net/11449/92261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 155 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129532600778752