Políticas públicas de educação para povos indígenas no Brasil: transformações conceituais e legais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchetti, Cristiane Teixeira Bazilio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216119
Resumo: Considerando que os povos indígenas do Brasil, desde o início de suas relações sociais com os não-indígenas, foram perdendo parte significativa de sua identidade originária, por meio de processos violentos (para além da violência física, a cultural sobre sua essência e a estrutural sobre os seus direitos e políticas públicas), e considerando a importância dos processos de produção de conhecimento escolar na articulação complexa de saberes, a presente dissertação de mestrado traz um estudo acerca das políticas públicas de educação indígena no Brasil, em seu percurso histórico e legal. A pesquisa está situada no contexto da vida rural no qual a maioria das aldeias indígenas brasileiras estão instaladas. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa está em descrever as transformações do processo histórico de produção das atuais políticas públicas de educação indígena no Brasil, desde os primórdios da colonização europeia à Constituição Federal de 1988, que se tornou o marco principal das políticas públicas que hoje existem.
id UNSP_9763f79bf3c494987eb50c73ab1a9a2c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216119
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Políticas públicas de educação para povos indígenas no Brasil: transformações conceituais e legaisPublic education policies for indigenous peoples in Brazil: conceptual and legal transformationsEscolas indígenasPublic PoliciesPolíticas públicasConsiderando que os povos indígenas do Brasil, desde o início de suas relações sociais com os não-indígenas, foram perdendo parte significativa de sua identidade originária, por meio de processos violentos (para além da violência física, a cultural sobre sua essência e a estrutural sobre os seus direitos e políticas públicas), e considerando a importância dos processos de produção de conhecimento escolar na articulação complexa de saberes, a presente dissertação de mestrado traz um estudo acerca das políticas públicas de educação indígena no Brasil, em seu percurso histórico e legal. A pesquisa está situada no contexto da vida rural no qual a maioria das aldeias indígenas brasileiras estão instaladas. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa está em descrever as transformações do processo histórico de produção das atuais políticas públicas de educação indígena no Brasil, desde os primórdios da colonização europeia à Constituição Federal de 1988, que se tornou o marco principal das políticas públicas que hoje existem.Considering that the indigenous peoples of Brazil, since the beginning of their social relations with non-indigenous peoples, were losing a significant part of their original identity, through violent processes (in addition to physical violence, cultural about its essence and structural about their rights and public policies), and considering the importance of processes of production of school knowledge in the complex articulation of knowledge, this master's thesis brings a study about the public policies of indigenous education in Brazil, in its historical and legal course. The research is situated in the context of rural life in which most brazilian indigenous villages are installed. In this sense, the main objective of this research is to describe the transformations of the historical process of production of current public policies of indigenous education in Brazil, from the beginnings of European colonization to the Federal Constitution of 1988, which became the main landmark of public policies that exist today. Thus, we sought to build a response to the central problem that is circumscribed in "how did the transformations of the historical process of production of the current public policies of indigenous education in Brazil take place?" The methodological proposal was based on a descriptive research, under a qualitative approach, within a historiographical perspective, establishing itself on the techniques of bibliographic exploration and documentary exploration, taken as complementary to a good study on the subject and its transformations. The transformations of the historical process of production of current public policies took place in a slow and painful process. The legislation snaging indigenous school education was gradually developed thanks to the greater prominence of the Amerindian peoples themselves, but these laws are still following their course and the right to a differentiated education is gradually won through many subsequent struggles and legislations. This research can be used as a basis in the perspective in which it will sustain other scientific works that can be carried out with theoretical-empirical methodological wingspan, corroborating for improvements in this process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88887.487417/2020-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Nelson Russo deRodrigueiro, Mariana Matulovic da SilvaLourenzani, Ana Elisa Bressan SmithUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marchetti, Cristiane Teixeira Bazilio2022-01-27T14:37:38Z2022-01-27T14:37:38Z2021-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21611933004188001P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-16T06:09:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216119Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-16T06:09:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de educação para povos indígenas no Brasil: transformações conceituais e legais
Public education policies for indigenous peoples in Brazil: conceptual and legal transformations
title Políticas públicas de educação para povos indígenas no Brasil: transformações conceituais e legais
spellingShingle Políticas públicas de educação para povos indígenas no Brasil: transformações conceituais e legais
Marchetti, Cristiane Teixeira Bazilio
Escolas indígenas
Public Policies
Políticas públicas
title_short Políticas públicas de educação para povos indígenas no Brasil: transformações conceituais e legais
title_full Políticas públicas de educação para povos indígenas no Brasil: transformações conceituais e legais
title_fullStr Políticas públicas de educação para povos indígenas no Brasil: transformações conceituais e legais
title_full_unstemmed Políticas públicas de educação para povos indígenas no Brasil: transformações conceituais e legais
title_sort Políticas públicas de educação para povos indígenas no Brasil: transformações conceituais e legais
author Marchetti, Cristiane Teixeira Bazilio
author_facet Marchetti, Cristiane Teixeira Bazilio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Nelson Russo de
Rodrigueiro, Mariana Matulovic da Silva
Lourenzani, Ana Elisa Bressan Smith
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchetti, Cristiane Teixeira Bazilio
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas indígenas
Public Policies
Políticas públicas
topic Escolas indígenas
Public Policies
Políticas públicas
description Considerando que os povos indígenas do Brasil, desde o início de suas relações sociais com os não-indígenas, foram perdendo parte significativa de sua identidade originária, por meio de processos violentos (para além da violência física, a cultural sobre sua essência e a estrutural sobre os seus direitos e políticas públicas), e considerando a importância dos processos de produção de conhecimento escolar na articulação complexa de saberes, a presente dissertação de mestrado traz um estudo acerca das políticas públicas de educação indígena no Brasil, em seu percurso histórico e legal. A pesquisa está situada no contexto da vida rural no qual a maioria das aldeias indígenas brasileiras estão instaladas. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa está em descrever as transformações do processo histórico de produção das atuais políticas públicas de educação indígena no Brasil, desde os primórdios da colonização europeia à Constituição Federal de 1988, que se tornou o marco principal das políticas públicas que hoje existem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-28
2022-01-27T14:37:38Z
2022-01-27T14:37:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216119
33004188001P8
url http://hdl.handle.net/11449/216119
identifier_str_mv 33004188001P8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792961569833877504