Cultura organizacional e sua influência no compartilhamento de conhecimento: o caso Toyota Brasil e China

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacho, Alessandro José
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216851
Resumo: O presente estudo replica o protocolo de Ding et al. (2017) e tem por objetivo analisar fatores de motivação psicológica (relacionamento pessoal, recompensa e autoestima) e culturais que influenciam o compartilhamento de conhecimento dos gestores industriais em montadoras da Toyota no (4) Brasil e na (1) China. Foi aplicado questionário a 121 gestores (supervisores, gerentes e diretores) da Toyota, e os dados foram tratados por estatística descritiva e correlação. A análise dos resultados da estatística descritiva indica que os gestores brasileiros e chineses têm julgamento semelhante para os constructos Relacionamento recíproco antecipado, Senso de autoestima e Orientação Guanxi. Existe correlação significativa e positiva na comparação dos resultados das respostas do Brasil e da China entre Relacionamento recíproco antecipado, Senso de autoestima e Intenção de compartilhamento do conhecimento, bem como entre Intenção de compartilhamento do conhecimento e Orientação Guanxi e, também, Face saving e Face gaining. A pesquisa permite avançar sobre oportunidades de pesquisa acerca do entendimento de como esses fatores influenciam o processo de compartilhamento do conhecimento nas organizações, contribuindo para criar um contexto favorável que permite apoiar tomadores de decisão sobre gestão de conhecimento entre os funcionários dentro de boas práticas da Toyota.
id UNSP_9954a6328d8816b85a08ef94a50ca96a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216851
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cultura organizacional e sua influência no compartilhamento de conhecimento: o caso Toyota Brasil e ChinaOrganizational culture and the influence on knowledge sharing: the Toyota Brazil and China caseCompartilhamento do Conhecimento.Cultura OrganizacionalGestão do ConhecimentoBrasilChinaToyota (Automóveis)Knowledge SharingOrganizational cultureKnowledge managementBrazilO presente estudo replica o protocolo de Ding et al. (2017) e tem por objetivo analisar fatores de motivação psicológica (relacionamento pessoal, recompensa e autoestima) e culturais que influenciam o compartilhamento de conhecimento dos gestores industriais em montadoras da Toyota no (4) Brasil e na (1) China. Foi aplicado questionário a 121 gestores (supervisores, gerentes e diretores) da Toyota, e os dados foram tratados por estatística descritiva e correlação. A análise dos resultados da estatística descritiva indica que os gestores brasileiros e chineses têm julgamento semelhante para os constructos Relacionamento recíproco antecipado, Senso de autoestima e Orientação Guanxi. Existe correlação significativa e positiva na comparação dos resultados das respostas do Brasil e da China entre Relacionamento recíproco antecipado, Senso de autoestima e Intenção de compartilhamento do conhecimento, bem como entre Intenção de compartilhamento do conhecimento e Orientação Guanxi e, também, Face saving e Face gaining. A pesquisa permite avançar sobre oportunidades de pesquisa acerca do entendimento de como esses fatores influenciam o processo de compartilhamento do conhecimento nas organizações, contribuindo para criar um contexto favorável que permite apoiar tomadores de decisão sobre gestão de conhecimento entre os funcionários dentro de boas práticas da Toyota.This paper reply to the Ding et al. (2017)’s protocol and has the objective to analyze psychological motivation factors (anticipated extrinsic rewards; Anticipated reciprocal relationships; sense of self-worth) Investigating how theses psychological motivations influence employees’ knowledge sharing intention, and how such effects are moderated by Cultural factors can influence the industrial managers that works at Toyota in Brazil (4 different factories and 1 Chinese Toyota factory).A questionnaire survey was conducted in China and Brazil to test the research model. This survey chose 121 industrial managers, who work full time in a variety of differently functions inside Chinese and Brazilian Toyota. The results were treated by descriptive statistics and correlation and the results suggested that anticipated reciprocal relationship, knowledge sharing intention and sense of self-worth have convergency among both countries, instead Face saving, face gaining and Guanxi orientation and anticipated extrinsic rewards diverges on it. The research allows advancing on research opportunities regarding the understanding of how these factors influence the knowledge sharing process in organizations, contributing to create a favorable context that allows supporting decision makers on knowledge management among employees within Toyota's good practices.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muniz Junior, Jorge [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sacho, Alessandro José2022-02-21T20:13:24Z2022-02-21T20:13:24Z2021-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21685133004080052P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T12:52:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216851Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:56:08.409424Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura organizacional e sua influência no compartilhamento de conhecimento: o caso Toyota Brasil e China
Organizational culture and the influence on knowledge sharing: the Toyota Brazil and China case
title Cultura organizacional e sua influência no compartilhamento de conhecimento: o caso Toyota Brasil e China
spellingShingle Cultura organizacional e sua influência no compartilhamento de conhecimento: o caso Toyota Brasil e China
Sacho, Alessandro José
Compartilhamento do Conhecimento.
Cultura Organizacional
Gestão do Conhecimento
Brasil
China
Toyota (Automóveis)
Knowledge Sharing
Organizational culture
Knowledge management
Brazil
title_short Cultura organizacional e sua influência no compartilhamento de conhecimento: o caso Toyota Brasil e China
title_full Cultura organizacional e sua influência no compartilhamento de conhecimento: o caso Toyota Brasil e China
title_fullStr Cultura organizacional e sua influência no compartilhamento de conhecimento: o caso Toyota Brasil e China
title_full_unstemmed Cultura organizacional e sua influência no compartilhamento de conhecimento: o caso Toyota Brasil e China
title_sort Cultura organizacional e sua influência no compartilhamento de conhecimento: o caso Toyota Brasil e China
author Sacho, Alessandro José
author_facet Sacho, Alessandro José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muniz Junior, Jorge [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacho, Alessandro José
dc.subject.por.fl_str_mv Compartilhamento do Conhecimento.
Cultura Organizacional
Gestão do Conhecimento
Brasil
China
Toyota (Automóveis)
Knowledge Sharing
Organizational culture
Knowledge management
Brazil
topic Compartilhamento do Conhecimento.
Cultura Organizacional
Gestão do Conhecimento
Brasil
China
Toyota (Automóveis)
Knowledge Sharing
Organizational culture
Knowledge management
Brazil
description O presente estudo replica o protocolo de Ding et al. (2017) e tem por objetivo analisar fatores de motivação psicológica (relacionamento pessoal, recompensa e autoestima) e culturais que influenciam o compartilhamento de conhecimento dos gestores industriais em montadoras da Toyota no (4) Brasil e na (1) China. Foi aplicado questionário a 121 gestores (supervisores, gerentes e diretores) da Toyota, e os dados foram tratados por estatística descritiva e correlação. A análise dos resultados da estatística descritiva indica que os gestores brasileiros e chineses têm julgamento semelhante para os constructos Relacionamento recíproco antecipado, Senso de autoestima e Orientação Guanxi. Existe correlação significativa e positiva na comparação dos resultados das respostas do Brasil e da China entre Relacionamento recíproco antecipado, Senso de autoestima e Intenção de compartilhamento do conhecimento, bem como entre Intenção de compartilhamento do conhecimento e Orientação Guanxi e, também, Face saving e Face gaining. A pesquisa permite avançar sobre oportunidades de pesquisa acerca do entendimento de como esses fatores influenciam o processo de compartilhamento do conhecimento nas organizações, contribuindo para criar um contexto favorável que permite apoiar tomadores de decisão sobre gestão de conhecimento entre os funcionários dentro de boas práticas da Toyota.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14
2022-02-21T20:13:24Z
2022-02-21T20:13:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216851
33004080052P0
url http://hdl.handle.net/11449/216851
identifier_str_mv 33004080052P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129375085789184