Projeto gráfico: (G)old MTV Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thaílla Nunes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255970
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo desenvolver o projeto gráfico editorial do livro reportagem “(G)old MTV Brasil” sobre os 23 anos da MTV Brasil - um canal segmentado para o jovem. Demonstra como a diagramação do livro auxilia na experiência de leitura, tenta trazer a identidade visual da emissora para o veículo impresso e resgatar a importância das inovações do canal para a televisão brasileira. A história da MTV trouxe uma nova forma de fazer TV para o Brasil através da segmentação, inédita no país. Além disso, ela teve um grande impacto em toda uma geração de jovens adultos que acompanhou o canal durante toda a adolescência, lançando tendências e instigando um pensamento crítico sobre temas pertinentes para um público com sede de conteúdo direcionado exclusivamente para ele. Com esse projeto pretende-se fazer um breve levantamento sobre a história da emissora incluindo seus principais elementos gráficos, sua identidade visual e quais são as influências do pós-modernismo que estão relacionadas com ela. Pesquisar sobre quais elementos compõem um bom projeto gráfico editorial e como ele deve ser propriamente desenvolvido e acompanhar como ocorreu o desenvolvimento do produto final do livro, acompanhando todas as suas etapas. Por fim, chega-se à conclusão de como os elementos gráficos bem desenvolvidos influenciam no desenvolvimento do projeto tornando-o visualmente atraente, sem prejudicar sua clareza, e como é possível conectar duas mídias distintas, a televisão e o meio impresso, para resgatar o sentimento nostálgico relacionado a elementos modernos, cativando a atenção do jovem leitor.
id UNSP_9a046ed2601220a8443a27cbed39d2e4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255970
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Projeto gráfico: (G)old MTV BrasilGraphic design (G)old MTV BrasilDesign gráficoProjeto gráficoMTVGraphic designGraphic projectEssa pesquisa tem como objetivo desenvolver o projeto gráfico editorial do livro reportagem “(G)old MTV Brasil” sobre os 23 anos da MTV Brasil - um canal segmentado para o jovem. Demonstra como a diagramação do livro auxilia na experiência de leitura, tenta trazer a identidade visual da emissora para o veículo impresso e resgatar a importância das inovações do canal para a televisão brasileira. A história da MTV trouxe uma nova forma de fazer TV para o Brasil através da segmentação, inédita no país. Além disso, ela teve um grande impacto em toda uma geração de jovens adultos que acompanhou o canal durante toda a adolescência, lançando tendências e instigando um pensamento crítico sobre temas pertinentes para um público com sede de conteúdo direcionado exclusivamente para ele. Com esse projeto pretende-se fazer um breve levantamento sobre a história da emissora incluindo seus principais elementos gráficos, sua identidade visual e quais são as influências do pós-modernismo que estão relacionadas com ela. Pesquisar sobre quais elementos compõem um bom projeto gráfico editorial e como ele deve ser propriamente desenvolvido e acompanhar como ocorreu o desenvolvimento do produto final do livro, acompanhando todas as suas etapas. Por fim, chega-se à conclusão de como os elementos gráficos bem desenvolvidos influenciam no desenvolvimento do projeto tornando-o visualmente atraente, sem prejudicar sua clareza, e como é possível conectar duas mídias distintas, a televisão e o meio impresso, para resgatar o sentimento nostálgico relacionado a elementos modernos, cativando a atenção do jovem leitor.This research aims to develop the editorial graphic project of the book report “(G)old MTV Brasil” about the 23 years of MTV Brasil - a channel targeted at young people. It demonstrates how the book's layout helps the reading experience, tries to bring the broadcaster's visual identity to the printed vehicle and rescues the importance of the channel's innovations for Brazilian television. The history of MTV brought a new way of making TV to Brazil through segmentation, unprecedented in the country. Furthermore, it had a great impact on an entire generation of young adults who followed the channel throughout their adolescence, launching trends and instigating critical thinking on pertinent topics for an audience thirsty for content aimed exclusively at them. This project aims to make a brief survey of the station's history, including its main graphic elements, its visual identity and what are the influences of postmodernism that are related to it. Research what elements make up a good editorial graphic project and how it should be properly developed and monitor how the book's final product was developed, following all its stages. Finally, we come to the conclusion of how well-developed graphic elements influence the development of the project, making it visually attractive, without compromising its clarity, and how it is possible to connect two distinct media, television and print, to rescue the nostalgic feeling related to modern elements, captivating the attention of the young reader.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Domiciano, Cássia Letícia Carrara [UNESP]Oliveira, Thaílla Nunes de2024-06-13T14:41:56Z2024-06-13T14:41:56Z2019-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Thaílla Nunes de. Projeto gráfico: (G)old MTV Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Design Gráfico) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2019.https://hdl.handle.net/11449/255970porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-14T06:00:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255970Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:53:02.998969Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto gráfico: (G)old MTV Brasil
Graphic design (G)old MTV Brasil
title Projeto gráfico: (G)old MTV Brasil
spellingShingle Projeto gráfico: (G)old MTV Brasil
Oliveira, Thaílla Nunes de
Design gráfico
Projeto gráfico
MTV
Graphic design
Graphic project
title_short Projeto gráfico: (G)old MTV Brasil
title_full Projeto gráfico: (G)old MTV Brasil
title_fullStr Projeto gráfico: (G)old MTV Brasil
title_full_unstemmed Projeto gráfico: (G)old MTV Brasil
title_sort Projeto gráfico: (G)old MTV Brasil
author Oliveira, Thaílla Nunes de
author_facet Oliveira, Thaílla Nunes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domiciano, Cássia Letícia Carrara [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thaílla Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Projeto gráfico
MTV
Graphic design
Graphic project
topic Design gráfico
Projeto gráfico
MTV
Graphic design
Graphic project
description Essa pesquisa tem como objetivo desenvolver o projeto gráfico editorial do livro reportagem “(G)old MTV Brasil” sobre os 23 anos da MTV Brasil - um canal segmentado para o jovem. Demonstra como a diagramação do livro auxilia na experiência de leitura, tenta trazer a identidade visual da emissora para o veículo impresso e resgatar a importância das inovações do canal para a televisão brasileira. A história da MTV trouxe uma nova forma de fazer TV para o Brasil através da segmentação, inédita no país. Além disso, ela teve um grande impacto em toda uma geração de jovens adultos que acompanhou o canal durante toda a adolescência, lançando tendências e instigando um pensamento crítico sobre temas pertinentes para um público com sede de conteúdo direcionado exclusivamente para ele. Com esse projeto pretende-se fazer um breve levantamento sobre a história da emissora incluindo seus principais elementos gráficos, sua identidade visual e quais são as influências do pós-modernismo que estão relacionadas com ela. Pesquisar sobre quais elementos compõem um bom projeto gráfico editorial e como ele deve ser propriamente desenvolvido e acompanhar como ocorreu o desenvolvimento do produto final do livro, acompanhando todas as suas etapas. Por fim, chega-se à conclusão de como os elementos gráficos bem desenvolvidos influenciam no desenvolvimento do projeto tornando-o visualmente atraente, sem prejudicar sua clareza, e como é possível conectar duas mídias distintas, a televisão e o meio impresso, para resgatar o sentimento nostálgico relacionado a elementos modernos, cativando a atenção do jovem leitor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-26
2024-06-13T14:41:56Z
2024-06-13T14:41:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Thaílla Nunes de. Projeto gráfico: (G)old MTV Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Design Gráfico) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2019.
https://hdl.handle.net/11449/255970
identifier_str_mv OLIVEIRA, Thaílla Nunes de. Projeto gráfico: (G)old MTV Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Design Gráfico) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2019.
url https://hdl.handle.net/11449/255970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128286286413824