A biologia em obras infantis de Monteiro Lobato: modulações literárias, científicas e culturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000300007 http://hdl.handle.net/11449/26471 |
Resumo: | A tessitura deste trabalho abarca os traços da Biologia presentes em duas obras infanto-juvenis de Monteiro Lobato. Os entendimentos acerca dos traços biológicos como evolução, seleção natural, tamanho, classificação e organização natural se hibridizam, mesclam-se a outros discursos e significados e apontam relações e significações que se dão entre os espaços - diferenças - dos múltiplos conhecimentos. Ao reconhecer que a Biologia participa dessa Literatura, construiu-se um olhar para seus significados que são (re)criados em relação às diferenças, não funcionando como decalque, cópia de um campo cultural único ou suposto como original. Ao migrar para o texto, os significados culturais desses traços biológicos expandem o campo da escritura por uma interrupção e um espaçamento. Investigaram-se as relações de diferenças que se estabelecem entre Literatura e Biologia, e a intensidade das narrativas que trazem traços de crenças, valores, interesses políticos no discurso científico, e que são arrastados para a Literatura, num trajeto híbrido e nômade. |
id |
UNSP_9a56cc717c00b4ef0de5c24366ad5f01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26471 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A biologia em obras infantis de Monteiro Lobato: modulações literárias, científicas e culturaisThe Biology into monteiro lobato's child and teenage literature: literary, scientific and cultural modulationsBiologiaLiteraturaTraços biológicosMonteiro LobatoBiologyLiteratureBiological tracesMonteiro LobatoA tessitura deste trabalho abarca os traços da Biologia presentes em duas obras infanto-juvenis de Monteiro Lobato. Os entendimentos acerca dos traços biológicos como evolução, seleção natural, tamanho, classificação e organização natural se hibridizam, mesclam-se a outros discursos e significados e apontam relações e significações que se dão entre os espaços - diferenças - dos múltiplos conhecimentos. Ao reconhecer que a Biologia participa dessa Literatura, construiu-se um olhar para seus significados que são (re)criados em relação às diferenças, não funcionando como decalque, cópia de um campo cultural único ou suposto como original. Ao migrar para o texto, os significados culturais desses traços biológicos expandem o campo da escritura por uma interrupção e um espaçamento. Investigaram-se as relações de diferenças que se estabelecem entre Literatura e Biologia, e a intensidade das narrativas que trazem traços de crenças, valores, interesses políticos no discurso científico, e que são arrastados para a Literatura, num trajeto híbrido e nômade.The texture of this essay encompasses the traces of Biology present in two Monteiro Lobato's child and teenage literature. The understanding about biological traces such as evolution, natural selection, size, classification and natural organization flow and mix with other themes and meanings and point out relationships and senses that occur among spaces - differences - of multiple Knowledge. Recognizing that Biology participates of this literature, we were able to construct a view into meanings that are (re) created in relation to the differences, not functioning as mere patches, copies of a unique cultural field or supposes as original. By bringing cultural meanings of these biological traces to the texts, there is an expansion in the writing by means of interruptions and spacings. One can investigate the relationships of the differentiations that are established between literature and biology and the intensity of the narrations that bring the beliefs, values and political interests in the scientific speech and that are brought into the literature in hybrid and nomad direction.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Fabiana Aparecida de [UNESP]2014-05-20T15:07:21Z2014-05-20T15:07:21Z2008-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article467-482application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000300007Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 3, p. 467-482, 2008.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2647110.1590/S1516-73132008000300007S1516-73132008000300007S1516-73132008000300007.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T06:19:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26471Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:18:01.998515Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A biologia em obras infantis de Monteiro Lobato: modulações literárias, científicas e culturais The Biology into monteiro lobato's child and teenage literature: literary, scientific and cultural modulations |
title |
A biologia em obras infantis de Monteiro Lobato: modulações literárias, científicas e culturais |
spellingShingle |
A biologia em obras infantis de Monteiro Lobato: modulações literárias, científicas e culturais Carvalho, Fabiana Aparecida de [UNESP] Biologia Literatura Traços biológicos Monteiro Lobato Biology Literature Biological traces Monteiro Lobato |
title_short |
A biologia em obras infantis de Monteiro Lobato: modulações literárias, científicas e culturais |
title_full |
A biologia em obras infantis de Monteiro Lobato: modulações literárias, científicas e culturais |
title_fullStr |
A biologia em obras infantis de Monteiro Lobato: modulações literárias, científicas e culturais |
title_full_unstemmed |
A biologia em obras infantis de Monteiro Lobato: modulações literárias, científicas e culturais |
title_sort |
A biologia em obras infantis de Monteiro Lobato: modulações literárias, científicas e culturais |
author |
Carvalho, Fabiana Aparecida de [UNESP] |
author_facet |
Carvalho, Fabiana Aparecida de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Fabiana Aparecida de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Literatura Traços biológicos Monteiro Lobato Biology Literature Biological traces Monteiro Lobato |
topic |
Biologia Literatura Traços biológicos Monteiro Lobato Biology Literature Biological traces Monteiro Lobato |
description |
A tessitura deste trabalho abarca os traços da Biologia presentes em duas obras infanto-juvenis de Monteiro Lobato. Os entendimentos acerca dos traços biológicos como evolução, seleção natural, tamanho, classificação e organização natural se hibridizam, mesclam-se a outros discursos e significados e apontam relações e significações que se dão entre os espaços - diferenças - dos múltiplos conhecimentos. Ao reconhecer que a Biologia participa dessa Literatura, construiu-se um olhar para seus significados que são (re)criados em relação às diferenças, não funcionando como decalque, cópia de um campo cultural único ou suposto como original. Ao migrar para o texto, os significados culturais desses traços biológicos expandem o campo da escritura por uma interrupção e um espaçamento. Investigaram-se as relações de diferenças que se estabelecem entre Literatura e Biologia, e a intensidade das narrativas que trazem traços de crenças, valores, interesses políticos no discurso científico, e que são arrastados para a Literatura, num trajeto híbrido e nômade. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01 2014-05-20T15:07:21Z 2014-05-20T15:07:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000300007 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 3, p. 467-482, 2008. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26471 10.1590/S1516-73132008000300007 S1516-73132008000300007 S1516-73132008000300007.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000300007 http://hdl.handle.net/11449/26471 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 3, p. 467-482, 2008. 1516-7313 10.1590/S1516-73132008000300007 S1516-73132008000300007 S1516-73132008000300007.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
467-482 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129185587134464 |