Educação Integral X Escolas de Tempo Integral: explorando os espaços para a educação em valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alana Paula de [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191143
Resumo: A presente pesquisa de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP), teve como principal objetivo analisar como a educação integral tem se estruturado no Brasil, a partir de 2007, e no município de Presidente Prudente, a partir da implantação do Programa Cidadescola, e de que forma a educação em valores é contemplada. O delineamento metodológico do estudo se pautou na abordagem qualitativa, por meio do método da pesquisa bibliográfica e documental, realizada em fontes primárias de âmbito federal e municipal; e a pesquisa de campo, realizada em duas escolas públicas de anos iniciais do ensino fundamental do município investigado. Participaram da pesquisa crianças de 2º e 4º do Ensino Fundamental e os seguintes agentes escolares: duas diretoras e duas professoras articuladoras das unidades escolares, assim como duas gestoras do Programa Cidadescola, que atuam junto à Secretaria Municipal de Educação e são responsáveis pelo programa. Os procedimentos usados na coleta de dados na pesquisa de campo com as crianças foram: observações durante o desenvolvimento de oficinas, diário de campo e entrevistas fundamentadas no Método Clínico de Piaget (1932/1994); com os agentes escolares, foi realizada a entrevista semiestruturada. A análise dos dados se pautou numa perspectiva descritiva, interpretativa e compreensiva, com o apoio dos procedimentos sugeridos por Bardin para a análise de conteúdo, a partir de critérios retirados da literatura sobre educação em valores e educação integral. Os resultados apontaram que a educação em valores é um princípio da educação integral para a formação completa do cidadão. Nos documentos legais e normativos do país e do município, por vezes, a díade educação integral e educação em valores comparece de modo explícito ou implícito e, em outros, é completamente suprimida, por exemplo, com a proposta do Programa Novo Mais Educação. O que vemos acontecer é um esvaziamento da educação integral em seus objetivos e estrutura, isso em prol do fortalecimento de um modelo instrucional que se resume à complementação de estudos, principalmente em matemática e português, com a finalidade de obtenção de melhora nos índices de desempenho escolar. O trabalho de campo com as gestoras e professoras revelou que a proposta de ampliação da jornada escolar é recente no município, sofre descontinuidade e alteração em termos de objetivos, de estrutura e de procedimentos. Quanto à educação em valores, as participantes acreditam que o Programa favorece a sua realização por conta de diferentes oportunidades de vivências e de convivência que oferece às crianças, em diferentes espaços, dentro e fora das escolas. Nas observações das oficinas, percebemos que não há uma proposta de educação em valores, no sentido de conduzir os alunos a refletirem sobre valores e princípios morais. Para garantir o cumprimento das regras e o bom comportamento dos alunos, são utilizadas punições e premiações, bem como o medo de uma autoridade. Os resultados das entrevistas com as crianças revelaram que não parece haver diferenças nas perspectivas sociais dos juízos morais entre as crianças que frequentam apenas o ensino regular e aquelas que cumprem jornada integral, participando das oficinas do Programa Cidadescola. As diferenças, quando percebidas, ocorreram entre as crianças menores e as maiores, pois as crianças dos grupos de 4ºs anos apresentaram respostas em perspectiva social mais avançada, com adesão a valores de respeito e de solidariedade em níveis mais altos. Desse modo, consideramos que as escolas são de tempo integral e não contemplam a educação integral em seu sentido amplo, viabilizando espaços para a educação em valores.
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O delineamento metodológico do estudo se pautou na abordagem qualitativa, por meio do método da pesquisa bibliográfica e documental, realizada em fontes primárias de âmbito federal e municipal; e a pesquisa de campo, realizada em duas escolas públicas de anos iniciais do ensino fundamental do município investigado. Participaram da pesquisa crianças de 2º e 4º do Ensino Fundamental e os seguintes agentes escolares: duas diretoras e duas professoras articuladoras das unidades escolares, assim como duas gestoras do Programa Cidadescola, que atuam junto à Secretaria Municipal de Educação e são responsáveis pelo programa. Os procedimentos usados na coleta de dados na pesquisa de campo com as crianças foram: observações durante o desenvolvimento de oficinas, diário de campo e entrevistas fundamentadas no Método Clínico de Piaget (1932/1994); com os agentes escolares, foi realizada a entrevista semiestruturada. A análise dos dados se pautou numa perspectiva descritiva, interpretativa e compreensiva, com o apoio dos procedimentos sugeridos por Bardin para a análise de conteúdo, a partir de critérios retirados da literatura sobre educação em valores e educação integral. Os resultados apontaram que a educação em valores é um princípio da educação integral para a formação completa do cidadão. Nos documentos legais e normativos do país e do município, por vezes, a díade educação integral e educação em valores comparece de modo explícito ou implícito e, em outros, é completamente suprimida, por exemplo, com a proposta do Programa Novo Mais Educação. O que vemos acontecer é um esvaziamento da educação integral em seus objetivos e estrutura, isso em prol do fortalecimento de um modelo instrucional que se resume à complementação de estudos, principalmente em matemática e português, com a finalidade de obtenção de melhora nos índices de desempenho escolar. O trabalho de campo com as gestoras e professoras revelou que a proposta de ampliação da jornada escolar é recente no município, sofre descontinuidade e alteração em termos de objetivos, de estrutura e de procedimentos. Quanto à educação em valores, as participantes acreditam que o Programa favorece a sua realização por conta de diferentes oportunidades de vivências e de convivência que oferece às crianças, em diferentes espaços, dentro e fora das escolas. Nas observações das oficinas, percebemos que não há uma proposta de educação em valores, no sentido de conduzir os alunos a refletirem sobre valores e princípios morais. Para garantir o cumprimento das regras e o bom comportamento dos alunos, são utilizadas punições e premiações, bem como o medo de uma autoridade. Os resultados das entrevistas com as crianças revelaram que não parece haver diferenças nas perspectivas sociais dos juízos morais entre as crianças que frequentam apenas o ensino regular e aquelas que cumprem jornada integral, participando das oficinas do Programa Cidadescola. As diferenças, quando percebidas, ocorreram entre as crianças menores e as maiores, pois as crianças dos grupos de 4ºs anos apresentaram respostas em perspectiva social mais avançada, com adesão a valores de respeito e de solidariedade em níveis mais altos. Desse modo, consideramos que as escolas são de tempo integral e não contemplam a educação integral em seu sentido amplo, viabilizando espaços para a educação em valores.This Ph.D. research, developed at the Postgraduate Program in Education of the Faculty of Science and Technology (FCT/UNESP), aimed to analyze how integral education has been structured in Brazil from 2007, and in the municipality of Presidente Prudente from the implementation of the Cidadescola Program and in what way education in values is addressed. The qualitative approach was used as the methodological design of the study, through the method of bibliographical and documentary research, carried out in federal and municipal primary sources; and the field research, carried out in two public schools of early years of elementary school in the municipality investigated. Children from second and fourth elementary school years took part in the research as well as the following school workers: two principals, two coordinators of the schools and two directors of the Cidadescola Program who work along with the Municipal Department of Education. The procedures for data collection in the field research with the children consisted of observations during workshops, the use of the field diary and interviews based on the Clinical Method of Piaget (1932/1994) and the use of semi-structured interview which was carried out with the school workers. The analysis of the data was based on a descriptive and interpretive perspective supported by the procedures for content analysis suggested by Bardin, from criteria drawn from the literature on education in values and integral education. The results indicate that education in values is a principle of integral education for the entire formation of the citizen. In the legal and normative documents of the country and the municipality, sometimes the dyad of integral education and education in values appears explicitly or implicitly, however, occasionally it is completely excluded, such as in the Programa Novo Mais Educação (New More Education Program). It can be said that the objectives and structure of integral education have been losing their place to supplemental studies classes, mainly in Mathematics and Portuguese subjects in order to improve the index of school performance. The fieldwork with the directors and the teachers revealed that the extension of the school day is a recent proposal in the municipality and that it suffers of discontinuity and changes in its objectives, structure and procedures. The participants believe that the Program favors education in values due to children different opportunities to experience and coexist in different spaces, inside and outside the schools. In the workshops observations, we noticed that there is no proposal of education in values aiming to lead the students to reflect on values and moral principles. To ensure compliance with the rules and good behavior of the students, punishments and awards are used, as well as the fear of an authority figure. The results of the interviews with the children showed that there do not seem to be differences in the social perspectives of moral judgments between children who attend only regular education and those who study full-time, attending the workshops of the Cidadescola Program. The differences, when perceived, occurred between the youngest and the oldest children, since the children in the fourth grade groups answered the questions in a more advanced social perspective, with adherence to the values of respect and solidarity at higher levels. Therefore, we consider that the schools are full-time and that they do not contemplate integral education in its broad sense, providing spaces for education in values.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rinaldi, Renata Portela [UNESP]Menin, Maria Suzana De Stefano [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Alana Paula de [UNESP]2019-12-02T12:20:54Z2019-12-02T12:20:54Z2019-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19114300092752933004129044P6815728363378727999470313597557350000-0001-7772-6705porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:00:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191143Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:39:53.353634Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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