Sonata n.1 de Dinorá de Carvalho: aplicação de ferramentas analíticas como processo de planejamento da performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marina Figueira da [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236750
Resumo: A Sonata n.1, ‘Quedas de Iguaçú’ (1974) de Dinorá de Carvalho, é uma obra atonal para piano solo que não foi escrita numa forma sonata convencional pois está dividida em dez seções contrastantes: A, Tema B, Brilhante, Scherzo, Cadência para mão esquerda, Fuga, Dolente, A e B modificados e Coral. Devido a vários aspectos da escritura musical desta obra, como ausência parcial de barras de compasso, poucas notações de articulações e dinâmicas, vimos a necessidade de uma pesquisa que nos trouxesse mais informações de como interpretar e planejar a performance da obra. Sabendo a importância musical e histórica da compositora Dinorá de Carvalho, apesar de haver poucas pesquisas relacionadas a ela, a presente dissertação propõe uma interpretação musical da partitura da Sonata n.1 visando a performance da obra. Fundamentamos todos os procedimentos empregados nesta pesquisa com a Teoria da Formatividade de L. Pareyson, uma teoria estética de fundo hermenêutico, que foca no processo do fazer e interpretar a obra de arte: explica o processo formativo de cada uma das possíveis etapas que o artista e/ou intérprete pode passar no seu processo formativo, seja como etapa de projeção da obra formada ou como reflexão da individualidade de cada interpretação. Apresentamos o contexto histórico e musical vivido pela compositora, destacando suas mudanças de estilo, de uma escritura predominantemente nacionalista (tonal e modal) para a atonal. Elaboramos uma edição crítica fundamentada em Figueiredo (2013) e Grier (1996 e 2001) da obra devido às divergências entre as fontes consultadas. Nossa análise musical traz informações que direcionam a performance da obra, com a abordagem fundamentada por: Caplin (1998), Berry (1986) e Rosen (1988) em seu aspecto formal e fraseológico; Berry (1987), Kostka (2006) e Lester (2005) no aspecto textural; Straus (2016) e Forte (1973) nos apectos melódico e harmônico. Ainda incluímos comparações de seções da Sonata n.1 com obras anteriores da compositora. Por fim, discorremos e expomos nossas decisões performáticas por meio de texto escrito, de uma edição de performance e de uma gravação áudio visual da obra, fundamentadas por Pareyson (1993) e Gabrielson (1999).
id UNSP_9db50c467bd9026204337b45847464af
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/236750
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sonata n.1 de Dinorá de Carvalho: aplicação de ferramentas analíticas como processo de planejamento da performanceSonata n.1 by Dinorá de Carvalho: application of analytical tools as a performance planning processDinorá de CarvalhoAnálise para performanceTeoria da formatividadePlanejamento da performanceA Sonata n.1, ‘Quedas de Iguaçú’ (1974) de Dinorá de Carvalho, é uma obra atonal para piano solo que não foi escrita numa forma sonata convencional pois está dividida em dez seções contrastantes: A, Tema B, Brilhante, Scherzo, Cadência para mão esquerda, Fuga, Dolente, A e B modificados e Coral. Devido a vários aspectos da escritura musical desta obra, como ausência parcial de barras de compasso, poucas notações de articulações e dinâmicas, vimos a necessidade de uma pesquisa que nos trouxesse mais informações de como interpretar e planejar a performance da obra. Sabendo a importância musical e histórica da compositora Dinorá de Carvalho, apesar de haver poucas pesquisas relacionadas a ela, a presente dissertação propõe uma interpretação musical da partitura da Sonata n.1 visando a performance da obra. Fundamentamos todos os procedimentos empregados nesta pesquisa com a Teoria da Formatividade de L. Pareyson, uma teoria estética de fundo hermenêutico, que foca no processo do fazer e interpretar a obra de arte: explica o processo formativo de cada uma das possíveis etapas que o artista e/ou intérprete pode passar no seu processo formativo, seja como etapa de projeção da obra formada ou como reflexão da individualidade de cada interpretação. Apresentamos o contexto histórico e musical vivido pela compositora, destacando suas mudanças de estilo, de uma escritura predominantemente nacionalista (tonal e modal) para a atonal. Elaboramos uma edição crítica fundamentada em Figueiredo (2013) e Grier (1996 e 2001) da obra devido às divergências entre as fontes consultadas. Nossa análise musical traz informações que direcionam a performance da obra, com a abordagem fundamentada por: Caplin (1998), Berry (1986) e Rosen (1988) em seu aspecto formal e fraseológico; Berry (1987), Kostka (2006) e Lester (2005) no aspecto textural; Straus (2016) e Forte (1973) nos apectos melódico e harmônico. Ainda incluímos comparações de seções da Sonata n.1 com obras anteriores da compositora. Por fim, discorremos e expomos nossas decisões performáticas por meio de texto escrito, de uma edição de performance e de uma gravação áudio visual da obra, fundamentadas por Pareyson (1993) e Gabrielson (1999).Sonata n.1, 'Quedas de Iguaçú' (Iguaçu falls - 1974) by Dinorá de Carvalho, is an atonal work for solo piano that was not written in a conventional sonata form as it is divided into ten contrasting sections: A, Tema B, Brilhante, Scherzo, Cadência para mão direita, Fuga, Dolente, modified A and B and Coral. Due to several aspects of the musical scripture of this work, such as the partial absence of measure bars, few indications of articulations and dynamics, we found the need for a research that would bring us more information on how to interpret and plan the performance of the work. Being aware of the musical and historical importance of the composer Dinorá de Carvalho, despite the lack of research related to her, the present dissertation proposes a musical interpretation of the score of Sonata n.1 aiming a performance of the work. All the procedures used in this research are based on L. Pareyson's Theory of Formativity, an aesthetic theory with an hermeneutics background, which focuses on the process of making and interpreting the work of art: it explains the formative processes of each of the possible stages that the artist and / or interpreter can go through their training process, either as a stage of projection of the formed work or as a reflection of the individuality of each interpretation. We present the historical and musical contexts as lived by the composer, highlighting the changes in her style, from a predominantly nationalist (tonal and modal) to an atonal writing. We prepared a critical edition based on Figueiredo (2013) and Grier (1996 and 2001) of the work due to the differences between the consulted sources. Our musical analysis provides information that guides the performance of the work, and is supported by: Caplin (1998), Berry (1986) and Rosen (1988) in its formal and phraseological aspects; Berry (1987), Kostka (2006) and Lester (2005) in the textural aspects; Straus (2016) and Forte (1973) in the melodic and harmonic aspects. We also include comparisons of sections of Sonata n.1 with previous works by the composer. Finally, we discuss and expose our performance decisions through a written text, a performance edition and an audio-visual recording of the work, based on Pareyson (1993) and Gabrielson (1999).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Arthur Rinaldi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Marina Figueira da [UNESP]2022-09-28T15:08:20Z2022-09-28T15:08:20Z2022-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23675033004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-01T06:18:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236750Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:14:51.608890Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sonata n.1 de Dinorá de Carvalho: aplicação de ferramentas analíticas como processo de planejamento da performance
Sonata n.1 by Dinorá de Carvalho: application of analytical tools as a performance planning process
title Sonata n.1 de Dinorá de Carvalho: aplicação de ferramentas analíticas como processo de planejamento da performance
spellingShingle Sonata n.1 de Dinorá de Carvalho: aplicação de ferramentas analíticas como processo de planejamento da performance
Rocha, Marina Figueira da [UNESP]
Dinorá de Carvalho
Análise para performance
Teoria da formatividade
Planejamento da performance
title_short Sonata n.1 de Dinorá de Carvalho: aplicação de ferramentas analíticas como processo de planejamento da performance
title_full Sonata n.1 de Dinorá de Carvalho: aplicação de ferramentas analíticas como processo de planejamento da performance
title_fullStr Sonata n.1 de Dinorá de Carvalho: aplicação de ferramentas analíticas como processo de planejamento da performance
title_full_unstemmed Sonata n.1 de Dinorá de Carvalho: aplicação de ferramentas analíticas como processo de planejamento da performance
title_sort Sonata n.1 de Dinorá de Carvalho: aplicação de ferramentas analíticas como processo de planejamento da performance
author Rocha, Marina Figueira da [UNESP]
author_facet Rocha, Marina Figueira da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Arthur Rinaldi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marina Figueira da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Dinorá de Carvalho
Análise para performance
Teoria da formatividade
Planejamento da performance
topic Dinorá de Carvalho
Análise para performance
Teoria da formatividade
Planejamento da performance
description A Sonata n.1, ‘Quedas de Iguaçú’ (1974) de Dinorá de Carvalho, é uma obra atonal para piano solo que não foi escrita numa forma sonata convencional pois está dividida em dez seções contrastantes: A, Tema B, Brilhante, Scherzo, Cadência para mão esquerda, Fuga, Dolente, A e B modificados e Coral. Devido a vários aspectos da escritura musical desta obra, como ausência parcial de barras de compasso, poucas notações de articulações e dinâmicas, vimos a necessidade de uma pesquisa que nos trouxesse mais informações de como interpretar e planejar a performance da obra. Sabendo a importância musical e histórica da compositora Dinorá de Carvalho, apesar de haver poucas pesquisas relacionadas a ela, a presente dissertação propõe uma interpretação musical da partitura da Sonata n.1 visando a performance da obra. Fundamentamos todos os procedimentos empregados nesta pesquisa com a Teoria da Formatividade de L. Pareyson, uma teoria estética de fundo hermenêutico, que foca no processo do fazer e interpretar a obra de arte: explica o processo formativo de cada uma das possíveis etapas que o artista e/ou intérprete pode passar no seu processo formativo, seja como etapa de projeção da obra formada ou como reflexão da individualidade de cada interpretação. Apresentamos o contexto histórico e musical vivido pela compositora, destacando suas mudanças de estilo, de uma escritura predominantemente nacionalista (tonal e modal) para a atonal. Elaboramos uma edição crítica fundamentada em Figueiredo (2013) e Grier (1996 e 2001) da obra devido às divergências entre as fontes consultadas. Nossa análise musical traz informações que direcionam a performance da obra, com a abordagem fundamentada por: Caplin (1998), Berry (1986) e Rosen (1988) em seu aspecto formal e fraseológico; Berry (1987), Kostka (2006) e Lester (2005) no aspecto textural; Straus (2016) e Forte (1973) nos apectos melódico e harmônico. Ainda incluímos comparações de seções da Sonata n.1 com obras anteriores da compositora. Por fim, discorremos e expomos nossas decisões performáticas por meio de texto escrito, de uma edição de performance e de uma gravação áudio visual da obra, fundamentadas por Pareyson (1993) e Gabrielson (1999).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28T15:08:20Z
2022-09-28T15:08:20Z
2022-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/236750
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/236750
identifier_str_mv 33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129041305174016