A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Fabiani Celena [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/131829
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851740.pdf
Resumo: Este trabalho coloca em pauta os problemas de sociabilidade e convivência existentes dentro da escola em busca de algumas respostas e de uma compreensão mais aprofundada sobre os motivos pelos quais alguns alunos não se sentem acolhidos na instituição, o que os afasta da convivência social e reflete negativamente em sua aprendizagem, em sua trajetória social e em seu futuro desenvolvimento profissional. Partimos da hipótese de que o envolvimento de alunos em atividades culturais tais como cinema, música, literatura, teatro, visita a museus, etc., seja participando como ouvintes ou em oficinas, pode, através de suas várias formas, resgatar um convívio produtivo entre alunos e a instituição fazendo-os querer estar na escola, propiciando oportunidades de desenvolvimento a partir da aquisição de bens culturais, complementando a formação intelectual formal. O trabalho visa acompanhar uma turma do 6° ano de uma escola estadual de Rio Claro, participante do Projeto de Extensão Educação, Cultura e Inclusão Social e verificar os efeitos do acesso aos bens culturais no desempenho escolar, nas relações com seus pares, com seus professores e com a instituição. A pesquisa fundamentar-se-á teoricamente na Sociologia de Pierre Bourdieu e nos escritos de Juarez Dyrell sobre escola e cultura. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participante
id UNSP_9f83c9b5a8794b45c1eb9c44527af3bc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/131829
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escolaEducaçãoSociabilidadeMotivação (Psicologia)ConvivênciaCulturaRendimento escolarJuventudeEste trabalho coloca em pauta os problemas de sociabilidade e convivência existentes dentro da escola em busca de algumas respostas e de uma compreensão mais aprofundada sobre os motivos pelos quais alguns alunos não se sentem acolhidos na instituição, o que os afasta da convivência social e reflete negativamente em sua aprendizagem, em sua trajetória social e em seu futuro desenvolvimento profissional. Partimos da hipótese de que o envolvimento de alunos em atividades culturais tais como cinema, música, literatura, teatro, visita a museus, etc., seja participando como ouvintes ou em oficinas, pode, através de suas várias formas, resgatar um convívio produtivo entre alunos e a instituição fazendo-os querer estar na escola, propiciando oportunidades de desenvolvimento a partir da aquisição de bens culturais, complementando a formação intelectual formal. O trabalho visa acompanhar uma turma do 6° ano de uma escola estadual de Rio Claro, participante do Projeto de Extensão Educação, Cultura e Inclusão Social e verificar os efeitos do acesso aos bens culturais no desempenho escolar, nas relações com seus pares, com seus professores e com a instituição. A pesquisa fundamentar-se-á teoricamente na Sociologia de Pierre Bourdieu e nos escritos de Juarez Dyrell sobre escola e cultura. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participanteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Trindade, Fabiani Celena [UNESP]2015-12-10T14:07:47Z2015-12-10T14:07:47Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfTRINDADE, Fabiani Celena. A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola. 2015. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/131829000851740http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851740.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-23T06:03:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/131829Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:39:55.518184Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola
title A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola
spellingShingle A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola
Trindade, Fabiani Celena [UNESP]
Educação
Sociabilidade
Motivação (Psicologia)
Convivência
Cultura
Rendimento escolar
Juventude
title_short A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola
title_full A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola
title_fullStr A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola
title_full_unstemmed A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola
title_sort A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola
author Trindade, Fabiani Celena [UNESP]
author_facet Trindade, Fabiani Celena [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Fabiani Celena [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sociabilidade
Motivação (Psicologia)
Convivência
Cultura
Rendimento escolar
Juventude
topic Educação
Sociabilidade
Motivação (Psicologia)
Convivência
Cultura
Rendimento escolar
Juventude
description Este trabalho coloca em pauta os problemas de sociabilidade e convivência existentes dentro da escola em busca de algumas respostas e de uma compreensão mais aprofundada sobre os motivos pelos quais alguns alunos não se sentem acolhidos na instituição, o que os afasta da convivência social e reflete negativamente em sua aprendizagem, em sua trajetória social e em seu futuro desenvolvimento profissional. Partimos da hipótese de que o envolvimento de alunos em atividades culturais tais como cinema, música, literatura, teatro, visita a museus, etc., seja participando como ouvintes ou em oficinas, pode, através de suas várias formas, resgatar um convívio produtivo entre alunos e a instituição fazendo-os querer estar na escola, propiciando oportunidades de desenvolvimento a partir da aquisição de bens culturais, complementando a formação intelectual formal. O trabalho visa acompanhar uma turma do 6° ano de uma escola estadual de Rio Claro, participante do Projeto de Extensão Educação, Cultura e Inclusão Social e verificar os efeitos do acesso aos bens culturais no desempenho escolar, nas relações com seus pares, com seus professores e com a instituição. A pesquisa fundamentar-se-á teoricamente na Sociologia de Pierre Bourdieu e nos escritos de Juarez Dyrell sobre escola e cultura. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participante
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10T14:07:47Z
2015-12-10T14:07:47Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TRINDADE, Fabiani Celena. A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola. 2015. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/131829
000851740
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851740.pdf
identifier_str_mv TRINDADE, Fabiani Celena. A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola. 2015. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
000851740
url http://hdl.handle.net/11449/131829
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851740.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128547638738944