A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/131829 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851740.pdf |
Resumo: | Este trabalho coloca em pauta os problemas de sociabilidade e convivência existentes dentro da escola em busca de algumas respostas e de uma compreensão mais aprofundada sobre os motivos pelos quais alguns alunos não se sentem acolhidos na instituição, o que os afasta da convivência social e reflete negativamente em sua aprendizagem, em sua trajetória social e em seu futuro desenvolvimento profissional. Partimos da hipótese de que o envolvimento de alunos em atividades culturais tais como cinema, música, literatura, teatro, visita a museus, etc., seja participando como ouvintes ou em oficinas, pode, através de suas várias formas, resgatar um convívio produtivo entre alunos e a instituição fazendo-os querer estar na escola, propiciando oportunidades de desenvolvimento a partir da aquisição de bens culturais, complementando a formação intelectual formal. O trabalho visa acompanhar uma turma do 6° ano de uma escola estadual de Rio Claro, participante do Projeto de Extensão Educação, Cultura e Inclusão Social e verificar os efeitos do acesso aos bens culturais no desempenho escolar, nas relações com seus pares, com seus professores e com a instituição. A pesquisa fundamentar-se-á teoricamente na Sociologia de Pierre Bourdieu e nos escritos de Juarez Dyrell sobre escola e cultura. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participante |
id |
UNSP_9f83c9b5a8794b45c1eb9c44527af3bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/131829 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escolaEducaçãoSociabilidadeMotivação (Psicologia)ConvivênciaCulturaRendimento escolarJuventudeEste trabalho coloca em pauta os problemas de sociabilidade e convivência existentes dentro da escola em busca de algumas respostas e de uma compreensão mais aprofundada sobre os motivos pelos quais alguns alunos não se sentem acolhidos na instituição, o que os afasta da convivência social e reflete negativamente em sua aprendizagem, em sua trajetória social e em seu futuro desenvolvimento profissional. Partimos da hipótese de que o envolvimento de alunos em atividades culturais tais como cinema, música, literatura, teatro, visita a museus, etc., seja participando como ouvintes ou em oficinas, pode, através de suas várias formas, resgatar um convívio produtivo entre alunos e a instituição fazendo-os querer estar na escola, propiciando oportunidades de desenvolvimento a partir da aquisição de bens culturais, complementando a formação intelectual formal. O trabalho visa acompanhar uma turma do 6° ano de uma escola estadual de Rio Claro, participante do Projeto de Extensão Educação, Cultura e Inclusão Social e verificar os efeitos do acesso aos bens culturais no desempenho escolar, nas relações com seus pares, com seus professores e com a instituição. A pesquisa fundamentar-se-á teoricamente na Sociologia de Pierre Bourdieu e nos escritos de Juarez Dyrell sobre escola e cultura. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participanteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Trindade, Fabiani Celena [UNESP]2015-12-10T14:07:47Z2015-12-10T14:07:47Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfTRINDADE, Fabiani Celena. A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola. 2015. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/131829000851740http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851740.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-23T06:03:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/131829Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:39:55.518184Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola |
title |
A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola |
spellingShingle |
A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola Trindade, Fabiani Celena [UNESP] Educação Sociabilidade Motivação (Psicologia) Convivência Cultura Rendimento escolar Juventude |
title_short |
A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola |
title_full |
A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola |
title_fullStr |
A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola |
title_full_unstemmed |
A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola |
title_sort |
A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola |
author |
Trindade, Fabiani Celena [UNESP] |
author_facet |
Trindade, Fabiani Celena [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Fabiani Celena [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Sociabilidade Motivação (Psicologia) Convivência Cultura Rendimento escolar Juventude |
topic |
Educação Sociabilidade Motivação (Psicologia) Convivência Cultura Rendimento escolar Juventude |
description |
Este trabalho coloca em pauta os problemas de sociabilidade e convivência existentes dentro da escola em busca de algumas respostas e de uma compreensão mais aprofundada sobre os motivos pelos quais alguns alunos não se sentem acolhidos na instituição, o que os afasta da convivência social e reflete negativamente em sua aprendizagem, em sua trajetória social e em seu futuro desenvolvimento profissional. Partimos da hipótese de que o envolvimento de alunos em atividades culturais tais como cinema, música, literatura, teatro, visita a museus, etc., seja participando como ouvintes ou em oficinas, pode, através de suas várias formas, resgatar um convívio produtivo entre alunos e a instituição fazendo-os querer estar na escola, propiciando oportunidades de desenvolvimento a partir da aquisição de bens culturais, complementando a formação intelectual formal. O trabalho visa acompanhar uma turma do 6° ano de uma escola estadual de Rio Claro, participante do Projeto de Extensão Educação, Cultura e Inclusão Social e verificar os efeitos do acesso aos bens culturais no desempenho escolar, nas relações com seus pares, com seus professores e com a instituição. A pesquisa fundamentar-se-á teoricamente na Sociologia de Pierre Bourdieu e nos escritos de Juarez Dyrell sobre escola e cultura. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participante |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-10T14:07:47Z 2015-12-10T14:07:47Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TRINDADE, Fabiani Celena. A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola. 2015. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. http://hdl.handle.net/11449/131829 000851740 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851740.pdf |
identifier_str_mv |
TRINDADE, Fabiani Celena. A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola. 2015. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. 000851740 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/131829 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851740.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
52 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128547638738944 |