O vestuário do negro na fotografia e na pintura: Brasil, 1850-1890

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vanessa Raquel Lambert de [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86985
Resumo: O objetivo primordial dessa pesquisa é examinar a representação pictórica e fotografica do negro no Brasil. O uso da indumentária retrada serviu como refêrencia principal na observação e análise das imagens. Foram estudadas obras realizadas durante o periodo de 1850 a 1890, com ênfase naquelas que posuem conteúdo típico e recorrente. A utilização dos trajes foi considerada como um indicativo de condição social constituite da indentidade negra, idealizada por meio de uma perspectiva da população branca. Examinei as caracteristicas em comum nas imagens e a relação da indumentária associada aos papéis sociais, vinculados ás vestimentas que integram as obras. Pesquisadores lançam mão de vários tipos de material como fonte de pesquisa. Entretanto, fontes não escritas são por muitas vezes pouco creditadas, funcionando apenas como simples ilustrações e textos. Nesse caso, podem agregar novos significados aos textos que ilustram, ou perpetuar idéias racistas. Para realizar as análises das imagens, considerei a historiografica concernente ás origens da representação do negro nas artes brasileiras, à moda, à fotografia, às heranças africanas, às teorias perspectivas, às influências da Missões artísticas que viveram ao Brasil e às teorias evolucionistas vigentes durante as últimas décadas do século dezenove. Fótografos como Christiano Júnior, Militão e Victor Frond produziram inúmeras fotografias de negros que foram comercializadas aos europeus como material etnográfico e ilustração do exótico, no final do século dezenove. Pintores com Biard e Pallière destacaram o cotidiano dos negros. Negras vendedoras de frutas, amas-de-leite, negros e mestiços embranquecidos e homens executando trabalhos braçais, são exemplos de uma figuração padronizada e perpetuada, a estética da escravidão. Essas figuras constituem meu foco investigativo para a reflexão acerca da iconografia do negro.
id UNSP_a247ff1e3978176fe1c083149f3e1453
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86985
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O vestuário do negro na fotografia e na pintura: Brasil, 1850-1890Arte brasileira - 1850-1890Negros - Usos e costumes - Brasil - 1850-1890VestuarioArte - Brasil - 1850-1890Brasilian artsO objetivo primordial dessa pesquisa é examinar a representação pictórica e fotografica do negro no Brasil. O uso da indumentária retrada serviu como refêrencia principal na observação e análise das imagens. Foram estudadas obras realizadas durante o periodo de 1850 a 1890, com ênfase naquelas que posuem conteúdo típico e recorrente. A utilização dos trajes foi considerada como um indicativo de condição social constituite da indentidade negra, idealizada por meio de uma perspectiva da população branca. Examinei as caracteristicas em comum nas imagens e a relação da indumentária associada aos papéis sociais, vinculados ás vestimentas que integram as obras. Pesquisadores lançam mão de vários tipos de material como fonte de pesquisa. Entretanto, fontes não escritas são por muitas vezes pouco creditadas, funcionando apenas como simples ilustrações e textos. Nesse caso, podem agregar novos significados aos textos que ilustram, ou perpetuar idéias racistas. Para realizar as análises das imagens, considerei a historiografica concernente ás origens da representação do negro nas artes brasileiras, à moda, à fotografia, às heranças africanas, às teorias perspectivas, às influências da Missões artísticas que viveram ao Brasil e às teorias evolucionistas vigentes durante as últimas décadas do século dezenove. Fótografos como Christiano Júnior, Militão e Victor Frond produziram inúmeras fotografias de negros que foram comercializadas aos europeus como material etnográfico e ilustração do exótico, no final do século dezenove. Pintores com Biard e Pallière destacaram o cotidiano dos negros. Negras vendedoras de frutas, amas-de-leite, negros e mestiços embranquecidos e homens executando trabalhos braçais, são exemplos de uma figuração padronizada e perpetuada, a estética da escravidão. Essas figuras constituem meu foco investigativo para a reflexão acerca da iconografia do negro.The primary objective of this study is to examine the pictorial and photographic representation of the black people in Brazil. The way the costumes were worn was the basis for the observations and image analysis. The pieces studied comprehend the period from 1850 to 1890 with emphais to typical and recurrent content. The way the outfits were was considered as an indicator of the black communit identity, idealized throught the viewpoint of the white population. The common characteristics of the studied paitings and photographs, as well as the relation between the costumes and their social roles connected to the relation between the costumes and their social roles connected to the observed pieces, were examined. Researches make use of various types of materials as source of inquiry. However, pictorial sources often black credit and are seen as mere text illustrations. In the case, these images can add to the texts they depict or perpetuate racist ideas. In order to carry out the image analysis, the historiography as regards the original representation of the black brasilian population as regards art, fashion, photography, African heritrage, perceptive theories, the influence of the artistic Missions that came to Brazil and the evolutionist theory in vogue during the last decades of the nineteen-century were considered. Phootographer like Christiano Júnior, Militão and Victor Frond produced countles photographs of the people that were sold in the European market as ethographic material and ilustration of the exotic. Paintes like Biard and Palliére have singled out the bach peoples everyday life. Black womens selling fruits or breat-feeding whitened black and half-cast people, and men handling heavy work are examples of a standard everlasting representation, the slavery aesthetics. This imagery constitutes the investigative focus of this paper as regards the black people iconography.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tirapeli, Percival [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Vanessa Raquel Lambert de [UNESP]2014-06-11T19:22:30Z2014-06-11T19:22:30Z2007-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis137 f. : il.application/pdfSOUZA, Vanessa Raquel Lambert de. O vestuário do negro na fotografia e na pintura: Brasil, 1850-1890. 2007. 137 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, campus de São Paulo, 2007.http://hdl.handle.net/11449/86985000505074souza_vrl_me_ia.pdf33004013063P414236364637977950000-0001-5041-9641Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-03T06:10:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86985Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:21:05.843789Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O vestuário do negro na fotografia e na pintura: Brasil, 1850-1890
title O vestuário do negro na fotografia e na pintura: Brasil, 1850-1890
spellingShingle O vestuário do negro na fotografia e na pintura: Brasil, 1850-1890
Souza, Vanessa Raquel Lambert de [UNESP]
Arte brasileira - 1850-1890
Negros - Usos e costumes - Brasil - 1850-1890
Vestuario
Arte - Brasil - 1850-1890
Brasilian arts
title_short O vestuário do negro na fotografia e na pintura: Brasil, 1850-1890
title_full O vestuário do negro na fotografia e na pintura: Brasil, 1850-1890
title_fullStr O vestuário do negro na fotografia e na pintura: Brasil, 1850-1890
title_full_unstemmed O vestuário do negro na fotografia e na pintura: Brasil, 1850-1890
title_sort O vestuário do negro na fotografia e na pintura: Brasil, 1850-1890
author Souza, Vanessa Raquel Lambert de [UNESP]
author_facet Souza, Vanessa Raquel Lambert de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tirapeli, Percival [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vanessa Raquel Lambert de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte brasileira - 1850-1890
Negros - Usos e costumes - Brasil - 1850-1890
Vestuario
Arte - Brasil - 1850-1890
Brasilian arts
topic Arte brasileira - 1850-1890
Negros - Usos e costumes - Brasil - 1850-1890
Vestuario
Arte - Brasil - 1850-1890
Brasilian arts
description O objetivo primordial dessa pesquisa é examinar a representação pictórica e fotografica do negro no Brasil. O uso da indumentária retrada serviu como refêrencia principal na observação e análise das imagens. Foram estudadas obras realizadas durante o periodo de 1850 a 1890, com ênfase naquelas que posuem conteúdo típico e recorrente. A utilização dos trajes foi considerada como um indicativo de condição social constituite da indentidade negra, idealizada por meio de uma perspectiva da população branca. Examinei as caracteristicas em comum nas imagens e a relação da indumentária associada aos papéis sociais, vinculados ás vestimentas que integram as obras. Pesquisadores lançam mão de vários tipos de material como fonte de pesquisa. Entretanto, fontes não escritas são por muitas vezes pouco creditadas, funcionando apenas como simples ilustrações e textos. Nesse caso, podem agregar novos significados aos textos que ilustram, ou perpetuar idéias racistas. Para realizar as análises das imagens, considerei a historiografica concernente ás origens da representação do negro nas artes brasileiras, à moda, à fotografia, às heranças africanas, às teorias perspectivas, às influências da Missões artísticas que viveram ao Brasil e às teorias evolucionistas vigentes durante as últimas décadas do século dezenove. Fótografos como Christiano Júnior, Militão e Victor Frond produziram inúmeras fotografias de negros que foram comercializadas aos europeus como material etnográfico e ilustração do exótico, no final do século dezenove. Pintores com Biard e Pallière destacaram o cotidiano dos negros. Negras vendedoras de frutas, amas-de-leite, negros e mestiços embranquecidos e homens executando trabalhos braçais, são exemplos de uma figuração padronizada e perpetuada, a estética da escravidão. Essas figuras constituem meu foco investigativo para a reflexão acerca da iconografia do negro.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-24
2014-06-11T19:22:30Z
2014-06-11T19:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Vanessa Raquel Lambert de. O vestuário do negro na fotografia e na pintura: Brasil, 1850-1890. 2007. 137 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, campus de São Paulo, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/86985
000505074
souza_vrl_me_ia.pdf
33004013063P4
1423636463797795
0000-0001-5041-9641
identifier_str_mv SOUZA, Vanessa Raquel Lambert de. O vestuário do negro na fotografia e na pintura: Brasil, 1850-1890. 2007. 137 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, campus de São Paulo, 2007.
000505074
souza_vrl_me_ia.pdf
33004013063P4
1423636463797795
0000-0001-5041-9641
url http://hdl.handle.net/11449/86985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 137 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129057045348352