Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172011000400014 http://hdl.handle.net/11449/6726 |
Resumo: | Neste artigo são discutidas possibilidades de uso das relações entre a física e a pintura no Ensino Médio. A partir das propostas de ensino oficiais, que já incorporam a necessidade de rever a abordagem usual dos conceitos da física, e de propostas de outros autores que afirmam a necessidade de dar outros sentidos aos conceitos físicos, mostramos como o desenvolvimento da física e da pintura indicam aproximações, e de como estas podem contribuir para a compreensão de conceitos dessa e de outras disciplinas, bem como para a compreensão da realidade em seu sentido mais amplo. |
id |
UNSP_a3a711853ee5f02da07c1e34f91334ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/6726 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de físicaPhysics and painting: dimensions of a relation and its potential for teaching physicsfísicapinturaensino de físicaarteEnsino Médiophysicspaintingphysics teachingarthigh schoolNeste artigo são discutidas possibilidades de uso das relações entre a física e a pintura no Ensino Médio. A partir das propostas de ensino oficiais, que já incorporam a necessidade de rever a abordagem usual dos conceitos da física, e de propostas de outros autores que afirmam a necessidade de dar outros sentidos aos conceitos físicos, mostramos como o desenvolvimento da física e da pintura indicam aproximações, e de como estas podem contribuir para a compreensão de conceitos dessa e de outras disciplinas, bem como para a compreensão da realidade em seu sentido mais amplo.This article discusses possible uses of the relations between physics and painting in high school. Based on the official proposals for education, which already incorporate the need to revise the usual approach of physics concepts, and proposals of other authors who claim the need to give other meanings to physical concepts, we show how the development of physics and painting indicate rapprochements, and how they can contribute to the understanding of concepts of physics and other disciplines as well as for understanding the reality in its broadest sense.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de MateriaisUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de MateriaisUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSociedade Brasileira de FísicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Tiago Carneiro [UNESP]Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]2014-05-20T13:22:46Z2014-05-20T13:22:46Z2011-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article4314-4314application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172011000400014Revista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 33, n. 4, p. 4314-4314, 2011.1806-1117http://hdl.handle.net/11449/672610.1590/S1806-11172011000400014S1806-11172011000400014WOS:000301120700014S1806-11172011000400014.pdf734001643769824022457754827727010000-0002-6506-9530SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Ensino de Física0,202info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:43:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6726Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:38:18.669571Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física Physics and painting: dimensions of a relation and its potential for teaching physics |
title |
Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física |
spellingShingle |
Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física Gomes, Tiago Carneiro [UNESP] física pintura ensino de física arte Ensino Médio physics painting physics teaching art high school |
title_short |
Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física |
title_full |
Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física |
title_fullStr |
Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física |
title_full_unstemmed |
Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física |
title_sort |
Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física |
author |
Gomes, Tiago Carneiro [UNESP] |
author_facet |
Gomes, Tiago Carneiro [UNESP] Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP] Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP] Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Tiago Carneiro [UNESP] Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP] Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
física pintura ensino de física arte Ensino Médio physics painting physics teaching art high school |
topic |
física pintura ensino de física arte Ensino Médio physics painting physics teaching art high school |
description |
Neste artigo são discutidas possibilidades de uso das relações entre a física e a pintura no Ensino Médio. A partir das propostas de ensino oficiais, que já incorporam a necessidade de rever a abordagem usual dos conceitos da física, e de propostas de outros autores que afirmam a necessidade de dar outros sentidos aos conceitos físicos, mostramos como o desenvolvimento da física e da pintura indicam aproximações, e de como estas podem contribuir para a compreensão de conceitos dessa e de outras disciplinas, bem como para a compreensão da realidade em seu sentido mais amplo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 2014-05-20T13:22:46Z 2014-05-20T13:22:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172011000400014 Revista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 33, n. 4, p. 4314-4314, 2011. 1806-1117 http://hdl.handle.net/11449/6726 10.1590/S1806-11172011000400014 S1806-11172011000400014 WOS:000301120700014 S1806-11172011000400014.pdf 7340016437698240 2245775482772701 0000-0002-6506-9530 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172011000400014 http://hdl.handle.net/11449/6726 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 33, n. 4, p. 4314-4314, 2011. 1806-1117 10.1590/S1806-11172011000400014 S1806-11172011000400014 WOS:000301120700014 S1806-11172011000400014.pdf 7340016437698240 2245775482772701 0000-0002-6506-9530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física 0,202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
4314-4314 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128837468291072 |