As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salina, Tatiane [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/128231
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851115.pdf
Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever quais são as contribuições do Método Fônico para a alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. Serão apresentadas e explicadas duas vertentes específicas do Método Fônico, o método criado por Fernando Capovilla, chamado de Método Fônico e o criado por Renata Savastano Jardini, denominado Método das Boquinhas. Também são apresentadas atividades que foram utilizadas em um projeto de extensão universitária e que tiveram como base esses métodos, como forma de ilustrar as possibilidades que ambos fornecem aos professores para trabalhar com crianças que apresentam defasagem em seu processo de alfabetização. O trabalho será realizado mediante pesquisa bibliográfica e documental. Considera-se esse tema, bem como suas possibilidades de uso em sala de aula, relevante no contexto educacional nacional
id UNSP_a5fcacbe3cf1513e2e841bce9c07d4f9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/128231
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetizaçãoAlfabetizaçãoEnsino fundamentalLetramentoEducaçãoJogos educativosEste trabalho tem como objetivo descrever quais são as contribuições do Método Fônico para a alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. Serão apresentadas e explicadas duas vertentes específicas do Método Fônico, o método criado por Fernando Capovilla, chamado de Método Fônico e o criado por Renata Savastano Jardini, denominado Método das Boquinhas. Também são apresentadas atividades que foram utilizadas em um projeto de extensão universitária e que tiveram como base esses métodos, como forma de ilustrar as possibilidades que ambos fornecem aos professores para trabalhar com crianças que apresentam defasagem em seu processo de alfabetização. O trabalho será realizado mediante pesquisa bibliográfica e documental. Considera-se esse tema, bem como suas possibilidades de uso em sala de aula, relevante no contexto educacional nacionalUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andreia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salina, Tatiane [UNESP]2015-10-07T17:37:35Z2015-10-07T17:37:35Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48 f.application/pdfSALINA, Tatiane. As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização. 2015. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/128231000851115http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851115.pdf5060520291120371Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T06:21:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/128231Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:19:42.196134Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização
title As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização
spellingShingle As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização
Salina, Tatiane [UNESP]
Alfabetização
Ensino fundamental
Letramento
Educação
Jogos educativos
title_short As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização
title_full As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização
title_fullStr As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização
title_full_unstemmed As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização
title_sort As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização
author Salina, Tatiane [UNESP]
author_facet Salina, Tatiane [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osti, Andreia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Salina, Tatiane [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Ensino fundamental
Letramento
Educação
Jogos educativos
topic Alfabetização
Ensino fundamental
Letramento
Educação
Jogos educativos
description Este trabalho tem como objetivo descrever quais são as contribuições do Método Fônico para a alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. Serão apresentadas e explicadas duas vertentes específicas do Método Fônico, o método criado por Fernando Capovilla, chamado de Método Fônico e o criado por Renata Savastano Jardini, denominado Método das Boquinhas. Também são apresentadas atividades que foram utilizadas em um projeto de extensão universitária e que tiveram como base esses métodos, como forma de ilustrar as possibilidades que ambos fornecem aos professores para trabalhar com crianças que apresentam defasagem em seu processo de alfabetização. O trabalho será realizado mediante pesquisa bibliográfica e documental. Considera-se esse tema, bem como suas possibilidades de uso em sala de aula, relevante no contexto educacional nacional
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-07T17:37:35Z
2015-10-07T17:37:35Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALINA, Tatiane. As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização. 2015. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/128231
000851115
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851115.pdf
5060520291120371
identifier_str_mv SALINA, Tatiane. As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização. 2015. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
000851115
5060520291120371
url http://hdl.handle.net/11449/128231
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851115.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 48 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129188462329856