A articulação entre educação e trabalho produtivo na pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): a experiência do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ellen Felicio dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234640
Resumo: O MST é um movimento de massas que se organizou formalmente a partir de 1984 para lutar por acesso à terra, pela implantação da Reforma Agrária e mudanças sociais no país. Com o passar do tempo, a luta desencadeou novas demandas para o Movimento e uma delas foi a educação de seus membros. O MST criou seu sistema educacional e progressivamente implantou a Pedagogia do Movimento em suas escolas. O Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak implementa a Pedagogia do Movimento, que tem como um dos seus princípios a articulação entre educação e trabalho. Intencionando resolver ao seguinte problema de pesquisa, Em termos teórico-práticos, como o MST operacionaliza a articulação entre educação e trabalho produtivo, princípio constante em sua Pedagogia?, analisamos como ocorre a operacionalização desse princípio no âmbito do Colégio Strozak. Dessa forma, tivemos como objetivo principal verificar e analisar como o MST operacionaliza o princípio da articulação entre educação e trabalho em sua prática educacional. Os objetivos específicos foram: 1. Analisar o conceito de educação do Movimento; 2. Verificar o desenvolvimento do trabalho como princípio educativo na educação do MST; 3. Analisar o projeto político pedagógico do Colégio Strozak; e 4. Analisar a articulação entre educação e trabalho proposta pelo Colégio aos alunos. Como procedimentos metodológicos utilizamos a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa empírica. A pesquisa documental foi realizada por meio de levantamento, leitura, interpretação, discussão e análise de documentos do MST. A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio de levantamento, seleção, leitura, interpretação, discussão e análise de textos como artigos, dissertações, teses, revistas e livros publicados por autores que se debruçam sobre a temática estudada. A pesquisa empírica foi realizada por meio da observação e aplicação de entrevistas semiestruturadas, individuais e coletivas, pessoalmente e via aplicativo Google Meet. A observação foi realizada durante visita ao Colégio Strozak na Escola Itinerante Herdeiros do Saber, ambas localizadas no município de Rio Bonito do Iguaçu, interior do estado do Paraná. Concluímos que na educação o avanço teórico do MST é maior do que ele consegue realizar em sua realidade concreta, mas o fato de propor teoricamente já é um passo essencial para alcançar seus objetivos. Também concluímos que, para além do que o MST consegue realizar, a sua educação é uma estratégia, um recurso de luta e resistência, pois exerce um tensionamento constante com o poder estatal, no que diz respeito à formação de professores, ao currículo formal, às condições político-pedagógicas e à atuação que as escolas do MST exercem na realidade concreta.
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O Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak implementa a Pedagogia do Movimento, que tem como um dos seus princípios a articulação entre educação e trabalho. Intencionando resolver ao seguinte problema de pesquisa, Em termos teórico-práticos, como o MST operacionaliza a articulação entre educação e trabalho produtivo, princípio constante em sua Pedagogia?, analisamos como ocorre a operacionalização desse princípio no âmbito do Colégio Strozak. Dessa forma, tivemos como objetivo principal verificar e analisar como o MST operacionaliza o princípio da articulação entre educação e trabalho em sua prática educacional. Os objetivos específicos foram: 1. Analisar o conceito de educação do Movimento; 2. Verificar o desenvolvimento do trabalho como princípio educativo na educação do MST; 3. Analisar o projeto político pedagógico do Colégio Strozak; e 4. Analisar a articulação entre educação e trabalho proposta pelo Colégio aos alunos. Como procedimentos metodológicos utilizamos a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa empírica. A pesquisa documental foi realizada por meio de levantamento, leitura, interpretação, discussão e análise de documentos do MST. A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio de levantamento, seleção, leitura, interpretação, discussão e análise de textos como artigos, dissertações, teses, revistas e livros publicados por autores que se debruçam sobre a temática estudada. A pesquisa empírica foi realizada por meio da observação e aplicação de entrevistas semiestruturadas, individuais e coletivas, pessoalmente e via aplicativo Google Meet. A observação foi realizada durante visita ao Colégio Strozak na Escola Itinerante Herdeiros do Saber, ambas localizadas no município de Rio Bonito do Iguaçu, interior do estado do Paraná. Concluímos que na educação o avanço teórico do MST é maior do que ele consegue realizar em sua realidade concreta, mas o fato de propor teoricamente já é um passo essencial para alcançar seus objetivos. Também concluímos que, para além do que o MST consegue realizar, a sua educação é uma estratégia, um recurso de luta e resistência, pois exerce um tensionamento constante com o poder estatal, no que diz respeito à formação de professores, ao currículo formal, às condições político-pedagógicas e à atuação que as escolas do MST exercem na realidade concreta.The MST is a mass movement that was formally organized in 1984 to fight for access to land, for the implementation of Agrarian Reform and social changes in the country. Over time, the struggle triggered new demands for the Movement and one of them was the education of its members. The MST created its educational system and progressively implemented the Pedagogy of the Movement in its schools. The Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak implements the Pedagogy of the Movement, which has as one of its principles the articulation between education and work. Intending to solve the following research problem, in theoretical-practical terms, how does the MST operationalize the articulation between education and productive work, a constant principle in its Pedagogy? We analyzed how this principle is operationalized within the Strozak School. Thus, our main objective was to verify and analyze how the MST operationalizes the principle of articulation between education and work in its educational practice. The specific objectives were: 1. To analyze the Movement's concept of education; 2. Check the development of work as an educational principle in MST education; 3. Analyze the political pedagogical project of Strozak School; and 4. Analyze the articulation between education and work proposed by the School to the students. As methodological procedure, we used documental research, bibliographic research and empirical research. Documentary research was carried out by means of a survey, reading, interpretation, discussion and analysis of MST documents. The bibliographic research was done by means of a survey, selection, reading, interpretation, discussion and analysis of texts such as articles, dissertations, theses, magazines and books published by authors who focus on the subject studied. The empirical research was carried out through the observation and application of semi-structured, individual and collective interviews, in person and via Google Meet application. The observation was done during a visit to Colégio Strozak at Escola Itinerante Herdeiros do Saber, both located in the municipality of Rio Bonito do Iguaçu, in the countryside of the state of Paraná. We conclude that in education, the theoretical advance of the MST is greater than what it can achieve in its concrete reality, but the fact of just proposing theoretically is already an essential step to achieve its goals. We also concluded that, in addition to what the MST can accomplish, its education is a strategy, a resource of struggle and resistance, as it makes a constant tension with the state power, when considering teacher training, the formal curriculum, to the political-pedagogical conditions and the performance that MST schools exert in concrete reality.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dal Ri, Neusa Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Ellen Felicio dos2022-05-09T20:43:46Z2022-05-09T20:43:46Z2022-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Ellen Felicio dos. A articulação entre educação e trabalho produtivo na pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): a experiência do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/23464033004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:11:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234640Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:11:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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