Aproximações entre as comunidades científica, amadora e escolar: estudando as potencialidades de observatórios astronômicos para a educação em astronomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Langhi, Rodolfo [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Scalvi, Rosa Maria Fernandes [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://instrumento.ufjf.emnuvens.com.br/revistainstrumento/article/view/2642
http://hdl.handle.net/11449/135145
Resumo: This article considers some potential of activities developed in non-formal education in astronomy, like astronomical observatories and other related establishments. This kind of research is less explored in our country. We present, in this text, a model to study possible relations among these kinds of communities: the scientific, the amateur and the professional, applicable in astronomical observatories, in a motion against the local and punctual activities dispersion and pulverization of these establishments, and against the use of common sense to develop their activities, aiming the advancement of the astronomy education and its national research.
id UNSP_ac5113a4d47dc54b191a0592e11b471e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135145
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aproximações entre as comunidades científica, amadora e escolar: estudando as potencialidades de observatórios astronômicos para a educação em astronomiaApproaches between the scientific, amateur and school communities: studying the potential of astronomical observatories for astronomy educationAstronomy educationTeacher formationRelations among scientificAmateur and professional communitiesAstronomical observatoryScientific popularizationEducação em astronomiaFormação de professoresRelações comunidade científica/ amadora/escolarObservatório astronômicoDivulgação científicaThis article considers some potential of activities developed in non-formal education in astronomy, like astronomical observatories and other related establishments. This kind of research is less explored in our country. We present, in this text, a model to study possible relations among these kinds of communities: the scientific, the amateur and the professional, applicable in astronomical observatories, in a motion against the local and punctual activities dispersion and pulverization of these establishments, and against the use of common sense to develop their activities, aiming the advancement of the astronomy education and its national research.Este artigo considera brevemente algumas das potencialidades, ainda pouco exploradas em nosso país, referentes às atividades desenvolvidas em ambientes não escolares de ensino de astronomia, tais como os observatórios astronômicos e demais estabelecimentos relacionados. Apresentamos um modelo que aborda aproximações possíveis entre as comunidades científica, amadora e profissional, aplicáveis em observatórios astronômicos, seguindo um movimento de sentido contrário à dispersão e pulverização de esforços pontuais destes estabelecimentos e da realização de suas atividades embasadas no senso comum, visando o desenvolvimento nacional da educação em astronomia e de sua pesquisa.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Luis Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Luis Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Langhi, Rodolfo [UNESP]Scalvi, Rosa Maria Fernandes [UNESP]2016-03-02T12:59:56Z2016-03-02T12:59:56Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article67-80application/pdfhttp://instrumento.ufjf.emnuvens.com.br/revistainstrumento/article/view/2642Instrumento - Revista em estudo e pesquisa em educação, v. 15, n. 1, p. 25-38, 2013.1984-5499http://hdl.handle.net/11449/135145ISSN1984-5499-2013-15-01-25-38.pdf049260043940211574129529084669310000-0002-3291-5382Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInstrumento - Revista em estudo e pesquisa em educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T17:39:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135145Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:17:44.011123Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações entre as comunidades científica, amadora e escolar: estudando as potencialidades de observatórios astronômicos para a educação em astronomia
Approaches between the scientific, amateur and school communities: studying the potential of astronomical observatories for astronomy education
title Aproximações entre as comunidades científica, amadora e escolar: estudando as potencialidades de observatórios astronômicos para a educação em astronomia
spellingShingle Aproximações entre as comunidades científica, amadora e escolar: estudando as potencialidades de observatórios astronômicos para a educação em astronomia
Langhi, Rodolfo [UNESP]
Astronomy education
Teacher formation
Relations among scientific
Amateur and professional communities
Astronomical observatory
Scientific popularization
Educação em astronomia
Formação de professores
Relações comunidade científica/ amadora/escolar
Observatório astronômico
Divulgação científica
title_short Aproximações entre as comunidades científica, amadora e escolar: estudando as potencialidades de observatórios astronômicos para a educação em astronomia
title_full Aproximações entre as comunidades científica, amadora e escolar: estudando as potencialidades de observatórios astronômicos para a educação em astronomia
title_fullStr Aproximações entre as comunidades científica, amadora e escolar: estudando as potencialidades de observatórios astronômicos para a educação em astronomia
title_full_unstemmed Aproximações entre as comunidades científica, amadora e escolar: estudando as potencialidades de observatórios astronômicos para a educação em astronomia
title_sort Aproximações entre as comunidades científica, amadora e escolar: estudando as potencialidades de observatórios astronômicos para a educação em astronomia
author Langhi, Rodolfo [UNESP]
author_facet Langhi, Rodolfo [UNESP]
Scalvi, Rosa Maria Fernandes [UNESP]
author_role author
author2 Scalvi, Rosa Maria Fernandes [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Langhi, Rodolfo [UNESP]
Scalvi, Rosa Maria Fernandes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomy education
Teacher formation
Relations among scientific
Amateur and professional communities
Astronomical observatory
Scientific popularization
Educação em astronomia
Formação de professores
Relações comunidade científica/ amadora/escolar
Observatório astronômico
Divulgação científica
topic Astronomy education
Teacher formation
Relations among scientific
Amateur and professional communities
Astronomical observatory
Scientific popularization
Educação em astronomia
Formação de professores
Relações comunidade científica/ amadora/escolar
Observatório astronômico
Divulgação científica
description This article considers some potential of activities developed in non-formal education in astronomy, like astronomical observatories and other related establishments. This kind of research is less explored in our country. We present, in this text, a model to study possible relations among these kinds of communities: the scientific, the amateur and the professional, applicable in astronomical observatories, in a motion against the local and punctual activities dispersion and pulverization of these establishments, and against the use of common sense to develop their activities, aiming the advancement of the astronomy education and its national research.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-03-02T12:59:56Z
2016-03-02T12:59:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://instrumento.ufjf.emnuvens.com.br/revistainstrumento/article/view/2642
Instrumento - Revista em estudo e pesquisa em educação, v. 15, n. 1, p. 25-38, 2013.
1984-5499
http://hdl.handle.net/11449/135145
ISSN1984-5499-2013-15-01-25-38.pdf
0492600439402115
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
url http://instrumento.ufjf.emnuvens.com.br/revistainstrumento/article/view/2642
http://hdl.handle.net/11449/135145
identifier_str_mv Instrumento - Revista em estudo e pesquisa em educação, v. 15, n. 1, p. 25-38, 2013.
1984-5499
ISSN1984-5499-2013-15-01-25-38.pdf
0492600439402115
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Instrumento - Revista em estudo e pesquisa em educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 67-80
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128630398648320