As inter-relações das tecnologias de informação e de comunicação com alguns conceitos da teoria de Davydov para o ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aimi, Silvia [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91022
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender e investigar as inter-relações do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e alguns conceitos da teoria de Vasili Davydov, que propõe o desenvolvimento do pensamento teórico de um determinado conteúdo/fenômeno em estudo. Este pensamento caracteriza-se por priorizar a essência dos conteúdos/fenômenos por meio da análise das condições de sua origem e desenvolvimento. A pesquisa, que é de cunho bibliográfico, procura compreender a proposta do autor para o ensino de Matemática. Para alcançarmos o objetivo da pesquisa nos propomos a desenvolver exemplos que mostram a possibilidade de desenvolver um trabalho voltando o olhar para a essência de conceitos por meio do uso de tecnologias, em especial, o computador com software. Destacamos a importância do papel do professor como mediador dos processos de ensino e aprendizagem pautados na teoria de Davydov, conduzindo e proporcionando o desenvolvimento dos conceitos científicos por meio de atividades de ensino orientadas para a observação da essência dos conceitos
id UNSP_ae1fca1dc638da9aecaa8c43bc5b4073
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91022
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As inter-relações das tecnologias de informação e de comunicação com alguns conceitos da teoria de Davydov para o ensino de matemáticaDavydov, Vasilii Vasil'evichMathematics - Study and teachingMatemática - Estudo e ensinoTecnologias de informação e comunicaçãoTecnologia educacionalDialeticaPesquisa bibliograficaEsta pesquisa tem por objetivo compreender e investigar as inter-relações do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e alguns conceitos da teoria de Vasili Davydov, que propõe o desenvolvimento do pensamento teórico de um determinado conteúdo/fenômeno em estudo. Este pensamento caracteriza-se por priorizar a essência dos conteúdos/fenômenos por meio da análise das condições de sua origem e desenvolvimento. A pesquisa, que é de cunho bibliográfico, procura compreender a proposta do autor para o ensino de Matemática. Para alcançarmos o objetivo da pesquisa nos propomos a desenvolver exemplos que mostram a possibilidade de desenvolver um trabalho voltando o olhar para a essência de conceitos por meio do uso de tecnologias, em especial, o computador com software. Destacamos a importância do papel do professor como mediador dos processos de ensino e aprendizagem pautados na teoria de Davydov, conduzindo e proporcionando o desenvolvimento dos conceitos científicos por meio de atividades de ensino orientadas para a observação da essência dos conceitosThis research aims to understand and investigate the interrelationships of the use of Information and Communication Technologies and some concepts of the theory of Vasili Davydov, which proposes the development of theoretical thinking of a particular content/phenomenon under study. This thought is characterized by prioritizing the essence of the contents/phenomena through the analysis of the conditions of its origin and development. The research, which is a bibliographical nature, the proposal seeks to understand the author for teaching mathematics. To achieve the research objective, we propose to develop examples that show the possibility of developing a job turning his gaze to the essence of concepts through the use of technology, in particular computer with software. We stress the importance of the teacher's role as mediator of the teaching and learning guided theory of Davydov, leading and encouraging the development of scientific concepts through targeted education activities to observe the essence of conceptsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aimi, Silvia [UNESP]2014-06-11T19:24:51Z2014-06-11T19:24:51Z2014-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis67 f. : il.application/pdfAIMI, Silvia. As inter-relações das tecnologias de informação e de comunicação com alguns conceitos da teoria de Davydov para o ensino de matemática. 2014. 67 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.http://hdl.handle.net/11449/91022000740583000740583.pdf33004137031P75990590753771856Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T06:21:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91022Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:09:39.218826Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As inter-relações das tecnologias de informação e de comunicação com alguns conceitos da teoria de Davydov para o ensino de matemática
title As inter-relações das tecnologias de informação e de comunicação com alguns conceitos da teoria de Davydov para o ensino de matemática
spellingShingle As inter-relações das tecnologias de informação e de comunicação com alguns conceitos da teoria de Davydov para o ensino de matemática
Aimi, Silvia [UNESP]
Davydov, Vasilii Vasil'evich
Mathematics - Study and teaching
Matemática - Estudo e ensino
Tecnologias de informação e comunicação
Tecnologia educacional
Dialetica
Pesquisa bibliografica
title_short As inter-relações das tecnologias de informação e de comunicação com alguns conceitos da teoria de Davydov para o ensino de matemática
title_full As inter-relações das tecnologias de informação e de comunicação com alguns conceitos da teoria de Davydov para o ensino de matemática
title_fullStr As inter-relações das tecnologias de informação e de comunicação com alguns conceitos da teoria de Davydov para o ensino de matemática
title_full_unstemmed As inter-relações das tecnologias de informação e de comunicação com alguns conceitos da teoria de Davydov para o ensino de matemática
title_sort As inter-relações das tecnologias de informação e de comunicação com alguns conceitos da teoria de Davydov para o ensino de matemática
author Aimi, Silvia [UNESP]
author_facet Aimi, Silvia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Aimi, Silvia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Davydov, Vasilii Vasil'evich
Mathematics - Study and teaching
Matemática - Estudo e ensino
Tecnologias de informação e comunicação
Tecnologia educacional
Dialetica
Pesquisa bibliografica
topic Davydov, Vasilii Vasil'evich
Mathematics - Study and teaching
Matemática - Estudo e ensino
Tecnologias de informação e comunicação
Tecnologia educacional
Dialetica
Pesquisa bibliografica
description Esta pesquisa tem por objetivo compreender e investigar as inter-relações do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e alguns conceitos da teoria de Vasili Davydov, que propõe o desenvolvimento do pensamento teórico de um determinado conteúdo/fenômeno em estudo. Este pensamento caracteriza-se por priorizar a essência dos conteúdos/fenômenos por meio da análise das condições de sua origem e desenvolvimento. A pesquisa, que é de cunho bibliográfico, procura compreender a proposta do autor para o ensino de Matemática. Para alcançarmos o objetivo da pesquisa nos propomos a desenvolver exemplos que mostram a possibilidade de desenvolver um trabalho voltando o olhar para a essência de conceitos por meio do uso de tecnologias, em especial, o computador com software. Destacamos a importância do papel do professor como mediador dos processos de ensino e aprendizagem pautados na teoria de Davydov, conduzindo e proporcionando o desenvolvimento dos conceitos científicos por meio de atividades de ensino orientadas para a observação da essência dos conceitos
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-11T19:24:51Z
2014-06-11T19:24:51Z
2014-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AIMI, Silvia. As inter-relações das tecnologias de informação e de comunicação com alguns conceitos da teoria de Davydov para o ensino de matemática. 2014. 67 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/91022
000740583
000740583.pdf
33004137031P7
5990590753771856
identifier_str_mv AIMI, Silvia. As inter-relações das tecnologias de informação e de comunicação com alguns conceitos da teoria de Davydov para o ensino de matemática. 2014. 67 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.
000740583
000740583.pdf
33004137031P7
5990590753771856
url http://hdl.handle.net/11449/91022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 67 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129166583791616