A educação sexual no currículo da rede estadual de ensino de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Érick Roberto Freire de Araújo [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/141905
Resumo: A educação sexual no ensino escolar compreende uma variável fundamental para o desenvolvimento crítico e para a emancipação política e social dos/as educandos/as. Contudo, ela não ocorre de forma efetiva. A relutância do poder legislativo e a omissão do executivo, subalternizados pelo conservadorismo, têm responsabilidade central para a manutenção desse cenário. Desse modo, haja vista que a educação formal é um espaço estratégico para o trabalho com temas voltados para a sexualidade, as ações nesse ambiente devem ser incentivadas e garantidas pelo poder público. Esses pressupostos são assumidos pela presente pesquisa como os pilares da intervenção que se pleiteia. Nesse contexto, a investigação pautou-se no objetivo de analisar os materiais didáticos sobre sexualidade e as concepções de professores/as da rede estadual de ensino de São Paulo sobre a educação sexual. A investigação contemplou duas fases de coleta de dados, que se aproximam da pesquisa bibliográfica e do levantamento de campo. Para a análise dos dados, fez-se uso de ferramentas metodológicas próprias na fenomenologia, como as unidades de significado. A investigação revelou que muitas iniciativas docentes estão preocupadas com a implementação da educação sexual nas escolas e que os/as docentes estão comprometidos/as com as suas demandas, porém, as práticas de sala de aula ainda são incipientes e superficiais. O trabalho explicita as variáveis envolvidas nessa contradição e propõe soluções.
id UNSP_ae2f48c2b0588a13192f36edbcda9f00
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141905
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A educação sexual no currículo da rede estadual de ensino de São PauloThe sex education in the curriculum of the State of São Paulo educational systemEducação sexualCurrículoMaterial didáticoSex educationCurriculumDidactic materialA educação sexual no ensino escolar compreende uma variável fundamental para o desenvolvimento crítico e para a emancipação política e social dos/as educandos/as. Contudo, ela não ocorre de forma efetiva. A relutância do poder legislativo e a omissão do executivo, subalternizados pelo conservadorismo, têm responsabilidade central para a manutenção desse cenário. Desse modo, haja vista que a educação formal é um espaço estratégico para o trabalho com temas voltados para a sexualidade, as ações nesse ambiente devem ser incentivadas e garantidas pelo poder público. Esses pressupostos são assumidos pela presente pesquisa como os pilares da intervenção que se pleiteia. Nesse contexto, a investigação pautou-se no objetivo de analisar os materiais didáticos sobre sexualidade e as concepções de professores/as da rede estadual de ensino de São Paulo sobre a educação sexual. A investigação contemplou duas fases de coleta de dados, que se aproximam da pesquisa bibliográfica e do levantamento de campo. Para a análise dos dados, fez-se uso de ferramentas metodológicas próprias na fenomenologia, como as unidades de significado. A investigação revelou que muitas iniciativas docentes estão preocupadas com a implementação da educação sexual nas escolas e que os/as docentes estão comprometidos/as com as suas demandas, porém, as práticas de sala de aula ainda são incipientes e superficiais. O trabalho explicita as variáveis envolvidas nessa contradição e propõe soluções.Sex education at school comprises a variable key for the critical development and political and social emancipation for the students. However, in fact, it is not effective. The reluctance of the legislative and the omission of the executive, subordinated by conservatism, have primary responsibility for the maintenance of that condition. Considering the formal education has a strategic role of working with themes related to sexuality, some actions in that area should be encouraged and guaranteed by the Government. These assumptions are made by this research as pillars of intervention that are pleaded. In that context, the research was based on the objective of analyzing the educational material about sexuality and studies made by teachers that work with sex education in Public School System in Sao Paulo State. This study was inspired by post-critical theoretical work and its analysis was based on own methodological tools of phenomenology. Data were collected through a literature search and a field survey and structured by scattered questionnaires virtually. Research has showed that many enterprises are concerned with the implementation of sex education and that the teachers are committed to its demands, although the practice is still poor. This work explains the variables that are involved and it proposes some solutions.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Denari, Fátima Elisabeth [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Érick Roberto Freire de Araújo [UNESP]2016-07-22T19:24:48Z2016-07-22T19:24:48Z2016-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14190500087041433004030083P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141905Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:31:44.399995Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação sexual no currículo da rede estadual de ensino de São Paulo
The sex education in the curriculum of the State of São Paulo educational system
title A educação sexual no currículo da rede estadual de ensino de São Paulo
spellingShingle A educação sexual no currículo da rede estadual de ensino de São Paulo
Silva, Érick Roberto Freire de Araújo [UNESP]
Educação sexual
Currículo
Material didático
Sex education
Curriculum
Didactic material
title_short A educação sexual no currículo da rede estadual de ensino de São Paulo
title_full A educação sexual no currículo da rede estadual de ensino de São Paulo
title_fullStr A educação sexual no currículo da rede estadual de ensino de São Paulo
title_full_unstemmed A educação sexual no currículo da rede estadual de ensino de São Paulo
title_sort A educação sexual no currículo da rede estadual de ensino de São Paulo
author Silva, Érick Roberto Freire de Araújo [UNESP]
author_facet Silva, Érick Roberto Freire de Araújo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Denari, Fátima Elisabeth [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Érick Roberto Freire de Araújo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sexual
Currículo
Material didático
Sex education
Curriculum
Didactic material
topic Educação sexual
Currículo
Material didático
Sex education
Curriculum
Didactic material
description A educação sexual no ensino escolar compreende uma variável fundamental para o desenvolvimento crítico e para a emancipação política e social dos/as educandos/as. Contudo, ela não ocorre de forma efetiva. A relutância do poder legislativo e a omissão do executivo, subalternizados pelo conservadorismo, têm responsabilidade central para a manutenção desse cenário. Desse modo, haja vista que a educação formal é um espaço estratégico para o trabalho com temas voltados para a sexualidade, as ações nesse ambiente devem ser incentivadas e garantidas pelo poder público. Esses pressupostos são assumidos pela presente pesquisa como os pilares da intervenção que se pleiteia. Nesse contexto, a investigação pautou-se no objetivo de analisar os materiais didáticos sobre sexualidade e as concepções de professores/as da rede estadual de ensino de São Paulo sobre a educação sexual. A investigação contemplou duas fases de coleta de dados, que se aproximam da pesquisa bibliográfica e do levantamento de campo. Para a análise dos dados, fez-se uso de ferramentas metodológicas próprias na fenomenologia, como as unidades de significado. A investigação revelou que muitas iniciativas docentes estão preocupadas com a implementação da educação sexual nas escolas e que os/as docentes estão comprometidos/as com as suas demandas, porém, as práticas de sala de aula ainda são incipientes e superficiais. O trabalho explicita as variáveis envolvidas nessa contradição e propõe soluções.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-22T19:24:48Z
2016-07-22T19:24:48Z
2016-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/141905
000870414
33004030083P0
url http://hdl.handle.net/11449/141905
identifier_str_mv 000870414
33004030083P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128242150801408