Currículo de matemática e educação profissional e tecnológica: a constituição de Esfera Pública como espaço de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Alessandro Cruz de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202824
Resumo: A História da Educação Profissional no Brasil é marcada por características de dominação e exploração, visando a formação de mão de obra que atendesse às necessidades do mercado de trabalho, voltada ao trabalhador braçal, aos menos favorecidos; enquanto a educação de cunho intelectual estaria apenas ao alcance daqueles que usufruem do sistema, dos mais ricos. Atualmente, mesmo num contexto verossímil, o profissional de nível técnico ganhou status no contexto neoliberal do mercado de trabalho e junto à sociedade, pela rápida formação e prontificação para o trabalho, pautado numa formação que se baseia no desenvolvimento de competências profissionais. Nos cursos ligados à área da indústria grande parte dessas competências é desenvolvida com o estudo da Matemática, que pode ser crítica, preparando para o mundo do trabalho, numa visão socioeconômica, ou meramente instrumental e alienada. No desenvolvimento de estudos sobre o ensino da Matemática aplicado à Educação Técnica Profissional de Nível Médio (ETPNM), articulado ou subsequente, nos deparamos com professores que praticam o ensino da Matemática ainda que não possuam formação específica para tal, mas na maioria em engenharia, traduzindo sentimentos próprios durante essa prática docente. Objetivando a constituir um grupo de discussão em associação livre, que trate das temáticas do ato de lecionar na Educação Profissional e Tecnológica, especificamente no ensino da Matemática, com a finalidade de identificar, por meio de entrevistas individuais e das discussões em grupo, as ações constituídas e mobilizadas pelos professores e analisar as potencialidades e desafios percebidos na constituição de um grupo de discussão e na experiência formativa dos professores participantes do grupo, enfatizando se a ação comunicativa se apresenta nas narrativas enfocando evidências de características de Esfera Pública. No decorrer desse processo enfrentamentos são realizados e uma série de contradições se mostram presentes cotidiano desses educadores, pontos que vão muito além de estratégias e materiais didáticos a serem utilizados em sala de aula. Preocupações são apontadas já no momento de formação do grupo, e se estendem da formação geral dos educandos a problemas pessoais que são compartilhados no dia a dia. Vemos que em um espaço no qual o sistema busca exercer um rígido controle, o professor tem preocupações e ocupações que vão muito além do ato de lecionar.
id UNSP_ae32e07525b08c52d6ced299d71c225f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202824
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Currículo de matemática e educação profissional e tecnológica: a constituição de Esfera Pública como espaço de formação docenteCurriculum of mathematics and professional and technological education: the constitution of the Public Sphere as a space for teacher trainingEducação profissionalAgir comunicativoEducação MatemáticaCurrículoCompetênciasVocational educationCommunicative actionMathematical EducationCurriculumCompetencesA História da Educação Profissional no Brasil é marcada por características de dominação e exploração, visando a formação de mão de obra que atendesse às necessidades do mercado de trabalho, voltada ao trabalhador braçal, aos menos favorecidos; enquanto a educação de cunho intelectual estaria apenas ao alcance daqueles que usufruem do sistema, dos mais ricos. Atualmente, mesmo num contexto verossímil, o profissional de nível técnico ganhou status no contexto neoliberal do mercado de trabalho e junto à sociedade, pela rápida formação e prontificação para o trabalho, pautado numa formação que se baseia no desenvolvimento de competências profissionais. Nos cursos ligados à área da indústria grande parte dessas competências é desenvolvida com o estudo da Matemática, que pode ser crítica, preparando para o mundo do trabalho, numa visão socioeconômica, ou meramente instrumental e alienada. No desenvolvimento de estudos sobre o ensino da Matemática aplicado à Educação Técnica Profissional de Nível Médio (ETPNM), articulado ou subsequente, nos deparamos com professores que praticam o ensino da Matemática ainda que não possuam formação específica para tal, mas na maioria em engenharia, traduzindo sentimentos próprios durante essa prática docente. Objetivando a constituir um grupo de discussão em associação livre, que trate das temáticas do ato de lecionar na Educação Profissional e Tecnológica, especificamente no ensino da Matemática, com a finalidade de identificar, por meio de entrevistas individuais e das discussões em grupo, as ações constituídas e mobilizadas pelos professores e analisar as potencialidades e desafios percebidos na constituição de um grupo de discussão e na experiência formativa dos professores participantes do grupo, enfatizando se a ação comunicativa se apresenta nas narrativas enfocando evidências de características de Esfera Pública. No decorrer desse processo enfrentamentos são realizados e uma série de contradições se mostram presentes cotidiano desses educadores, pontos que vão muito além de estratégias e materiais didáticos a serem utilizados em sala de aula. Preocupações são apontadas já no momento de formação do grupo, e se estendem da formação geral dos educandos a problemas pessoais que são compartilhados no dia a dia. Vemos que em um espaço no qual o sistema busca exercer um rígido controle, o professor tem preocupações e ocupações que vão muito além do ato de lecionar.The History of Professional Education in Brazil is marked by characteristics of domination and exploitation, aiming at the formation of labor that would meet the needs of the labor market, aimed at the manual worker, the least favored; while education of an intellectual nature would only be available to those who enjoy the system, the richest. Nowadays, even in a credible context, the professional of technical level has gained status in the neoliberal context of the labor market and with society, because of the rapid training and readiness for work, based on a training that is based on the development of professional skills. In courses related to the industrial area, a large part of these competences are developed with the study of Mathematics, which can be critical, preparing for the world of work, in a socioeconomic view, or merely instrumental and alienated. In the development of studies on the teaching of Mathematics applied to Technical Vocational Education at High Level (ETPNM), articulated or subsequent, we come across teachers who practice the teaching of Mathematics even though they do not have specific training for this, but mostly in engineering, translating their own feelings during this teaching practice. Aiming to form a discussion group in free association, that deals with the themes of the act of teaching in Professional and Technological Education, specifically in the teaching of Mathematics, with the purpose of identifying, through individual interviews and group discussions, the actions constituted and mobilized by the teachers and analyze the potentialities and challenges perceived in the constitution of a discussion group and in the formative experience of the teachers participating in the group, emphasizing if the communicative action appears in the narratives focusing on evidences of characteristics of Public Sphere. In the course of this process, confrontations are carried out and a series of contradictions are present in the daily lives of these educators, points that go far beyond strategies and teaching materials to be used in the classroom. Concerns are raised at the moment of forming the group, and extend from the general education of students to personal problems that are shared on a daily basis. We see that in a space in which the system seeks to exercise strict control, the teacher has concerns and occupations that go far beyond the act of teaching.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Peralta, Deise Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Alessandro Cruz de2021-03-02T15:46:55Z2021-03-02T15:46:55Z2020-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20282433004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-05T19:27:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202824Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:27:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo de matemática e educação profissional e tecnológica: a constituição de Esfera Pública como espaço de formação docente
Curriculum of mathematics and professional and technological education: the constitution of the Public Sphere as a space for teacher training
title Currículo de matemática e educação profissional e tecnológica: a constituição de Esfera Pública como espaço de formação docente
spellingShingle Currículo de matemática e educação profissional e tecnológica: a constituição de Esfera Pública como espaço de formação docente
Lima, Alessandro Cruz de
Educação profissional
Agir comunicativo
Educação Matemática
Currículo
Competências
Vocational education
Communicative action
Mathematical Education
Curriculum
Competences
title_short Currículo de matemática e educação profissional e tecnológica: a constituição de Esfera Pública como espaço de formação docente
title_full Currículo de matemática e educação profissional e tecnológica: a constituição de Esfera Pública como espaço de formação docente
title_fullStr Currículo de matemática e educação profissional e tecnológica: a constituição de Esfera Pública como espaço de formação docente
title_full_unstemmed Currículo de matemática e educação profissional e tecnológica: a constituição de Esfera Pública como espaço de formação docente
title_sort Currículo de matemática e educação profissional e tecnológica: a constituição de Esfera Pública como espaço de formação docente
author Lima, Alessandro Cruz de
author_facet Lima, Alessandro Cruz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peralta, Deise Aparecida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Alessandro Cruz de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional
Agir comunicativo
Educação Matemática
Currículo
Competências
Vocational education
Communicative action
Mathematical Education
Curriculum
Competences
topic Educação profissional
Agir comunicativo
Educação Matemática
Currículo
Competências
Vocational education
Communicative action
Mathematical Education
Curriculum
Competences
description A História da Educação Profissional no Brasil é marcada por características de dominação e exploração, visando a formação de mão de obra que atendesse às necessidades do mercado de trabalho, voltada ao trabalhador braçal, aos menos favorecidos; enquanto a educação de cunho intelectual estaria apenas ao alcance daqueles que usufruem do sistema, dos mais ricos. Atualmente, mesmo num contexto verossímil, o profissional de nível técnico ganhou status no contexto neoliberal do mercado de trabalho e junto à sociedade, pela rápida formação e prontificação para o trabalho, pautado numa formação que se baseia no desenvolvimento de competências profissionais. Nos cursos ligados à área da indústria grande parte dessas competências é desenvolvida com o estudo da Matemática, que pode ser crítica, preparando para o mundo do trabalho, numa visão socioeconômica, ou meramente instrumental e alienada. No desenvolvimento de estudos sobre o ensino da Matemática aplicado à Educação Técnica Profissional de Nível Médio (ETPNM), articulado ou subsequente, nos deparamos com professores que praticam o ensino da Matemática ainda que não possuam formação específica para tal, mas na maioria em engenharia, traduzindo sentimentos próprios durante essa prática docente. Objetivando a constituir um grupo de discussão em associação livre, que trate das temáticas do ato de lecionar na Educação Profissional e Tecnológica, especificamente no ensino da Matemática, com a finalidade de identificar, por meio de entrevistas individuais e das discussões em grupo, as ações constituídas e mobilizadas pelos professores e analisar as potencialidades e desafios percebidos na constituição de um grupo de discussão e na experiência formativa dos professores participantes do grupo, enfatizando se a ação comunicativa se apresenta nas narrativas enfocando evidências de características de Esfera Pública. No decorrer desse processo enfrentamentos são realizados e uma série de contradições se mostram presentes cotidiano desses educadores, pontos que vão muito além de estratégias e materiais didáticos a serem utilizados em sala de aula. Preocupações são apontadas já no momento de formação do grupo, e se estendem da formação geral dos educandos a problemas pessoais que são compartilhados no dia a dia. Vemos que em um espaço no qual o sistema busca exercer um rígido controle, o professor tem preocupações e ocupações que vão muito além do ato de lecionar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-04
2021-03-02T15:46:55Z
2021-03-02T15:46:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202824
33004153078P4
url http://hdl.handle.net/11449/202824
identifier_str_mv 33004153078P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128163933323264