Mulher e futebol: a cobertura e a transmissão da televisão aberta brasileira da Copa do Mundo 2019
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/214582 |
Resumo: | A presente dissertação teve como objetivo estudar a cobertura jornalística e a transmissão da televisão aberta brasileira com relação à Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019 da Fifa, realizada na França, entre 7 de junho e 7 de julho. Em um primeiro momento, a investigação teve como foco o espaço dedicado às pautas relacionadas ao tema durante o evento. Para isso, tomamos como base o programa Globo Esporte São Paulo, da Rede Globo. Quanto à metodologia, utilizamos, na etapa inicial, a análise de conteúdo para coleta e interpretação de dados com o propósito de verificar a relação entre a legitimidade e a visibilidade do futebol feminino no Brasil enquanto pauta jornalística. Assim, a pesquisa sobre a transmissão dos jogos da Rede Globo foi capaz de oferecer um panorama das estratégias de midiatização do futebol feminino na Copa do Mundo 2019, exibida pela primeira vez no canal. Em seguida, resgatamos dados históricos sobre o surgimento da modalidade no país e sua relação com o jornalismo esportivo, buscando evidenciar e discutir, sob a luz da questão de gênero, o papel da mídia no desenvolvimento do esporte e na construção da imagem da mulher enquanto atleta. Sendo assim, os aspectos socioculturais foram levados em conta em uma investigação que engloba o jornalismo esportivo e a mulher enquanto profissional em uma área historicamente masculina, como o futebol, partindo da premissa que a sociedade e a cultura nas quais o esporte e a mídia se inserem impactam de forma significativa o desenvolvimento do esporte. |
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Mulher e futebol: a cobertura e a transmissão da televisão aberta brasileira da Copa do Mundo 2019Women and football: journalistic coverage and broadcast on Brazilian open television of the FIFA Women's World Cup 2019Jornalismo esportivoFutebol femininoGêneroEsporteCopa do Mundo 2019SportSports journalismGenderWomen's football2019 Women's World CupA presente dissertação teve como objetivo estudar a cobertura jornalística e a transmissão da televisão aberta brasileira com relação à Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019 da Fifa, realizada na França, entre 7 de junho e 7 de julho. Em um primeiro momento, a investigação teve como foco o espaço dedicado às pautas relacionadas ao tema durante o evento. Para isso, tomamos como base o programa Globo Esporte São Paulo, da Rede Globo. Quanto à metodologia, utilizamos, na etapa inicial, a análise de conteúdo para coleta e interpretação de dados com o propósito de verificar a relação entre a legitimidade e a visibilidade do futebol feminino no Brasil enquanto pauta jornalística. Assim, a pesquisa sobre a transmissão dos jogos da Rede Globo foi capaz de oferecer um panorama das estratégias de midiatização do futebol feminino na Copa do Mundo 2019, exibida pela primeira vez no canal. Em seguida, resgatamos dados históricos sobre o surgimento da modalidade no país e sua relação com o jornalismo esportivo, buscando evidenciar e discutir, sob a luz da questão de gênero, o papel da mídia no desenvolvimento do esporte e na construção da imagem da mulher enquanto atleta. Sendo assim, os aspectos socioculturais foram levados em conta em uma investigação que engloba o jornalismo esportivo e a mulher enquanto profissional em uma área historicamente masculina, como o futebol, partindo da premissa que a sociedade e a cultura nas quais o esporte e a mídia se inserem impactam de forma significativa o desenvolvimento do esporte.The objective of this study was to evaluate the journalistic coverage and broadcast on Brazilian open television of the FIFA Women's World Cup 2019, which took place in France between June 7 and July 7. At first, the investigation focuses on the space dedicated to topics related to the theme during the event. To that end, we used Globo Esporte São Paulo program, on Rede Globo, as a basis. Through Content Analysis, we collected and interpreted information to verify the relationship between the legitimacy and visibility of women's football in Brazil as a journalistic agenda. In addition, the research on television broadcast of the games made by Rede Globo can offer an overview of the mediatization strategies of women's football in the 2019 World Cup, shown for the first time on the channel. By rescuing historical content about the emergence of the sport in the country and its relationship with sports journalism, we seek to highlight and discuss, under the light of gender issues, the media role in the sport development and in the image construction of woman as an athlete. Thus, sociocultural aspects are considered in an investigation that includes sports journalism and women as professionals in a historically male area, such as football, based on the premise that society and culture in which sport and the media are relate significantly impact the development of the sport.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88882.432751/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ventura, Mauro de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araújo, Érika Alfaro de2021-09-28T14:18:48Z2021-09-28T14:18:48Z2021-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21458233004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:26:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214582Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:31:19.126097Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A presente dissertação teve como objetivo estudar a cobertura jornalística e a transmissão da televisão aberta brasileira com relação à Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019 da Fifa, realizada na França, entre 7 de junho e 7 de julho. Em um primeiro momento, a investigação teve como foco o espaço dedicado às pautas relacionadas ao tema durante o evento. Para isso, tomamos como base o programa Globo Esporte São Paulo, da Rede Globo. Quanto à metodologia, utilizamos, na etapa inicial, a análise de conteúdo para coleta e interpretação de dados com o propósito de verificar a relação entre a legitimidade e a visibilidade do futebol feminino no Brasil enquanto pauta jornalística. Assim, a pesquisa sobre a transmissão dos jogos da Rede Globo foi capaz de oferecer um panorama das estratégias de midiatização do futebol feminino na Copa do Mundo 2019, exibida pela primeira vez no canal. Em seguida, resgatamos dados históricos sobre o surgimento da modalidade no país e sua relação com o jornalismo esportivo, buscando evidenciar e discutir, sob a luz da questão de gênero, o papel da mídia no desenvolvimento do esporte e na construção da imagem da mulher enquanto atleta. Sendo assim, os aspectos socioculturais foram levados em conta em uma investigação que engloba o jornalismo esportivo e a mulher enquanto profissional em uma área historicamente masculina, como o futebol, partindo da premissa que a sociedade e a cultura nas quais o esporte e a mídia se inserem impactam de forma significativa o desenvolvimento do esporte. |
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