O discurso da cor na construção do imaginário político: análise das informações visuais da mídia na cobertura da campanha presidencial de 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanini, Tássia Caroline [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89470
Resumo: A partir do acompanhamento crítico da cobertura jornalística no período da campanha presidencial de 2010, desde a definição dos candidatos até a repercussão do resultado, esta pesquisa busca compreender de modo mais transparente as estratégias da mídia no que se refere à influência da utilização de imagens e cores em textos visuais jornalísticos, particularizando para a intencionalidade de seu emprego e a consequente formação de um repertório cultural e simbólico que serve de sustentação para o julgamento de valores dos candidatos Dilma Rousseff (Partido dos Trabalhadores - PT), José Serra (Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB) e Marina Silva (Partido Verde - PV). O corpus selecionado para esta análise compreende as edições das revistas semanais Veja e Istoé publicadas no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2010, com recorte específico nas imagens de capa e aberturas de grandes matérias que trazem os candidatos, e seus aliados, ao longo da campanha. As observações identificadas são relatadas a partir da composição da imagem dos presidenciáveis e seus partidos políticos, com ênfase na análise de imagens que destacam a fisionomia, expressão e gestualidade dos candidatos; a utilização de ilustrações (figuras, charges, caricaturas e fotomontagens) e o conceito de cor-informação de Luciano Guimarães, desenvolvido a partir do estudo das funções e possibilidades de utilização das cores em produtos jornalísticos. O percurso teórico é complementado com a visão de autores com os teóricos da mídia Harry Pross e Ivan Bystrina (sobre a teoria relacional dos signos e a estrutura simbólica do poder); o filósofo Vilém Flusser (sobre a produção de sentido em imagens), além de autores que discutem a cobertura política pela mídia, como Vicente Romano, Michael Kunczik e Eliseo Verón, entre outros
id UNSP_b1eb787814f5b60074daa5612ca97eb0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89470
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O discurso da cor na construção do imaginário político: análise das informações visuais da mídia na cobertura da campanha presidencial de 2010JornalismoComunicação visualCoresImaginarioPresidentes - EleiçõesPeriódicosVisual communicationA partir do acompanhamento crítico da cobertura jornalística no período da campanha presidencial de 2010, desde a definição dos candidatos até a repercussão do resultado, esta pesquisa busca compreender de modo mais transparente as estratégias da mídia no que se refere à influência da utilização de imagens e cores em textos visuais jornalísticos, particularizando para a intencionalidade de seu emprego e a consequente formação de um repertório cultural e simbólico que serve de sustentação para o julgamento de valores dos candidatos Dilma Rousseff (Partido dos Trabalhadores - PT), José Serra (Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB) e Marina Silva (Partido Verde - PV). O corpus selecionado para esta análise compreende as edições das revistas semanais Veja e Istoé publicadas no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2010, com recorte específico nas imagens de capa e aberturas de grandes matérias que trazem os candidatos, e seus aliados, ao longo da campanha. As observações identificadas são relatadas a partir da composição da imagem dos presidenciáveis e seus partidos políticos, com ênfase na análise de imagens que destacam a fisionomia, expressão e gestualidade dos candidatos; a utilização de ilustrações (figuras, charges, caricaturas e fotomontagens) e o conceito de cor-informação de Luciano Guimarães, desenvolvido a partir do estudo das funções e possibilidades de utilização das cores em produtos jornalísticos. O percurso teórico é complementado com a visão de autores com os teóricos da mídia Harry Pross e Ivan Bystrina (sobre a teoria relacional dos signos e a estrutura simbólica do poder); o filósofo Vilém Flusser (sobre a produção de sentido em imagens), além de autores que discutem a cobertura política pela mídia, como Vicente Romano, Michael Kunczik e Eliseo Verón, entre outrosWith the critical monitoring of press coverage durign the 2010 presidential campaign, from the definition of the candidates until the repercussion of its results, this research aims to undestand media strategies concerning the influence of the use of images and colors in journalistic visual texts in a more transparent way, specifying the intentionality of its using and the consequent building of a cultural and symbolic repertorie that is the basis of candidates Dilma Rousseff (Worker's Party - PT), José Serra (Brazilian Social Democracy Party - PSDB) and Marina Silva (Green Party - PV) value judgment. The corpus selected for this analysis comprehends the weekçy magazine Veja and Istoé editions published between January, 2009 and December, 2010. with specific clipping of cover images and major stories openings bringing the candidates, and their allies, along the campaign. The identified observations are reported from the composition of the image of the presidential candidates and their political parties, with emphasis in the analysis of images which highlight the physiognomy, expression and gestuality of the candidates; the use of illustrations (figures, cartoons, caricatures and photomontages) and the concept of color-information of Luciano Guimarães, developed from the study of the functions and possibilites of the using of colors in journalistic products. The theoretical approach is complemented by understanding of authors are the media theoreticians Harry Pross and Ivan Brystina (about the relational theory of the signs and symbolic structure of power): the philosopher Vilém Flusser (about the sense production in images), and authors who discuss the political coverage by the media, as Vicent Romano, Michael Kunczik and Eliseo Verón, among othersFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Luciano [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanini, Tássia Caroline [UNESP]2014-06-11T19:24:04Z2014-06-11T19:24:04Z2011-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis100 f. : ilapplication/pdfZANINI, Tássia Caroline. O discurso da cor na construção do imaginário político: análise das informações visuais da mídia na cobertura da campanha presidencial de 2010. 2011. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.http://hdl.handle.net/11449/89470000704613zanini_tc_me_bauru.pdf33004056081P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:26:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89470Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:35:16.279346Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso da cor na construção do imaginário político: análise das informações visuais da mídia na cobertura da campanha presidencial de 2010
title O discurso da cor na construção do imaginário político: análise das informações visuais da mídia na cobertura da campanha presidencial de 2010
spellingShingle O discurso da cor na construção do imaginário político: análise das informações visuais da mídia na cobertura da campanha presidencial de 2010
Zanini, Tássia Caroline [UNESP]
Jornalismo
Comunicação visual
Cores
Imaginario
Presidentes - Eleições
Periódicos
Visual communication
title_short O discurso da cor na construção do imaginário político: análise das informações visuais da mídia na cobertura da campanha presidencial de 2010
title_full O discurso da cor na construção do imaginário político: análise das informações visuais da mídia na cobertura da campanha presidencial de 2010
title_fullStr O discurso da cor na construção do imaginário político: análise das informações visuais da mídia na cobertura da campanha presidencial de 2010
title_full_unstemmed O discurso da cor na construção do imaginário político: análise das informações visuais da mídia na cobertura da campanha presidencial de 2010
title_sort O discurso da cor na construção do imaginário político: análise das informações visuais da mídia na cobertura da campanha presidencial de 2010
author Zanini, Tássia Caroline [UNESP]
author_facet Zanini, Tássia Caroline [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Luciano [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanini, Tássia Caroline [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Comunicação visual
Cores
Imaginario
Presidentes - Eleições
Periódicos
Visual communication
topic Jornalismo
Comunicação visual
Cores
Imaginario
Presidentes - Eleições
Periódicos
Visual communication
description A partir do acompanhamento crítico da cobertura jornalística no período da campanha presidencial de 2010, desde a definição dos candidatos até a repercussão do resultado, esta pesquisa busca compreender de modo mais transparente as estratégias da mídia no que se refere à influência da utilização de imagens e cores em textos visuais jornalísticos, particularizando para a intencionalidade de seu emprego e a consequente formação de um repertório cultural e simbólico que serve de sustentação para o julgamento de valores dos candidatos Dilma Rousseff (Partido dos Trabalhadores - PT), José Serra (Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB) e Marina Silva (Partido Verde - PV). O corpus selecionado para esta análise compreende as edições das revistas semanais Veja e Istoé publicadas no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2010, com recorte específico nas imagens de capa e aberturas de grandes matérias que trazem os candidatos, e seus aliados, ao longo da campanha. As observações identificadas são relatadas a partir da composição da imagem dos presidenciáveis e seus partidos políticos, com ênfase na análise de imagens que destacam a fisionomia, expressão e gestualidade dos candidatos; a utilização de ilustrações (figuras, charges, caricaturas e fotomontagens) e o conceito de cor-informação de Luciano Guimarães, desenvolvido a partir do estudo das funções e possibilidades de utilização das cores em produtos jornalísticos. O percurso teórico é complementado com a visão de autores com os teóricos da mídia Harry Pross e Ivan Bystrina (sobre a teoria relacional dos signos e a estrutura simbólica do poder); o filósofo Vilém Flusser (sobre a produção de sentido em imagens), além de autores que discutem a cobertura política pela mídia, como Vicente Romano, Michael Kunczik e Eliseo Verón, entre outros
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-08
2014-06-11T19:24:04Z
2014-06-11T19:24:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZANINI, Tássia Caroline. O discurso da cor na construção do imaginário político: análise das informações visuais da mídia na cobertura da campanha presidencial de 2010. 2011. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/89470
000704613
zanini_tc_me_bauru.pdf
33004056081P4
identifier_str_mv ZANINI, Tássia Caroline. O discurso da cor na construção do imaginário político: análise das informações visuais da mídia na cobertura da campanha presidencial de 2010. 2011. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
000704613
zanini_tc_me_bauru.pdf
33004056081P4
url http://hdl.handle.net/11449/89470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100 f. : il
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129090835709952