Modelagem numérica da superfície como instrumento de avaliação de curvas de nível na preservação de manacial de água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Luciano Nardini [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93796
Resumo: A instalação de processos erosivos em solos agricultáveis, além do prejuízo ambiental e produtivo da área, pode comprometer o ambiente à jusante, pelo transporte de sedimentos, o que se em mananciais de água, provoca seu assoreamento parcial ou até total. A construção de curvas de nível utilizando arado convencional é uma prática conservacionista bastante utilizada. Em terrenos com sulcos de erosão, mesmo após uniformização por gradagem, o trator altera constantemente seu percurso na busca do nível definido pelas estacas, gerando desuniformidade na profundidade de corte, conseqüentemente no nível da curva construída, podendo comprometer sua vida útil. Considerando curvas de nível construídas nas condições acima, em área de quatro hectares, erodida e à montante de mananciais de água, foram efetuados levantamentos topográficos detalhados, sendo um imediatamente após a construção dos canais e outro após a estabilização dos mesmos. Os dados foram processados pelo software Datageosis, com o objetivo de verificar a validade da utilização da modelagem numérica da superfície na caracterização da movimentação de solo nos canais. Com base na metodologia adotada foi possível concluir que a modelagem numérica da superfície, apoiada em pontos não 2 regularmente espaçados, não permitiu avaliar o volume de solo movimentado quando considerados todos os dados de campo. A avaliação foi possível somente através da comparação de perfis homólogos, construídos isoladamente, com base nos dados de cada uma das três feições de canais estudadas (relevo natural à montante, fundo do canal e camalhão), quando se constatou que o principal responsável pela diminuição da capacidade de retenção de água pelos canais foi o desgaste e empolamento do camalhão.
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