Impetus: motivando alunos para as áreas tecnológicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg3NA== http://hdl.handle.net/11449/146795 |
Resumo: | Muitos alunos do ensino médio, principalmente os de escolas públicas, não consideram a possibilidade de prosseguirem no estudo e ingressarem em uma universidade. É importante que se trabalhe na motivação destes alunos para que continuem a buscar o conhecimento e possam participar do desenvolvimento científico e tecnológico do país. Em função disso nasceu o projeto Impetus, através de encontros semanais com alunos de uma escola pública de Sorocaba tentamos implementar a eles a vontade de aprender. Nos encontros foram abordados temas como meio ambiente, processamento de imagens e robótica, sempre tentando aprimorar o conhecimento deles de física, através de alguns conceitos como aceleração, velocidade, torque, entre outros. Após o termino do semestre obteve-se um retorno positivo, já que Observou-se que 7 alunos tiveram 100% de presença aos encontros, 8 tiveram 89% (1 ausência), 4 tiveram 78% (2 ausências) e apenas 1 teve 67% (3 ausências). Foram solicitados trabalhos aos alunos para serem realizadas fora dos horários dos encontros, tendo-se recebido um retorno expressivo, sendo que 85% executaram todos os trabalhos. Em levantamento feito com os alunos, após o término das atividades, verificou-se que 56% prefeririam as atividades relacionadas à robótica, 28% ao meio ambiente e 17% ao processamento de imagens, mostram que a robótica é uma abordagem interessante ao se buscar motivar alunos. Tais resultados estão de acordo com trabalhos encontrados na literatura [Ruiz-Del-Solar, 2004][Nagchaudhuri, 2002]. Obteve-se também que 68% dos alunos gostariam de continuar as atividades, 32% teriam que avaliar a possibilidade de continuar e 0% não considerariam continuar. Pelos resultados apresentados, pode-se considerar que a metodologia implementada possibilitou manter o interesse dos alunos em continuar participar de atividades relacionadas à ciência e a tecnologia. |
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