Impetus: motivando alunos para as áreas tecnológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Amanda Slonik [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Victor Eduardo de [UNESP], Costa, Andréia Alves da Costa [UNESP], Martins, Antonio Cesar Germano [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg3NA==
http://hdl.handle.net/11449/146795
Resumo: Muitos alunos do ensino médio, principalmente os de escolas públicas, não consideram a possibilidade de prosseguirem no estudo e ingressarem em uma universidade. É importante que se trabalhe na motivação destes alunos para que continuem a buscar o conhecimento e possam participar do desenvolvimento científico e tecnológico do país. Em função disso nasceu o projeto Impetus, através de encontros semanais com alunos de uma escola pública de Sorocaba tentamos implementar a eles a vontade de aprender. Nos encontros foram abordados temas como meio ambiente, processamento de imagens e robótica, sempre tentando aprimorar o conhecimento deles de física, através de alguns conceitos como aceleração, velocidade, torque, entre outros. Após o termino do semestre obteve-se um retorno positivo, já que Observou-se que 7 alunos tiveram 100% de presença aos encontros, 8 tiveram 89% (1 ausência), 4 tiveram 78% (2 ausências) e apenas 1 teve 67% (3 ausências). Foram solicitados trabalhos aos alunos para serem realizadas fora dos horários dos encontros, tendo-se recebido um retorno expressivo, sendo que 85% executaram todos os trabalhos. Em levantamento feito com os alunos, após o término das atividades, verificou-se que 56% prefeririam as atividades relacionadas à robótica, 28% ao meio ambiente e 17% ao processamento de imagens, mostram que a robótica é uma abordagem interessante ao se buscar motivar alunos. Tais resultados estão de acordo com trabalhos encontrados na literatura [Ruiz-Del-Solar, 2004][Nagchaudhuri, 2002]. Obteve-se também que 68% dos alunos gostariam de continuar as atividades, 32% teriam que avaliar a possibilidade de continuar e 0% não considerariam continuar. Pelos resultados apresentados, pode-se considerar que a metodologia implementada possibilitou manter o interesse dos alunos em continuar participar de atividades relacionadas à ciência e a tecnologia.
id UNSP_b6086da6d8437b3667c8a4691931ed52
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146795
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Impetus: motivando alunos para as áreas tecnológicasTecnologiaMotivação de alunosProcessamento de imagensMeio ambienteRobóticaMuitos alunos do ensino médio, principalmente os de escolas públicas, não consideram a possibilidade de prosseguirem no estudo e ingressarem em uma universidade. É importante que se trabalhe na motivação destes alunos para que continuem a buscar o conhecimento e possam participar do desenvolvimento científico e tecnológico do país. Em função disso nasceu o projeto Impetus, através de encontros semanais com alunos de uma escola pública de Sorocaba tentamos implementar a eles a vontade de aprender. Nos encontros foram abordados temas como meio ambiente, processamento de imagens e robótica, sempre tentando aprimorar o conhecimento deles de física, através de alguns conceitos como aceleração, velocidade, torque, entre outros. Após o termino do semestre obteve-se um retorno positivo, já que Observou-se que 7 alunos tiveram 100% de presença aos encontros, 8 tiveram 89% (1 ausência), 4 tiveram 78% (2 ausências) e apenas 1 teve 67% (3 ausências). Foram solicitados trabalhos aos alunos para serem realizadas fora dos horários dos encontros, tendo-se recebido um retorno expressivo, sendo que 85% executaram todos os trabalhos. Em levantamento feito com os alunos, após o término das atividades, verificou-se que 56% prefeririam as atividades relacionadas à robótica, 28% ao meio ambiente e 17% ao processamento de imagens, mostram que a robótica é uma abordagem interessante ao se buscar motivar alunos. Tais resultados estão de acordo com trabalhos encontrados na literatura [Ruiz-Del-Solar, 2004][Nagchaudhuri, 2002]. Obteve-se também que 68% dos alunos gostariam de continuar as atividades, 32% teriam que avaliar a possibilidade de continuar e 0% não considerariam continuar. Pelos resultados apresentados, pode-se considerar que a metodologia implementada possibilitou manter o interesse dos alunos em continuar participar de atividades relacionadas à ciência e a tecnologia.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia (ICTS), Departamento de Engenharia Ambiental, Sorocaba, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia (ICTS), Departamento de Engenharia Ambiental, Sorocaba, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Batista, Amanda Slonik [UNESP]Oliveira, Victor Eduardo de [UNESP]Costa, Andréia Alves da Costa [UNESP]Martins, Antonio Cesar Germano [UNESP]2017-01-02T15:39:36Z2017-01-02T15:39:36Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09874application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg3NA==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09892http://hdl.handle.net/11449/1467952013-09874-batista.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T06:11:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146795Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:50:08.638540Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impetus: motivando alunos para as áreas tecnológicas
title Impetus: motivando alunos para as áreas tecnológicas
spellingShingle Impetus: motivando alunos para as áreas tecnológicas
Batista, Amanda Slonik [UNESP]
Tecnologia
Motivação de alunos
Processamento de imagens
Meio ambiente
Robótica
title_short Impetus: motivando alunos para as áreas tecnológicas
title_full Impetus: motivando alunos para as áreas tecnológicas
title_fullStr Impetus: motivando alunos para as áreas tecnológicas
title_full_unstemmed Impetus: motivando alunos para as áreas tecnológicas
title_sort Impetus: motivando alunos para as áreas tecnológicas
author Batista, Amanda Slonik [UNESP]
author_facet Batista, Amanda Slonik [UNESP]
Oliveira, Victor Eduardo de [UNESP]
Costa, Andréia Alves da Costa [UNESP]
Martins, Antonio Cesar Germano [UNESP]
author_role author
author2 Oliveira, Victor Eduardo de [UNESP]
Costa, Andréia Alves da Costa [UNESP]
Martins, Antonio Cesar Germano [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Amanda Slonik [UNESP]
Oliveira, Victor Eduardo de [UNESP]
Costa, Andréia Alves da Costa [UNESP]
Martins, Antonio Cesar Germano [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Motivação de alunos
Processamento de imagens
Meio ambiente
Robótica
topic Tecnologia
Motivação de alunos
Processamento de imagens
Meio ambiente
Robótica
description Muitos alunos do ensino médio, principalmente os de escolas públicas, não consideram a possibilidade de prosseguirem no estudo e ingressarem em uma universidade. É importante que se trabalhe na motivação destes alunos para que continuem a buscar o conhecimento e possam participar do desenvolvimento científico e tecnológico do país. Em função disso nasceu o projeto Impetus, através de encontros semanais com alunos de uma escola pública de Sorocaba tentamos implementar a eles a vontade de aprender. Nos encontros foram abordados temas como meio ambiente, processamento de imagens e robótica, sempre tentando aprimorar o conhecimento deles de física, através de alguns conceitos como aceleração, velocidade, torque, entre outros. Após o termino do semestre obteve-se um retorno positivo, já que Observou-se que 7 alunos tiveram 100% de presença aos encontros, 8 tiveram 89% (1 ausência), 4 tiveram 78% (2 ausências) e apenas 1 teve 67% (3 ausências). Foram solicitados trabalhos aos alunos para serem realizadas fora dos horários dos encontros, tendo-se recebido um retorno expressivo, sendo que 85% executaram todos os trabalhos. Em levantamento feito com os alunos, após o término das atividades, verificou-se que 56% prefeririam as atividades relacionadas à robótica, 28% ao meio ambiente e 17% ao processamento de imagens, mostram que a robótica é uma abordagem interessante ao se buscar motivar alunos. Tais resultados estão de acordo com trabalhos encontrados na literatura [Ruiz-Del-Solar, 2004][Nagchaudhuri, 2002]. Obteve-se também que 68% dos alunos gostariam de continuar as atividades, 32% teriam que avaliar a possibilidade de continuar e 0% não considerariam continuar. Pelos resultados apresentados, pode-se considerar que a metodologia implementada possibilitou manter o interesse dos alunos em continuar participar de atividades relacionadas à ciência e a tecnologia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:39:36Z
2017-01-02T15:39:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg3NA==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09892
http://hdl.handle.net/11449/146795
2013-09874-batista.pdf
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg3NA==
http://hdl.handle.net/11449/146795
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09892
2013-09874-batista.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09874
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128988277637120