Formação de professores de Educação Infantil: perspectivas para projetos de formação e de supervisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosangela Aparecida Galdi da [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92323
Resumo: Esta pesquisa integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Unesp. Nesse campo, ela se vincula à linha de pesquisa Infância e Educação, cujo objetivo é investigar a problemática da formação inicial do professor no que tange o processo de identificação das necessidades formativas e de pressupostos para a formação de docentes para a Educação Infantil. Para tanto, pesquisamos os avanços, impactos e desafios postos aos profissionais da Educação Infantil, a partir da inserção da creche e pré-escola, como primeira etapa da Educação Básica, no sistema de ensino, em decorrência do disposto pela LDB 9394/96. Analisamos as mudanças ocorridas no processo de formação inicial para a constituição da docência na Educação Infantil, considerando as influências da LDB 9394/96, das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, estabelecidas no Parecer CNE/CEB nº. 22, de 1998 e revistas no Parecer CNE/CEB nº. 20, de 2009 e das Diretrizes Curriculares, que fundamentam o curso de Pedagogia, as quais foram estabelecidas na Resolução CNE/CP nº. 1, de 15 de maio de 2006. Estudamos o estado de conhecimento em Educação Infantil, a partir do mapeamento de dissertações e teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação reconhecidos pela Capes, sobretudo, aqueles que obtiveram notas iguais ou superiores a cinco, no período de 2006 a junho de 2011, para identificar as contribuições dos pesquisadores. Consideramos ainda, para iluminar as discussões, as experiências da Itália, Portugal e da Suécia, quanto à educação da infância e à formação dos professores. A realização desta pesquisa ampara-se nos aportes teóricos que embasam o campo da educação da infância, assim...
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