Música e Educação Escolar: contribuições da estética marxista e da pedagogia histórico-crítica para a educação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Thiago Xavier de [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157273
Resumo: O tema geral a ser abordado na presente pesquisa é o ensino de música na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, o que corresponde ao estudo de uma educação musical propriamente escolar. Para esta corrente pedagógica a educação é uma atividade de mediação no interior da prática social necessária para o desenvolvimento histórico do gênero humano, sendo a escola a forma historicamente mais desenvolvida do trabalho educativo. Partindo deste entendimento, o objetivo de nossa pesquisa foi determinar elementos filosóficos e pedagógicos para a fundamentação da educação musical escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Por meio da pesquisa bibliográfica, observamos a música como um tipo específico de atividade humana que atua de maneira também específica na constituição da subjetividade. Assim, defendemos a tese de que a explicitação dos principais aspectos dessa especificidade da música no desenvolvimento histórico da dialética entre objetividade e subjetividade pode ser um caminho fértil para a construção de referências para a seleção de conteúdos escolares da educação musical, e para a definição de formas de efetivação do trabalho pedagógico com esses conteúdos. Para tanto, abordamos no primeiro capítulo a música como uma esfera de objetivação humana, isto é, como uma atividade capaz de tornar objetiva a vida afetiva do ser humano, para que dela possa se tomar consciência. No segundo capítulo exploramos o processo histórico de desenvolvimento da objetivação musical, tanto do ponto de vista das relações entre o indivíduo e o gênero humano, quanto das formas educacionais que sustentaram essa trajetória. Por fim, no terceiro capítulo sintetizamos os elementos analisados à luz das especificidades da educação escolar, abordando também as peculiaridades da catarse como momento chave da educação musical. A unidade teórico-metodológica é dada pelo referencial do materialismo histórico-dialético. Esperamos que nosso estudo contribua para a valorização da música no contexto da educação escolar e para a fundamentação teórica da educação musical na perspectiva da pedagogia histórico-crítica.
id UNSP_b76f0687332f3da1409874fc1439913d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157273
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Música e Educação Escolar: contribuições da estética marxista e da pedagogia histórico-crítica para a educação musicalMusic and School Education: contributions of the Marxist Aesthetic and Historical Critical Pedagogy for music educationEducação MusicalPedagogia Histórico-CríticaFilosofia da EducaçãoEstéticaGyörgy LukácsMusic EducationHistorical Critical PedagogyPhilosophy of EducationAestheticsO tema geral a ser abordado na presente pesquisa é o ensino de música na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, o que corresponde ao estudo de uma educação musical propriamente escolar. Para esta corrente pedagógica a educação é uma atividade de mediação no interior da prática social necessária para o desenvolvimento histórico do gênero humano, sendo a escola a forma historicamente mais desenvolvida do trabalho educativo. Partindo deste entendimento, o objetivo de nossa pesquisa foi determinar elementos filosóficos e pedagógicos para a fundamentação da educação musical escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Por meio da pesquisa bibliográfica, observamos a música como um tipo específico de atividade humana que atua de maneira também específica na constituição da subjetividade. Assim, defendemos a tese de que a explicitação dos principais aspectos dessa especificidade da música no desenvolvimento histórico da dialética entre objetividade e subjetividade pode ser um caminho fértil para a construção de referências para a seleção de conteúdos escolares da educação musical, e para a definição de formas de efetivação do trabalho pedagógico com esses conteúdos. Para tanto, abordamos no primeiro capítulo a música como uma esfera de objetivação humana, isto é, como uma atividade capaz de tornar objetiva a vida afetiva do ser humano, para que dela possa se tomar consciência. No segundo capítulo exploramos o processo histórico de desenvolvimento da objetivação musical, tanto do ponto de vista das relações entre o indivíduo e o gênero humano, quanto das formas educacionais que sustentaram essa trajetória. Por fim, no terceiro capítulo sintetizamos os elementos analisados à luz das especificidades da educação escolar, abordando também as peculiaridades da catarse como momento chave da educação musical. A unidade teórico-metodológica é dada pelo referencial do materialismo histórico-dialético. Esperamos que nosso estudo contribua para a valorização da música no contexto da educação escolar e para a fundamentação teórica da educação musical na perspectiva da pedagogia histórico-crítica.The general theme to be addressed in the present research is the teaching of music from the perspective of Historical Critical Pedagogy, which corresponds to the study of a proper school music education. For this educational chain, education is an activity of mediation within the social practice necessary for the historical development of the human, with school being the most historically developed form of educational work. Based on this understanding, the objective of our research was to determine philosophical and pedagogical elements for the foundation of school music education in the perspective of Historical Critical Pedagogy. Through bibliographic research, we observe music as a specific type of human activity that acts in a specific way in the constitution of subjectivity. Thus, we defend the thesis that the explication of the main aspects of this specificity of music in the historical development of the dialectic between objectivity and subjectivity can be a fertile way for the construction of references for the selection of school contents of musical education and for the definition of forms of pedagogical work with these contents. In order to do so, we address in the first chapter music as a sphere of human objectification, that is, as an activity capable of rendering objective the affective life of the human being, so that they may become aware of it. In the second chapter we explore the historical process of development of musical objectification, both from the point of view of the relations between the individual and the human genre, as well as the educational forms that sustained this trajectory. Finally, in the third chapter we synthesized the elements analyzed in light of the specificities of school education, also addressing the peculiarities of catharsis as a key moment of music education. The theoretical-methodological unity is given by the referential of historical-dialectical materialism. We expect that our study may to bring contributions to the valorization of music in the context of school education and to the theoretical analyzes of musical education from the perspective of Historical Critical PedagogyCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu, Thiago Xavier de [UNESP]2018-10-09T19:36:35Z2018-10-09T19:36:35Z2018-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15727300090884433004030079P22161593951236436porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:10:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157273Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:59:10.637067Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Música e Educação Escolar: contribuições da estética marxista e da pedagogia histórico-crítica para a educação musical
Music and School Education: contributions of the Marxist Aesthetic and Historical Critical Pedagogy for music education
title Música e Educação Escolar: contribuições da estética marxista e da pedagogia histórico-crítica para a educação musical
spellingShingle Música e Educação Escolar: contribuições da estética marxista e da pedagogia histórico-crítica para a educação musical
Abreu, Thiago Xavier de [UNESP]
Educação Musical
Pedagogia Histórico-Crítica
Filosofia da Educação
Estética
György Lukács
Music Education
Historical Critical Pedagogy
Philosophy of Education
Aesthetics
title_short Música e Educação Escolar: contribuições da estética marxista e da pedagogia histórico-crítica para a educação musical
title_full Música e Educação Escolar: contribuições da estética marxista e da pedagogia histórico-crítica para a educação musical
title_fullStr Música e Educação Escolar: contribuições da estética marxista e da pedagogia histórico-crítica para a educação musical
title_full_unstemmed Música e Educação Escolar: contribuições da estética marxista e da pedagogia histórico-crítica para a educação musical
title_sort Música e Educação Escolar: contribuições da estética marxista e da pedagogia histórico-crítica para a educação musical
author Abreu, Thiago Xavier de [UNESP]
author_facet Abreu, Thiago Xavier de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Newton [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Thiago Xavier de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Pedagogia Histórico-Crítica
Filosofia da Educação
Estética
György Lukács
Music Education
Historical Critical Pedagogy
Philosophy of Education
Aesthetics
topic Educação Musical
Pedagogia Histórico-Crítica
Filosofia da Educação
Estética
György Lukács
Music Education
Historical Critical Pedagogy
Philosophy of Education
Aesthetics
description O tema geral a ser abordado na presente pesquisa é o ensino de música na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, o que corresponde ao estudo de uma educação musical propriamente escolar. Para esta corrente pedagógica a educação é uma atividade de mediação no interior da prática social necessária para o desenvolvimento histórico do gênero humano, sendo a escola a forma historicamente mais desenvolvida do trabalho educativo. Partindo deste entendimento, o objetivo de nossa pesquisa foi determinar elementos filosóficos e pedagógicos para a fundamentação da educação musical escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Por meio da pesquisa bibliográfica, observamos a música como um tipo específico de atividade humana que atua de maneira também específica na constituição da subjetividade. Assim, defendemos a tese de que a explicitação dos principais aspectos dessa especificidade da música no desenvolvimento histórico da dialética entre objetividade e subjetividade pode ser um caminho fértil para a construção de referências para a seleção de conteúdos escolares da educação musical, e para a definição de formas de efetivação do trabalho pedagógico com esses conteúdos. Para tanto, abordamos no primeiro capítulo a música como uma esfera de objetivação humana, isto é, como uma atividade capaz de tornar objetiva a vida afetiva do ser humano, para que dela possa se tomar consciência. No segundo capítulo exploramos o processo histórico de desenvolvimento da objetivação musical, tanto do ponto de vista das relações entre o indivíduo e o gênero humano, quanto das formas educacionais que sustentaram essa trajetória. Por fim, no terceiro capítulo sintetizamos os elementos analisados à luz das especificidades da educação escolar, abordando também as peculiaridades da catarse como momento chave da educação musical. A unidade teórico-metodológica é dada pelo referencial do materialismo histórico-dialético. Esperamos que nosso estudo contribua para a valorização da música no contexto da educação escolar e para a fundamentação teórica da educação musical na perspectiva da pedagogia histórico-crítica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-09T19:36:35Z
2018-10-09T19:36:35Z
2018-08-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/157273
000908844
33004030079P2
2161593951236436
url http://hdl.handle.net/11449/157273
identifier_str_mv 000908844
33004030079P2
2161593951236436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129381050089472