Análise da governança ambiental, social e corporativa (ESG) e sua relação com o marketing ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Emili Matos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252937
Resumo: Em virtude dos crescentes impactos ambientais negativos e da necessidade do cumprimento de metas estabelecidas em conferências e acordos, se faz necessário que empresas adotem práticas sustentáveis. Este estudo explora a evolução da gestão ambiental até o conceito de ESG, considerando-o como diferencial competitivo e potencial redutor de custos. Contextualiza marcos temporais, abordando a normatização ESG e nuances do Marketing Ambiental, incluindo greenwashing. Com abordagem descritiva e exploratória, enfatiza indicadores dos Relatórios de Sustentabilidade do Grupo Boticário, Natura&Co e Mary Kay de 2022. Um indicador de cada eixo (ambiental, social e governança), alinhado à norma ABNT PR 2030/2022, foi selecionado. A análise revela estratégias, desafios e ações, identificam-se as estratégias ESG adotadas e comparando-as, evidenciando alinhamento dos indicadores propostos e ausência de greenwashing. O estudo contribui para a compreensão da integração das práticas ESG e seu reporte, destacando a importância do alinhamento entre sustentabilidade, responsabilidade social e eficácia empresarial.
id UNSP_b8b2be76225246088463f5b7b0d62f3c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252937
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise da governança ambiental, social e corporativa (ESG) e sua relação com o marketing ambientalAnalysis of environmental, social and corporate governance (ESG) and its relationship with environmental marketingGestão ambientalResponsabilidade socioambientalESGMarketing ambientalRelatórios de sustentabilidadeEnvironmental managementSocio-environmental responsibilityEnvironmental marketingSustainability reportsEm virtude dos crescentes impactos ambientais negativos e da necessidade do cumprimento de metas estabelecidas em conferências e acordos, se faz necessário que empresas adotem práticas sustentáveis. Este estudo explora a evolução da gestão ambiental até o conceito de ESG, considerando-o como diferencial competitivo e potencial redutor de custos. Contextualiza marcos temporais, abordando a normatização ESG e nuances do Marketing Ambiental, incluindo greenwashing. Com abordagem descritiva e exploratória, enfatiza indicadores dos Relatórios de Sustentabilidade do Grupo Boticário, Natura&Co e Mary Kay de 2022. Um indicador de cada eixo (ambiental, social e governança), alinhado à norma ABNT PR 2030/2022, foi selecionado. A análise revela estratégias, desafios e ações, identificam-se as estratégias ESG adotadas e comparando-as, evidenciando alinhamento dos indicadores propostos e ausência de greenwashing. O estudo contribui para a compreensão da integração das práticas ESG e seu reporte, destacando a importância do alinhamento entre sustentabilidade, responsabilidade social e eficácia empresarial.In view of the growing negative environmental impacts and the need to meet targets set at conferences and agreements, it is necessary for companies to adopt sustainable practices. This study explores the evolution of environmental management up to the concept of ESG, considering it as a competitive differentiator and potential cost reducer. It contextualizes temporal milestones, addressing ESG standardization and nuances of Environmental Marketing, including greenwashing. With a descriptive and exploratory approach, it emphasizes indicators from the 2022 Sustainability Reports of Grupo Boticário, Natura&Co and Mary Kay. One indicator was selected from each axis (environmental, social and governance), in line with the ABNT PR 2030/2022 standard. The analysis reveals strategies, challenges and actions, identifying the ESG strategies adopted and comparing them, highlighting the alignment of the proposed indicators and the absence of greenwashing. The study contributes to understanding the integration of ESG practices and their reporting, highlighting the importance of alignment between sustainability, social responsibility and corporate effectiveness.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Clauciana Schmidt Bueno de [UNESP]Barbosa, Emili Matos2024-01-22T17:43:30Z2024-01-22T17:43:30Z2023-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/252937porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-23T06:37:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252937Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:42:53.902611Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da governança ambiental, social e corporativa (ESG) e sua relação com o marketing ambiental
Analysis of environmental, social and corporate governance (ESG) and its relationship with environmental marketing
title Análise da governança ambiental, social e corporativa (ESG) e sua relação com o marketing ambiental
spellingShingle Análise da governança ambiental, social e corporativa (ESG) e sua relação com o marketing ambiental
Barbosa, Emili Matos
Gestão ambiental
Responsabilidade socioambiental
ESG
Marketing ambiental
Relatórios de sustentabilidade
Environmental management
Socio-environmental responsibility
Environmental marketing
Sustainability reports
title_short Análise da governança ambiental, social e corporativa (ESG) e sua relação com o marketing ambiental
title_full Análise da governança ambiental, social e corporativa (ESG) e sua relação com o marketing ambiental
title_fullStr Análise da governança ambiental, social e corporativa (ESG) e sua relação com o marketing ambiental
title_full_unstemmed Análise da governança ambiental, social e corporativa (ESG) e sua relação com o marketing ambiental
title_sort Análise da governança ambiental, social e corporativa (ESG) e sua relação com o marketing ambiental
author Barbosa, Emili Matos
author_facet Barbosa, Emili Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Clauciana Schmidt Bueno de [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Emili Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão ambiental
Responsabilidade socioambiental
ESG
Marketing ambiental
Relatórios de sustentabilidade
Environmental management
Socio-environmental responsibility
Environmental marketing
Sustainability reports
topic Gestão ambiental
Responsabilidade socioambiental
ESG
Marketing ambiental
Relatórios de sustentabilidade
Environmental management
Socio-environmental responsibility
Environmental marketing
Sustainability reports
description Em virtude dos crescentes impactos ambientais negativos e da necessidade do cumprimento de metas estabelecidas em conferências e acordos, se faz necessário que empresas adotem práticas sustentáveis. Este estudo explora a evolução da gestão ambiental até o conceito de ESG, considerando-o como diferencial competitivo e potencial redutor de custos. Contextualiza marcos temporais, abordando a normatização ESG e nuances do Marketing Ambiental, incluindo greenwashing. Com abordagem descritiva e exploratória, enfatiza indicadores dos Relatórios de Sustentabilidade do Grupo Boticário, Natura&Co e Mary Kay de 2022. Um indicador de cada eixo (ambiental, social e governança), alinhado à norma ABNT PR 2030/2022, foi selecionado. A análise revela estratégias, desafios e ações, identificam-se as estratégias ESG adotadas e comparando-as, evidenciando alinhamento dos indicadores propostos e ausência de greenwashing. O estudo contribui para a compreensão da integração das práticas ESG e seu reporte, destacando a importância do alinhamento entre sustentabilidade, responsabilidade social e eficácia empresarial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
2024-01-22T17:43:30Z
2024-01-22T17:43:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/252937
url https://hdl.handle.net/11449/252937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128553543270400