O poema concreto: um efeito de estranhamento na conduta dos leitores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/94042 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo verificar a aplicabilidade dos princípios da teoria do efeito de Wolfgang Iser em textos literários com diferentes estruturas composicionais apresentados a diferentes leitores. Como corpus do trabalho utilizamos o texto bíblico “Coríntios”, a canção “Monte Castelo”, de Renato Russo, o soneto “Amor é fogo que arde sem se ver”, de Camões, e o poema concreto “Ferida”, de Augusto de Campos. Além das diferentes estruturas, consideramos a temática do amor e as relações de intertextualidade presentes nos textos. Ao entrevistarmos um grupo de trinta homens e trinta mulheres, procuramos observar o efeito estético na recepção dos textos. Verificamos que houve uma grande preferência pelo texto bíblico e um maior estranhamento em relação ao poema concreto, o que nos fez redefinir o corpus da pesquisa. Utilizamos, desta forma, o poema concreto para analisar os elementos que causaram seu estranhamento pelos leitores. Considerando o texto literário um conector entre o sujeito e a realidade, nosso intuito foi verificar em que medida a percepção dos elementos estéticos aproximou o leitor da função comunicativa do texto ficcional ou nos mostrou o quanto uma leitura escolarizada pode significar uma prática social que, mais do que formar, deforma, transformando leitores reais em simples ledores de textos literários |
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O poema concreto: um efeito de estranhamento na conduta dos leitoresLeituraLiteratura - EsteticaPoesia concretaAnálise do discursoReadingReceptionAesthetic responseLiterary textConcrete poemEste trabalho tem por objetivo verificar a aplicabilidade dos princípios da teoria do efeito de Wolfgang Iser em textos literários com diferentes estruturas composicionais apresentados a diferentes leitores. Como corpus do trabalho utilizamos o texto bíblico “Coríntios”, a canção “Monte Castelo”, de Renato Russo, o soneto “Amor é fogo que arde sem se ver”, de Camões, e o poema concreto “Ferida”, de Augusto de Campos. Além das diferentes estruturas, consideramos a temática do amor e as relações de intertextualidade presentes nos textos. Ao entrevistarmos um grupo de trinta homens e trinta mulheres, procuramos observar o efeito estético na recepção dos textos. Verificamos que houve uma grande preferência pelo texto bíblico e um maior estranhamento em relação ao poema concreto, o que nos fez redefinir o corpus da pesquisa. Utilizamos, desta forma, o poema concreto para analisar os elementos que causaram seu estranhamento pelos leitores. Considerando o texto literário um conector entre o sujeito e a realidade, nosso intuito foi verificar em que medida a percepção dos elementos estéticos aproximou o leitor da função comunicativa do texto ficcional ou nos mostrou o quanto uma leitura escolarizada pode significar uma prática social que, mais do que formar, deforma, transformando leitores reais em simples ledores de textos literáriosThe aim of this study is to understand the theory of aesthetic response and check its application to literary texts read by different readers. The corpus consists of four texts with different structures: text 1 – THE biblical text “Coríntios”, text 2 - The lyrics of “Monte Castelo”, by Renato Russo, text 3 - the concrete poem “Ferida”, by Augusto de Campos and text 4 - the sonnet “Amor é fogo que arde sem se ver”, by Camões. The selection of texts took into account not only the different text structures but also the love theme and the intertextuality among the texts. We interviewed thirty men and thirty women to check the aesthetic response in the readers' receptions of the texts. The biblical text was the favorite one and the concrete poem was not so appreciated by the readers. These data led us to modify the corpus. So, we focused on the concrete poem in order to analyse elements that triggered the different response from the readers. Considering the communicative role of literary texts, which approach man and reality, we wanted to understand how relevant the esthetic elements are to the communicative role of literary texts as well as to check the relationship between basal reading and social formation, which can form, deform and transform real readers into innocent readers of literary textsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Antunes, Benedito [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borges, Ellen Valotta Elias [UNESP]2014-06-11T19:26:52Z2014-06-11T19:26:52Z2011-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis300 f. : il.application/pdfBORGES, Ellen Valotta Elias. O poema concreto: um efeito de estranhamento na conduta dos leitores. 2011. 300 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.http://hdl.handle.net/11449/94042000650436borges_eve_me_assis.pdf33004048019P13316631966157898Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T12:58:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/94042Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:34:08.551101Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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