Análise de sentimento contextual em diálogos utilizando aprendizado de máquina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Luiz Carlos Felix
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182030
Resumo: A disponibilidade cada vez maior de dados em domínio textual tem motivado o desenvolvimento de técnicas baseadas em Processamento de Linguagem Natural para extrair informações estruturadas desse meio. Particularmente ,técnicas de Análise de Sentimento permitem identificar a emoção presente em um fragmento de texto e podem ser utilizadas para diferentes fins, seja priorizar o atendimento de clientes insatisfeitos ou aferir o satisfação do interlocutor durante uma conversa. No que concerne ao uso desse tipo de técnica em diálogos, trabalhos na literatura mostram que considerar informações extraídas de mensagens antecessoras para classificar a atual leva a melhores resultados, seja para a identificação de interlocutores ou intenção das mensagens. Todavia, essa abordagem ainda não tem sido largamente empregada para a Análise de Sentimento e, quando utilizada, a mesma não alia a robustez dos word embeddings, técnica desenvolvida recentemente, com os rótulos preditos no passado, mas considera apenas o histórico de características extraídas anteriormente. O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um modelo baseado em aprendizado de máquina para a Análise de Sentimento em conversas no domínio textual ao levar em consideração seu contexto. Essa fonte de informação pode ser explorada ao considerar rótulos de mensagens anteriores, suas características, a identidade dos interlocutores e como as palavras são combinadas em cada mensagem. Resultados experimentais mostram que estes aspectos permitem superar o estado-da-arte em quatro bases de dados diferentes.
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