Análise do processo inclusivo em uma escola estadual no município de bauru: a voz de um aluno com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lippe, Eliza Márcia Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Alves, Fabio de Souza, Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140205
http://hdl.handle.net/11449/134990
Resumo: The proposal of inclusive education in the state government of São Paulo is based on curriculum adaptation. This study aimed to analyse the voice of the student with vision impairment included in a regular classroom. Textual Discourse Analysis was used for data analysis.the The results showed that the student with vision impairment is simply located in the regular classroom, and public policies pay little heed to their inclusion. In this sense, we notice the need for regular classroom teachers ongoing formation, so that they can conform their procedures, and also develop a dialogue with expert teachers, using the resource rooms as a place for support.
id UNSP_c765ec4f54b756db1b7570e3daf668a8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134990
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise do processo inclusivo em uma escola estadual no município de bauru: a voz de um aluno com deficiência visualAnalysis of inclusive process in a stateschool in the municipality of bauru: the voice of a student with vision impairmentInclusive educationVision impairmentScience teachingInclusão educacionalDeficiência visualEnsino de ciênciasThe proposal of inclusive education in the state government of São Paulo is based on curriculum adaptation. This study aimed to analyse the voice of the student with vision impairment included in a regular classroom. Textual Discourse Analysis was used for data analysis.the The results showed that the student with vision impairment is simply located in the regular classroom, and public policies pay little heed to their inclusion. In this sense, we notice the need for regular classroom teachers ongoing formation, so that they can conform their procedures, and also develop a dialogue with expert teachers, using the resource rooms as a place for support.A proposta de educação inclusiva do governo estadual de São Paulo baseia-se na adaptação curricular. O presente estudo teve por ob jetivo analisar a voz do aluno com deficiência visual incluído na sala de aula regular. Utilizou-se, para análise dos dados, a Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos demonstraram que o aluno com defi ciência visual está apenas inserido na sala de aula regular, e as políticas públicas pouco se atentam para a sua inclusão. Nesse sentido, observa mos a necessidade de uma formação continuada dos professores da sala regular, não apenas para adequar suas metodologias, mas também para que eles se preocupem em dialogar com os professores especialistas, empregando as salas de recursos como um espaço de apoio.Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq)Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de São Paulo – USPUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade de São Paulo (USP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lippe, Eliza Márcia OliveiraAlves, Fabio de SouzaCamargo, Eder Pires de [UNESP]2016-03-02T12:59:16Z2016-03-02T12:59:16Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article81-94application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140205Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 2, p. 81-94, 2012.1983-2117http://hdl.handle.net/11449/13499010.1590/1983-21172012140205S1983-21172012000200081S1983-21172012000200081.pdf3417921730250572Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-30T06:16:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134990Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:40:13.360548Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do processo inclusivo em uma escola estadual no município de bauru: a voz de um aluno com deficiência visual
Analysis of inclusive process in a stateschool in the municipality of bauru: the voice of a student with vision impairment
title Análise do processo inclusivo em uma escola estadual no município de bauru: a voz de um aluno com deficiência visual
spellingShingle Análise do processo inclusivo em uma escola estadual no município de bauru: a voz de um aluno com deficiência visual
Lippe, Eliza Márcia Oliveira
Inclusive education
Vision impairment
Science teaching
Inclusão educacional
Deficiência visual
Ensino de ciências
title_short Análise do processo inclusivo em uma escola estadual no município de bauru: a voz de um aluno com deficiência visual
title_full Análise do processo inclusivo em uma escola estadual no município de bauru: a voz de um aluno com deficiência visual
title_fullStr Análise do processo inclusivo em uma escola estadual no município de bauru: a voz de um aluno com deficiência visual
title_full_unstemmed Análise do processo inclusivo em uma escola estadual no município de bauru: a voz de um aluno com deficiência visual
title_sort Análise do processo inclusivo em uma escola estadual no município de bauru: a voz de um aluno com deficiência visual
author Lippe, Eliza Márcia Oliveira
author_facet Lippe, Eliza Márcia Oliveira
Alves, Fabio de Souza
Camargo, Eder Pires de [UNESP]
author_role author
author2 Alves, Fabio de Souza
Camargo, Eder Pires de [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lippe, Eliza Márcia Oliveira
Alves, Fabio de Souza
Camargo, Eder Pires de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusive education
Vision impairment
Science teaching
Inclusão educacional
Deficiência visual
Ensino de ciências
topic Inclusive education
Vision impairment
Science teaching
Inclusão educacional
Deficiência visual
Ensino de ciências
description The proposal of inclusive education in the state government of São Paulo is based on curriculum adaptation. This study aimed to analyse the voice of the student with vision impairment included in a regular classroom. Textual Discourse Analysis was used for data analysis.the The results showed that the student with vision impairment is simply located in the regular classroom, and public policies pay little heed to their inclusion. In this sense, we notice the need for regular classroom teachers ongoing formation, so that they can conform their procedures, and also develop a dialogue with expert teachers, using the resource rooms as a place for support.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-03-02T12:59:16Z
2016-03-02T12:59:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140205
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 2, p. 81-94, 2012.
1983-2117
http://hdl.handle.net/11449/134990
10.1590/1983-21172012140205
S1983-21172012000200081
S1983-21172012000200081.pdf
3417921730250572
url http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140205
http://hdl.handle.net/11449/134990
identifier_str_mv Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 2, p. 81-94, 2012.
1983-2117
10.1590/1983-21172012140205
S1983-21172012000200081
S1983-21172012000200081.pdf
3417921730250572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81-94
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128235744002048