Narrativas no ensino de funções por meio de investigações matemáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Márcio Urel [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91066
Resumo: A presente pesquisa apresenta as possibilidades didático-pedagógicas das narrativas por meio da perspectiva metodológica das Investigações Matemáticas no ensino do conceito de Função. Assim sendo, tecemos algumas considerações a respeito das narrativas no contexto da sala de aula com o intuito de destaca-lás como um meio de viabilizar a comunicação de idéias matemáticas em sala de aula. Com essas perspectivas, buscamos responder a seguinte questão de investigação: Quais são as possibilidades didático-pedagógicas das narrativas no contexto do ensino de funções? Desta maneira, objetivamos investigar e ressaltar as possibilidades didático-pedagógicas das narrativas no processo de ensinar e aprender Funções. Metodologicamente, qualificamos nossa pesquisa como qualitativa interpretativa que utiliza as narrativas como objeto de estudo, a qual propõe que as narrativas são histórias de aprendizagens dos alunos por meio dos seus processos vividos e de suas experiências. A coleta de dados foi realizada junto aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental do Colégio Adventista de Barra do Bugres/MT. Para isso, utilizamos gravações em áudio, entrevistas, diários de bordo do pesquisador, narrativas escritas, questionários e observações diretas como procedimentos metodológicos para a coleta de dados da pesquisa. Destacamos, também, a perspectiva metodológica das Investigações Matemáticas de acordo com Ponte (2003) e Abrantes et al. (1999), com as tarefas de natureza exploratório-investigativas envolvendo o tema Funções. Na análise realizada, evidenciamos indícios de uma cultura diferenciada, a qual valoriza aspectos argumentativos e comunicativos em sala de aula. Esses aspectos se apresentam como potencialidades didático-pedagógicas das narrativas para o processo de ensinar e aprender Funções.
id UNSP_cda547f633cf182527836e3628f39677
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91066
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Narrativas no ensino de funções por meio de investigações matemáticasMatemática - Estudo e ensinoNarrativesConcept of functionsMathematical investigationA presente pesquisa apresenta as possibilidades didático-pedagógicas das narrativas por meio da perspectiva metodológica das Investigações Matemáticas no ensino do conceito de Função. Assim sendo, tecemos algumas considerações a respeito das narrativas no contexto da sala de aula com o intuito de destaca-lás como um meio de viabilizar a comunicação de idéias matemáticas em sala de aula. Com essas perspectivas, buscamos responder a seguinte questão de investigação: Quais são as possibilidades didático-pedagógicas das narrativas no contexto do ensino de funções? Desta maneira, objetivamos investigar e ressaltar as possibilidades didático-pedagógicas das narrativas no processo de ensinar e aprender Funções. Metodologicamente, qualificamos nossa pesquisa como qualitativa interpretativa que utiliza as narrativas como objeto de estudo, a qual propõe que as narrativas são histórias de aprendizagens dos alunos por meio dos seus processos vividos e de suas experiências. A coleta de dados foi realizada junto aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental do Colégio Adventista de Barra do Bugres/MT. Para isso, utilizamos gravações em áudio, entrevistas, diários de bordo do pesquisador, narrativas escritas, questionários e observações diretas como procedimentos metodológicos para a coleta de dados da pesquisa. Destacamos, também, a perspectiva metodológica das Investigações Matemáticas de acordo com Ponte (2003) e Abrantes et al. (1999), com as tarefas de natureza exploratório-investigativas envolvendo o tema Funções. Na análise realizada, evidenciamos indícios de uma cultura diferenciada, a qual valoriza aspectos argumentativos e comunicativos em sala de aula. Esses aspectos se apresentam como potencialidades didático-pedagógicas das narrativas para o processo de ensinar e aprender Funções.This research presents the didactic and pedagogical possibilities of narratives by means of the methodological perspective of Mathematical Investigation context in the teaching of the function concept. Thus being, we weave some considerações regarding the narratives in the context of the classroom with the intention of detaches-lass as a way to also make possible the communication of mathematical ideas in classroom. With these perspectives, we search to answer to the following problem of inquiry: what are the didactic-pedagogical possibilities of narratives in the functions teaching context? In that way, we aim to investigate and to headlight the didactic-pedagogical possibilities of narratives in the process of teaching and learning functions. Methodologically, we characterize our research as qualitative interpretative that uses the narratives as object of analysis to disclose its didactic-pedagogical potentialities in the education of functions. The data collection was taken with students of a last-middle-school class of School Adventist of Barra do Bugres/MT, for that, we used audio recordings, interviews, researcher s on a board diary, written narratives, questionnaires and direct observations as devices to collect data research. We detach, also, the methodological perspective of the Mathematical Inquiries in accordance with Ponte (2003) and Abrantes et al. (1999), with the exploratório - investigativas tasks of nature involving the subject Functions. In the carried through analysis, we evidence indications of differentiated culture, which values argumentations and communications aspects in classroom. These aspects if present potentialities of the narratives will be the process you teach and you learn functions.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Márcio Urel [UNESP]2014-06-11T19:24:52Z2014-06-11T19:24:52Z2007-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis305 f. : il., gráfs., tabs., fots.application/pdfRODRIGUES, Márcio Urel. Narrativas no ensino de funções por meio de investigações matemáticas. 2007. 305 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.http://hdl.handle.net/11449/91066000494397rodrigues_mu_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T06:10:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91066Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:29:41.142475Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas no ensino de funções por meio de investigações matemáticas
title Narrativas no ensino de funções por meio de investigações matemáticas
spellingShingle Narrativas no ensino de funções por meio de investigações matemáticas
Rodrigues, Márcio Urel [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Narratives
Concept of functions
Mathematical investigation
title_short Narrativas no ensino de funções por meio de investigações matemáticas
title_full Narrativas no ensino de funções por meio de investigações matemáticas
title_fullStr Narrativas no ensino de funções por meio de investigações matemáticas
title_full_unstemmed Narrativas no ensino de funções por meio de investigações matemáticas
title_sort Narrativas no ensino de funções por meio de investigações matemáticas
author Rodrigues, Márcio Urel [UNESP]
author_facet Rodrigues, Márcio Urel [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Márcio Urel [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Narratives
Concept of functions
Mathematical investigation
topic Matemática - Estudo e ensino
Narratives
Concept of functions
Mathematical investigation
description A presente pesquisa apresenta as possibilidades didático-pedagógicas das narrativas por meio da perspectiva metodológica das Investigações Matemáticas no ensino do conceito de Função. Assim sendo, tecemos algumas considerações a respeito das narrativas no contexto da sala de aula com o intuito de destaca-lás como um meio de viabilizar a comunicação de idéias matemáticas em sala de aula. Com essas perspectivas, buscamos responder a seguinte questão de investigação: Quais são as possibilidades didático-pedagógicas das narrativas no contexto do ensino de funções? Desta maneira, objetivamos investigar e ressaltar as possibilidades didático-pedagógicas das narrativas no processo de ensinar e aprender Funções. Metodologicamente, qualificamos nossa pesquisa como qualitativa interpretativa que utiliza as narrativas como objeto de estudo, a qual propõe que as narrativas são histórias de aprendizagens dos alunos por meio dos seus processos vividos e de suas experiências. A coleta de dados foi realizada junto aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental do Colégio Adventista de Barra do Bugres/MT. Para isso, utilizamos gravações em áudio, entrevistas, diários de bordo do pesquisador, narrativas escritas, questionários e observações diretas como procedimentos metodológicos para a coleta de dados da pesquisa. Destacamos, também, a perspectiva metodológica das Investigações Matemáticas de acordo com Ponte (2003) e Abrantes et al. (1999), com as tarefas de natureza exploratório-investigativas envolvendo o tema Funções. Na análise realizada, evidenciamos indícios de uma cultura diferenciada, a qual valoriza aspectos argumentativos e comunicativos em sala de aula. Esses aspectos se apresentam como potencialidades didático-pedagógicas das narrativas para o processo de ensinar e aprender Funções.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-28
2014-06-11T19:24:52Z
2014-06-11T19:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Márcio Urel. Narrativas no ensino de funções por meio de investigações matemáticas. 2007. 305 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/91066
000494397
rodrigues_mu_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv RODRIGUES, Márcio Urel. Narrativas no ensino de funções por meio de investigações matemáticas. 2007. 305 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
000494397
rodrigues_mu_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 305 f. : il., gráfs., tabs., fots.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128520231059456