Immanuel Kant: contribuições ao filósofo e ao educador a partir de sua reflexão sobre o esclarecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unoeste.br/site/pos/enapi/2011/suplementos/documentos/Humanarum-PDF/CDEduca%C3%A7%C3%A3o.pdf
http://hdl.handle.net/11449/115242
Resumo: Por meio deste artigo pretendo oferecer e promover uma discussão iniciada por Immanuel Kant no século XVIII, a qual possibilita repensar nossa educação atual, atrelada à sociedade da informação. Pensar uma escola que oriente as pessoas em uma formação mais humana é de suma importância em nossos dias, especialmente uma formação dos próprios educadores que tenham condições de pensar sobre si e sua própria atuação. Nesse sentido, completando a proposta de Kant sobre a coragem de orientar-se por meio do próprio entendimento e de chegar à emancipação, Michel Foucault indica uma nova forma que não se alimenta somente de dados e que não se limita a descrever ou analisar a situação atual, mas que integra o ator no seu momento presente; a esta forma de pensar ele chamou de ontologia do presente, a qual neste texto recebe destaque.
id UNSP_d051aae09d47aa30225c052844a40b34
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115242
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Immanuel Kant: contribuições ao filósofo e ao educador a partir de sua reflexão sobre o esclarecimentoEducaçãoEnsino de FilosofiaFilosofia da EducaçãoPor meio deste artigo pretendo oferecer e promover uma discussão iniciada por Immanuel Kant no século XVIII, a qual possibilita repensar nossa educação atual, atrelada à sociedade da informação. Pensar uma escola que oriente as pessoas em uma formação mais humana é de suma importância em nossos dias, especialmente uma formação dos próprios educadores que tenham condições de pensar sobre si e sua própria atuação. Nesse sentido, completando a proposta de Kant sobre a coragem de orientar-se por meio do próprio entendimento e de chegar à emancipação, Michel Foucault indica uma nova forma que não se alimenta somente de dados e que não se limita a descrever ou analisar a situação atual, mas que integra o ator no seu momento presente; a esta forma de pensar ele chamou de ontologia do presente, a qual neste texto recebe destaque.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Acapulco, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Acapulco, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP]2015-02-24T13:57:54Z2015-02-24T13:57:54Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article668-675http://www.unoeste.br/site/pos/enapi/2011/suplementos/documentos/Humanarum-PDF/CDEduca%C3%A7%C3%A3o.pdfColloquium Humanarum, v. 8, suplemento especial, p. 668-675, 2011.1809-8207http://hdl.handle.net/11449/11524221918638733144150000-0003-4945-1681Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColloquium Humanaruminfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-12T18:58:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115242Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:58:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Immanuel Kant: contribuições ao filósofo e ao educador a partir de sua reflexão sobre o esclarecimento
title Immanuel Kant: contribuições ao filósofo e ao educador a partir de sua reflexão sobre o esclarecimento
spellingShingle Immanuel Kant: contribuições ao filósofo e ao educador a partir de sua reflexão sobre o esclarecimento
Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP]
Educação
Ensino de Filosofia
Filosofia da Educação
title_short Immanuel Kant: contribuições ao filósofo e ao educador a partir de sua reflexão sobre o esclarecimento
title_full Immanuel Kant: contribuições ao filósofo e ao educador a partir de sua reflexão sobre o esclarecimento
title_fullStr Immanuel Kant: contribuições ao filósofo e ao educador a partir de sua reflexão sobre o esclarecimento
title_full_unstemmed Immanuel Kant: contribuições ao filósofo e ao educador a partir de sua reflexão sobre o esclarecimento
title_sort Immanuel Kant: contribuições ao filósofo e ao educador a partir de sua reflexão sobre o esclarecimento
author Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP]
author_facet Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino de Filosofia
Filosofia da Educação
topic Educação
Ensino de Filosofia
Filosofia da Educação
description Por meio deste artigo pretendo oferecer e promover uma discussão iniciada por Immanuel Kant no século XVIII, a qual possibilita repensar nossa educação atual, atrelada à sociedade da informação. Pensar uma escola que oriente as pessoas em uma formação mais humana é de suma importância em nossos dias, especialmente uma formação dos próprios educadores que tenham condições de pensar sobre si e sua própria atuação. Nesse sentido, completando a proposta de Kant sobre a coragem de orientar-se por meio do próprio entendimento e de chegar à emancipação, Michel Foucault indica uma nova forma que não se alimenta somente de dados e que não se limita a descrever ou analisar a situação atual, mas que integra o ator no seu momento presente; a esta forma de pensar ele chamou de ontologia do presente, a qual neste texto recebe destaque.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-02-24T13:57:54Z
2015-02-24T13:57:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unoeste.br/site/pos/enapi/2011/suplementos/documentos/Humanarum-PDF/CDEduca%C3%A7%C3%A3o.pdf
Colloquium Humanarum, v. 8, suplemento especial, p. 668-675, 2011.
1809-8207
http://hdl.handle.net/11449/115242
2191863873314415
0000-0003-4945-1681
url http://www.unoeste.br/site/pos/enapi/2011/suplementos/documentos/Humanarum-PDF/CDEduca%C3%A7%C3%A3o.pdf
http://hdl.handle.net/11449/115242
identifier_str_mv Colloquium Humanarum, v. 8, suplemento especial, p. 668-675, 2011.
1809-8207
2191863873314415
0000-0003-4945-1681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Colloquium Humanarum
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 668-675
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128198208126976