Reflexões sobre o curso de extensão universitária introdução ao spring

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girardi, Eduardo Paulon [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Peterlin, Gustavo Henrique de Campos [UNESP], Meneguette, Arlete Aparecida Correia [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143644
Resumo: As novas tecnologias têm estado cada vez mais presentes no desenvolvimento das pesquisas científicas. A Cartografia, em suas práticas, também passou nos últimos anos por um profundo processo de informatização de seus procedimentos. Estas mesmas alterações têm sido verificadas nas práticas cartográficas da Geografia, o que faz com que seja necessária a atualização do geógrafo quanto a esses novos procedimentos. Com base nessa premissa foi ministrado um Curso de Extensão Universitária aos alunos do Curso de Bacharelado em Geografia da Unesp Campus de Presidente Prudente, com carga horária de 30 hs/a divididas em 10 encontros de 3 hs/a. Desenvolver um protótipo de Sistema de Informações Geográficas (SIG) para o Pontal do Paranapanema (UGRHI-22), que pudesse ser utilizado em aplicações ambientais. Os temas abordados foram: visão geral do SPRING, leitura de imagens, importação e edição de dados vetoriais, registro de imagens, mosaico e recorte de imagens. A avaliação da aprendizagem foi feita durante todo o Curso, sendo a nota final obtida a partir da avaliação formativa (realização de atividades de aprendizagem) e avaliação somativa (desenvolvimento de um protótipo de SIG). Ao longo do Curso os alunos elaboraram relatórios contendo as atividades desenvolvidas. Dos 13 inscritos, somente 9 (69%) concluíram o Curso com sucesso e esse resultado levou a equipe de formadores a refletir sobre os motivos dessa evasão de 31% (4 alunos). As principais dificuldades encontradas foram: falta de domínio da microinformática, deficiência de conteúdo em Cartografia e Sensoriamento Remoto, pouco interesse individual pelo tema apesar do incentivo dos demais participantes mais envolvidos com o Curso. Desta forma, algumas sugestões deveriam ser implementadas desde os primeiros anos do Curso de Licenciatura, antes mesmo do ingresso dos estudantes no Bacharelado, principalmente no que se refere à fundamentação teórico-metodológica e na capacitação tecnológica, o que requer o oferecimento de outros Cursos de Extensão Universitária que supram esta necessidade. Outra constatação se refere ao número de estudantes quando comparado ao número de formadores, o que fez com a equipe decidisse reduzir o número de alunos por turma na próxima edição do Curso, mantendo o número de formadores em 3, o que oportunizará um atendimento personalizado, sendo alocado um microcomputador para cada aluno. Assim sendo, no período de 16/09 a 07/12/2005, um novo Curso de Extensão Universitária será ministrado para 20 estudantes divididos em 4 turmas de 5 alunos. Novas reflexões poderão ser realizadas após o oferecimento do novo Curso para se verificar se a evasão foi evitada e se a aprendizagem se tornou mais significativa.
id UNSP_d0a084263b3c886fda917b9bc8750dd5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143644
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Reflexões sobre o curso de extensão universitária introdução ao springAs novas tecnologias têm estado cada vez mais presentes no desenvolvimento das pesquisas científicas. A Cartografia, em suas práticas, também passou nos últimos anos por um profundo processo de informatização de seus procedimentos. Estas mesmas alterações têm sido verificadas nas práticas cartográficas da Geografia, o que faz com que seja necessária a atualização do geógrafo quanto a esses novos procedimentos. Com base nessa premissa foi ministrado um Curso de Extensão Universitária aos alunos do Curso de Bacharelado em Geografia da Unesp Campus de Presidente Prudente, com carga horária de 30 hs/a divididas em 10 encontros de 3 hs/a. Desenvolver um protótipo de Sistema de Informações Geográficas (SIG) para o Pontal do Paranapanema (UGRHI-22), que pudesse ser utilizado em aplicações ambientais. Os temas abordados foram: visão geral do SPRING, leitura de imagens, importação e edição de dados vetoriais, registro de imagens, mosaico e recorte de imagens. A avaliação da aprendizagem foi feita durante todo o Curso, sendo a nota final obtida a partir da avaliação formativa (realização de atividades de aprendizagem) e avaliação somativa (desenvolvimento de um protótipo de SIG). Ao longo do Curso os alunos elaboraram relatórios contendo as atividades desenvolvidas. Dos 13 inscritos, somente 9 (69%) concluíram o Curso com sucesso e esse resultado levou a equipe de formadores a refletir sobre os motivos dessa evasão de 31% (4 alunos). As principais dificuldades encontradas foram: falta de domínio da microinformática, deficiência de conteúdo em Cartografia e Sensoriamento Remoto, pouco interesse individual pelo tema apesar do incentivo dos demais participantes mais envolvidos com o Curso. Desta forma, algumas sugestões deveriam ser implementadas desde os primeiros anos do Curso de Licenciatura, antes mesmo do ingresso dos estudantes no Bacharelado, principalmente no que se refere à fundamentação teórico-metodológica e na capacitação tecnológica, o que requer o oferecimento de outros Cursos de Extensão Universitária que supram esta necessidade. Outra constatação se refere ao número de estudantes quando comparado ao número de formadores, o que fez com a equipe decidisse reduzir o número de alunos por turma na próxima edição do Curso, mantendo o número de formadores em 3, o que oportunizará um atendimento personalizado, sendo alocado um microcomputador para cada aluno. Assim sendo, no período de 16/09 a 07/12/2005, um novo Curso de Extensão Universitária será ministrado para 20 estudantes divididos em 4 turmas de 5 alunos. Novas reflexões poderão ser realizadas após o oferecimento do novo Curso para se verificar se a evasão foi evitada e se a aprendizagem se tornou mais significativa.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Girardi, Eduardo Paulon [UNESP]Peterlin, Gustavo Henrique de Campos [UNESP]Meneguette, Arlete Aparecida Correia [UNESP]2016-09-01T13:58:21Z2016-09-01T13:58:21Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject243application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 243http://hdl.handle.net/11449/1436442005-243-girardi.pdf42725276374957480000-0002-3039-5416PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:02:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143644Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:12:09.992478Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o curso de extensão universitária introdução ao spring
title Reflexões sobre o curso de extensão universitária introdução ao spring
spellingShingle Reflexões sobre o curso de extensão universitária introdução ao spring
Girardi, Eduardo Paulon [UNESP]
title_short Reflexões sobre o curso de extensão universitária introdução ao spring
title_full Reflexões sobre o curso de extensão universitária introdução ao spring
title_fullStr Reflexões sobre o curso de extensão universitária introdução ao spring
title_full_unstemmed Reflexões sobre o curso de extensão universitária introdução ao spring
title_sort Reflexões sobre o curso de extensão universitária introdução ao spring
author Girardi, Eduardo Paulon [UNESP]
author_facet Girardi, Eduardo Paulon [UNESP]
Peterlin, Gustavo Henrique de Campos [UNESP]
Meneguette, Arlete Aparecida Correia [UNESP]
author_role author
author2 Peterlin, Gustavo Henrique de Campos [UNESP]
Meneguette, Arlete Aparecida Correia [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Girardi, Eduardo Paulon [UNESP]
Peterlin, Gustavo Henrique de Campos [UNESP]
Meneguette, Arlete Aparecida Correia [UNESP]
description As novas tecnologias têm estado cada vez mais presentes no desenvolvimento das pesquisas científicas. A Cartografia, em suas práticas, também passou nos últimos anos por um profundo processo de informatização de seus procedimentos. Estas mesmas alterações têm sido verificadas nas práticas cartográficas da Geografia, o que faz com que seja necessária a atualização do geógrafo quanto a esses novos procedimentos. Com base nessa premissa foi ministrado um Curso de Extensão Universitária aos alunos do Curso de Bacharelado em Geografia da Unesp Campus de Presidente Prudente, com carga horária de 30 hs/a divididas em 10 encontros de 3 hs/a. Desenvolver um protótipo de Sistema de Informações Geográficas (SIG) para o Pontal do Paranapanema (UGRHI-22), que pudesse ser utilizado em aplicações ambientais. Os temas abordados foram: visão geral do SPRING, leitura de imagens, importação e edição de dados vetoriais, registro de imagens, mosaico e recorte de imagens. A avaliação da aprendizagem foi feita durante todo o Curso, sendo a nota final obtida a partir da avaliação formativa (realização de atividades de aprendizagem) e avaliação somativa (desenvolvimento de um protótipo de SIG). Ao longo do Curso os alunos elaboraram relatórios contendo as atividades desenvolvidas. Dos 13 inscritos, somente 9 (69%) concluíram o Curso com sucesso e esse resultado levou a equipe de formadores a refletir sobre os motivos dessa evasão de 31% (4 alunos). As principais dificuldades encontradas foram: falta de domínio da microinformática, deficiência de conteúdo em Cartografia e Sensoriamento Remoto, pouco interesse individual pelo tema apesar do incentivo dos demais participantes mais envolvidos com o Curso. Desta forma, algumas sugestões deveriam ser implementadas desde os primeiros anos do Curso de Licenciatura, antes mesmo do ingresso dos estudantes no Bacharelado, principalmente no que se refere à fundamentação teórico-metodológica e na capacitação tecnológica, o que requer o oferecimento de outros Cursos de Extensão Universitária que supram esta necessidade. Outra constatação se refere ao número de estudantes quando comparado ao número de formadores, o que fez com a equipe decidisse reduzir o número de alunos por turma na próxima edição do Curso, mantendo o número de formadores em 3, o que oportunizará um atendimento personalizado, sendo alocado um microcomputador para cada aluno. Assim sendo, no período de 16/09 a 07/12/2005, um novo Curso de Extensão Universitária será ministrado para 20 estudantes divididos em 4 turmas de 5 alunos. Novas reflexões poderão ser realizadas após o oferecimento do novo Curso para se verificar se a evasão foi evitada e se a aprendizagem se tornou mais significativa.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:21Z
2016-09-01T13:58:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 243
http://hdl.handle.net/11449/143644
2005-243-girardi.pdf
4272527637495748
0000-0002-3039-5416
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143644
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 243
2005-243-girardi.pdf
4272527637495748
0000-0002-3039-5416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 243
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128770366767104