O Programa UNI no Brasil: uma avaliação da coerência no seu processo de formulação e implementação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Auristela Maciel [UNESP]
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Cecílio, Luiz Carlos de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32831998000200007
http://hdl.handle.net/11449/30369
Resumo: O estudo avaliou a coerência do ideário do Programa UNI, em três projetos no Brasil, analisando a relação entre Propósitos, Métodos e Organização, à luz do Postulado de Coerência de Mario Testa. Bibliografia sobre o Programa UNI e entrevistas com doze atores do seu processo, agrupados como Formuladores do Programa UNI, Diretores de Projetos UNI e Avaliadores, compuseram o material empírico. Este foi recortado, sistematizado e analisado segundo categorias analíticas de determinação, condicionamento, sujeito coletivo e paradigma e segundo categorias empíricas de propósito, método e organização. Evidenciou-se uma formulação idealizada do espaço real de operacionalização dos Projetos e a presença de linhas de determinação e condicionamento construídas, dialeticamente, no espaço concreto de atuação dos atores e na relação entre sujeito e objeto, algumas vezes, em sentido contrário ao que previamente se supôs na formulação do Programa. A investigação conseguiu identificar movimentos de mudanças nas realidades dos Projetos UNI, tanto na universidade, como nos serviços de saúde e comunidade. As limitações presentes no referencial teórico funcionalista, adotado na formulação inicial do Programa e na pouca valorização dada às linhas de condicionamento ou determinação que partem das organizações podem ser apontadas como explicações para o não alcance de sua eficácia plena.
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spelling O Programa UNI no Brasil: uma avaliação da coerência no seu processo de formulação e implementaçãoThe UNI Program in Brazil: an evaluation of the coherence of its development and implementation processesSaúde Pública-AvaliaçãoComunidadeComunidadePublic Health-EvaluationCommunityCommunityO estudo avaliou a coerência do ideário do Programa UNI, em três projetos no Brasil, analisando a relação entre Propósitos, Métodos e Organização, à luz do Postulado de Coerência de Mario Testa. Bibliografia sobre o Programa UNI e entrevistas com doze atores do seu processo, agrupados como Formuladores do Programa UNI, Diretores de Projetos UNI e Avaliadores, compuseram o material empírico. Este foi recortado, sistematizado e analisado segundo categorias analíticas de determinação, condicionamento, sujeito coletivo e paradigma e segundo categorias empíricas de propósito, método e organização. Evidenciou-se uma formulação idealizada do espaço real de operacionalização dos Projetos e a presença de linhas de determinação e condicionamento construídas, dialeticamente, no espaço concreto de atuação dos atores e na relação entre sujeito e objeto, algumas vezes, em sentido contrário ao que previamente se supôs na formulação do Programa. A investigação conseguiu identificar movimentos de mudanças nas realidades dos Projetos UNI, tanto na universidade, como nos serviços de saúde e comunidade. As limitações presentes no referencial teórico funcionalista, adotado na formulação inicial do Programa e na pouca valorização dada às linhas de condicionamento ou determinação que partem das organizações podem ser apontadas como explicações para o não alcance de sua eficácia plena.This study assessed the coherence of the set of ideas behind the UNI Program, over three projects in Brazil, analyzing the relationship between Purposes, Methods, and Organization, in the light of Mario Testa's coherence postulate. The empirical material on which this paper was based consisted of bibliography on the UNI Program and interviews with twelve key individuals, actors who helped shape the process. These were classified into three groups: UNI Program Formulators, UNI Project Directors, and Evaluators. The data were edited, systematized and analyzed according to both analytical categories (determination, conditioning, collective subject and paradigm) and empirical categories (purpose, method and organization). The analysis evidenced an idealized view of the true context within which the Projects are made operational. Furthermore, it identified dialectically constructed lines of determination and conditioning, within the actual scenario of the actors, and in the relationship between subject and object, sometimes in a direction directly contrary to that which had been taken for granted during the formulation of the Program. The investigation also identified shifts towards change in the reality of the UNI Projects, whether at the university or within health and community services. The limitations present both in the theoretical functionalistic frame of reference adopted during the initial structuring of the Program, and in the limited importance granted to the lines of conditioning or determination that organizations issue, may be considered as the explanation for the Program's failure to attain full efficacy.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Centro de Saúde EscolaUniversidade Estadual de Campinas Faculdade de Ciências Médicas Departamento de Medicina Preventiva e SocialUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Centro de Saúde EscolaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Lins, Auristela Maciel [UNESP]Cecílio, Luiz Carlos de Oliveira2014-05-20T15:17:13Z2014-05-20T15:17:13Z1998-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article87-106application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32831998000200007Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 2, n. 3, p. 87-106, 1998.1414-3283http://hdl.handle.net/11449/3036910.1590/S1414-32831998000200007S1414-32831998000200007S1414-32831998000200007.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInterface - Comunicação, Saúde, Educação0,417info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-23T06:07:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30369Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:44:02.177777Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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