Aprendizagem baseada em equipes: Um ensaio clinico randomizado na graduação em enfermagem e a construção de tecnologia educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sakamoto, Sabrina Ramires
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152340
Resumo: RESUMO Introdução. As metodologias ativas e os métodos inovadores de ensino-aprendizagem mostram uma movimentação do ensinar para o aprender e o desvio do foco do docente para o aluno, que assume a corresponsabilidade pelo seu aprendizado. A Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) é uma ferramenta relativamente nova, baseada em equipes, construtivismo, raciocínio aprofundado e no pensamento crítico. Objetivo. Analisar após 30 dias a apreensão do conhecimento em segurança cirúrgica em alunos de um curso de graduação em enfermagem, comparando aula expositiva dialogada presencial à aula com a utilização da ABE; Elaborar um produto e validar esse vídeo educativo direcionado aos professores do ensino superior. Método. O estudo foi realizado em duas etapas, (entre os meses de janeiro a março de 2017). A primeira, um ensaio clínico randomizado, desenvolvido na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, na Faculdade de Medicina de Botucatu, Curso de Graduação em Enfermagem junto à Disciplina de Enfermagem em Centro Cirúrgico. A amostra foram os alunos regularmente matriculados no 3º ano de graduação em enfermagem da disciplina. Foram randomizados em dois grupos, um com 14 alunos para intervenção experimental (ABE) e outro com 14 alunos para o grupo controle (aula expositiva dialogada). O desfecho primário foi a apreensão do conhecimento, após 30 dias da realização das aulas, comparando-se os grupos. A segunda etapa consistiu em uma pesquisa metodológica, de caráter descritivo, e no desenvolvimento e validação de um vídeo educativo, pelo Software Powtoon realizado no Núcleo de Educação a Distância Tecnologia Informação em Saúde (NEAD. TIS). O vídeo foi validado por 16 juízes especialistas na área de saúde e com experiência no uso de ABE, que responderam um questionário com 13 requisitos. Aspectos éticos e legais, foi cadastrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos ReBEC (número: RBR-4F32XY) e Resolução 466/12. Resultados. No ensaio clínico os alunos da avaliação do pré-teste mostraram no grupo ABE mais acertos do que no grupo da aula expositiva dialogada. Após 30 dias o grupo ABE também apresentou mais acertos, no entanto sem diferença significativa. Os índices de validação do vídeo tutorial criado variaram de 1,0 a 0,81, com média global de 0,89, valores considerados satisfatórios dentro do valor referencial teórico. Conclusões. Nesse estudo não houve diferença significativa entre os grupos. O vídeo foi construído embasado no referencial teórico de Falkembach e seu conteúdo foi validado por professores do ensino superior
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spelling Aprendizagem baseada em equipes: Um ensaio clinico randomizado na graduação em enfermagem e a construção de tecnologia educativaTeam-based learning: A randomized clinical trial in undergraduate nursing and the constriction of educational technologyEnsaio Clínico Controlado Randomizado.EducaçãoSuperior.Enfermagem.Segurança do pacienteEstudos de validaçãoRandomized Controlled TrialEducationTeam Based learningSurgerySafety ManagementValidation StudiesRESUMO Introdução. As metodologias ativas e os métodos inovadores de ensino-aprendizagem mostram uma movimentação do ensinar para o aprender e o desvio do foco do docente para o aluno, que assume a corresponsabilidade pelo seu aprendizado. A Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) é uma ferramenta relativamente nova, baseada em equipes, construtivismo, raciocínio aprofundado e no pensamento crítico. Objetivo. Analisar após 30 dias a apreensão do conhecimento em segurança cirúrgica em alunos de um curso de graduação em enfermagem, comparando aula expositiva dialogada presencial à aula com a utilização da ABE; Elaborar um produto e validar esse vídeo educativo direcionado aos professores do ensino superior. Método. O estudo foi realizado em duas etapas, (entre os meses de janeiro a março de 2017). A primeira, um ensaio clínico randomizado, desenvolvido na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, na Faculdade de Medicina de Botucatu, Curso de Graduação em Enfermagem junto à Disciplina de Enfermagem em Centro Cirúrgico. A amostra foram os alunos regularmente matriculados no 3º ano de graduação em enfermagem da disciplina. Foram randomizados em dois grupos, um com 14 alunos para intervenção experimental (ABE) e outro com 14 alunos para o grupo controle (aula expositiva dialogada). O desfecho primário foi a apreensão do conhecimento, após 30 dias da realização das aulas, comparando-se os grupos. A segunda etapa consistiu em uma pesquisa metodológica, de caráter descritivo, e no desenvolvimento e validação de um vídeo educativo, pelo Software Powtoon realizado no Núcleo de Educação a Distância Tecnologia Informação em Saúde (NEAD. TIS). O vídeo foi validado por 16 juízes especialistas na área de saúde e com experiência no uso de ABE, que responderam um questionário com 13 requisitos. Aspectos éticos e legais, foi cadastrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos ReBEC (número: RBR-4F32XY) e Resolução 466/12. Resultados. No ensaio clínico os alunos da avaliação do pré-teste mostraram no grupo ABE mais acertos do que no grupo da aula expositiva dialogada. Após 30 dias o grupo ABE também apresentou mais acertos, no entanto sem diferença significativa. Os índices de validação do vídeo tutorial criado variaram de 1,0 a 0,81, com média global de 0,89, valores considerados satisfatórios dentro do valor referencial teórico. Conclusões. Nesse estudo não houve diferença significativa entre os grupos. O vídeo foi construído embasado no referencial teórico de Falkembach e seu conteúdo foi validado por professores do ensino superiorABSTRACT Introduction.As active methodologies and innovative teaching-learning methods, they show a move from teaching to learning and diverting the focus from the teacher to the student, who takes on a correspondence for their learning. Team-Based Learning (TBL) is a relatively new solution in equipment, constructivism, in-depth reasoning, and critical thinking. Objective. To analyze after 30 days the knowledge acquisition in surgical safety in students of a nursing undergraduate course, comparing the classroom with the use of TBL; Elaborate a product and validate this educational video directed to teachers of higher education. Method. The study was carried out in two stages (between January and March 2017). The first, a randomized clinical trial, developed at the Paulista State University "Júlio de Mesquita Filho", at the Faculty of Medicine of Botucatu, Undergraduate Degree following the course of Nursing in the Operating Room. A sample of the students regularly enrolled in the 3rd year of undergraduate nursing in the discipline. They were randomized into two groups, one with 14 students for the experimental intervention (TBL) and the other with 14 students for the control group (expository class). The primary endpoint was a knowledge seizure, 30 days after the classes, comparing the groups. The available information notice, technical description, categorized development, and no level and validation of an instrument warning, by our available numerical instrument powder. The video was validated by 16 expert judges in the area of health and experience without use of ABE, who answered a questionnaire with 13 requirements. Ethical and legal aspects, was registered in the Brazilian Registry of Clinical Trials ReBEC (number: RBR-4F32XY) and Resolution 466/12. Results. There is no clinical trial of the students of the pre-test evaluation showed any ABE group more successful than in the group of the dialogical expository class. After 30 days of the group ABE also presented more hits, however without significant difference. The validation indexes of the video tutorial created ranged from 1.0 to 0.81, with an overall mean of 0.89, values estimated within the theoretical reference value. Conclusions. In this study, there was no significant difference between groups. The video was built based on theoretical reference of Falkembach and its content to be validated by higher education teachers.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Avila, Marla Andreia Garcia de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sakamoto, Sabrina Ramires2017-12-18T15:04:11Z2017-12-18T15:04:11Z2017-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15234000089518533004064081P05933492583163427porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-03T15:33:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152340Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-03T15:33:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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