Recreação e lazer para pessoas com Educação Física: análise da formação acadêmica e profissional na Região de Bauru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252229
Resumo: As pessoas com deficiência durante a história em muitos momentos foram deixadas de lado e ignoradas pela sociedade. Vivemos atualmente uma luta constante pela inserção do direito à todos de maneira igualitária e com equidade, o que acaba atingindo o acesso do lazer as pessoas com deficiências que muitas vezes por falta de acessibilidade não conseguem chegar ou usufruir do lazer e nem da recreação, e quando por fim tem acesso às mesmas acabam batendo de frente com um profissional que nem sempre está preparado para atuar com esse público em questão, resultado de uma defasagem na graduação e no campo profissional, cujo prejuízo se volta a pessoas com deficiência que por sua vez fica sem acesso ao lazer e a recreação, devido à falta de formação acadêmica-profissional efetiva. Esse trabalho teve como objetivo analisar a formação acadêmica dos profissionais do bacharel em educação física na região de Bauru que trabalham em hotéis e em empresas de recreação da cidade e que atuam com pessoas com deficiência e seus desafios profissionais enfrentados logo após sua formação. Foram selecionados 30 profissionais da região de Bauru, que atuam em diversos campos da Recreação e do Lazer, sendo estes: Hotéis, Recreação em Aniversários e Eventos e Colônias de Férias. Esta pesquisa é de caráter quali-quantitativo, visando o aproveitamento das vantagens de ambos os métodos e fornecer, portanto, uma compreensão mais completa e rica das características da pesquisa. A promoção de atividade e lazer para pessoas com deficiência é fundamental para garantir uma sociedade inclusiva e proporcionar oportunidades de desenvolvimento físico, social e emocional a todos os indivíduos, no entanto, nem todos profissionais que atuam na área estão devidamente qualificados para isso, embora exista legislação direcionada a garantia de acesso de esporte, cultura e lazer para pessoas com deficiência, porém, faz-se necessário um olhar crítico e reflexivo sobre como se está proporcionando esse direito a todos os cidadãos que o possuem.
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Vivemos atualmente uma luta constante pela inserção do direito à todos de maneira igualitária e com equidade, o que acaba atingindo o acesso do lazer as pessoas com deficiências que muitas vezes por falta de acessibilidade não conseguem chegar ou usufruir do lazer e nem da recreação, e quando por fim tem acesso às mesmas acabam batendo de frente com um profissional que nem sempre está preparado para atuar com esse público em questão, resultado de uma defasagem na graduação e no campo profissional, cujo prejuízo se volta a pessoas com deficiência que por sua vez fica sem acesso ao lazer e a recreação, devido à falta de formação acadêmica-profissional efetiva. Esse trabalho teve como objetivo analisar a formação acadêmica dos profissionais do bacharel em educação física na região de Bauru que trabalham em hotéis e em empresas de recreação da cidade e que atuam com pessoas com deficiência e seus desafios profissionais enfrentados logo após sua formação. Foram selecionados 30 profissionais da região de Bauru, que atuam em diversos campos da Recreação e do Lazer, sendo estes: Hotéis, Recreação em Aniversários e Eventos e Colônias de Férias. Esta pesquisa é de caráter quali-quantitativo, visando o aproveitamento das vantagens de ambos os métodos e fornecer, portanto, uma compreensão mais completa e rica das características da pesquisa. A promoção de atividade e lazer para pessoas com deficiência é fundamental para garantir uma sociedade inclusiva e proporcionar oportunidades de desenvolvimento físico, social e emocional a todos os indivíduos, no entanto, nem todos profissionais que atuam na área estão devidamente qualificados para isso, embora exista legislação direcionada a garantia de acesso de esporte, cultura e lazer para pessoas com deficiência, porém, faz-se necessário um olhar crítico e reflexivo sobre como se está proporcionando esse direito a todos os cidadãos que o possuem.People with disabilities throughout history have often been left aside and ignored by society. We are currently experiencing a constant struggle for thinclusion of everyone's rights in an equal and equitable manner, which ends up affecting access to leisure for people with disabilities who, due to accessibility, are often unable to access or enjoy these recreational spaces. activities, and when they finally have access to them, they end up facing a professional who is not always prepared for this public in question, due to a gap in graduation and in the professional field, whose harm is directed at people with disabilities who, in turn, , are left without access to leisure and recreation, due to a lack of effective academic-professional training. This work aimed to analyze the academic training of physical education professionals in the Bauru region who work with people with disabilities and the professional challenges they still face in the job market. 30 professionals from the Bauru region were selected, who work in various areas of Recreation and Leisure, namely: Hotels, Birthdays, Events and Holiday Camps. This research is qualitative and quantitative in nature, aiming to take advantage of the advantages of both methods and, thus, provide a more complete and richer understanding of the characteristics of the research. Promoting activity and leisure for people with disabilities is essential to guarante an inclusive society and provide opportunities for physical, social and emotional development for all individuals, however not all professionals working in the area are properly qualified to do so, although there are legislation that aims to guarantee access to sport, culture and leisure for people with disabilities, however, it is necessary to take a critical and reflective look at how we are providing this right to all citizens who have it.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Venditti, Rubens [UNESP]Santos, Mariana Ferreira2023-12-21T12:27:51Z2023-12-21T12:27:51Z2023-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Mariana Ferreira dos. Recreação e lazer para pessoas com deficiência: análise da formação acadêmica e profissional na Região de Bauru. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Faculdade de Ciência (Unesp), Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252229porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-28T06:14:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252229Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:29:08.000256Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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