Avaliação e análise de inovação das startups do mercado de controle e automação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Isabela Cristina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243228
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise das inovações trazidas por startups do setor de controle e automação com base em uma pesquisa realizada com 10 startups do Parque Tecnológico de Sorocaba. O principal desafio enfrentado por essas startups é lidar com a mentalidade dos clientes, que são predominantemente indústrias, e exigem soluções robustas que exigem alto grau de aprendizado na implementação natural. Para isso, soluções geradas a partir da experiência do cliente são fundamentais para a implementação e futura aceitação das soluções inovadoras. O estudo constatou que 45,5% das startups utilizam a internet das coisas em suas soluções, mas há uma grande oportunidade de mercado para startups que utilizem outras tecnologias, como inteligência artificial e impressão 3D, ainda pouco exploradas na região. As startups estão inovando mais ao trazer novas possibilidades de oferta e preocupadas com a experiência do consumidor, demonstrado com médias maiores nas dimensões do radar de inovação, obtendo médias de 2,8 e 2,9, respectivamente. No entanto, apresentam defasagem em plataformas e marca, com média de 1,9 e 1,8, respectivamente, o que é esperado de startups em estágio inicial. Conclui-se que a tendência de mercado para essas startups nos próximos anos é buscar o Produto Mais Adequado ao Mercado (PMF), consolidando-se e construindo uma marca forte para atingir a escala. Recomenda-se, em pesquisas futuras, aprofundar o estudo em diferentes ecossistemas do Brasil para estabelecer semelhanças e diferenças.
id UNSP_d7d4cd11ec9d40dfdcf53abedf70258a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243228
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação e análise de inovação das startups do mercado de controle e automaçãoEvaluation and innovation analysis of startups in the control and automation marketradar de inovaçãocontrole e automaçãostartupsinnovation radarcontrol and automationEste trabalho apresenta uma análise das inovações trazidas por startups do setor de controle e automação com base em uma pesquisa realizada com 10 startups do Parque Tecnológico de Sorocaba. O principal desafio enfrentado por essas startups é lidar com a mentalidade dos clientes, que são predominantemente indústrias, e exigem soluções robustas que exigem alto grau de aprendizado na implementação natural. Para isso, soluções geradas a partir da experiência do cliente são fundamentais para a implementação e futura aceitação das soluções inovadoras. O estudo constatou que 45,5% das startups utilizam a internet das coisas em suas soluções, mas há uma grande oportunidade de mercado para startups que utilizem outras tecnologias, como inteligência artificial e impressão 3D, ainda pouco exploradas na região. As startups estão inovando mais ao trazer novas possibilidades de oferta e preocupadas com a experiência do consumidor, demonstrado com médias maiores nas dimensões do radar de inovação, obtendo médias de 2,8 e 2,9, respectivamente. No entanto, apresentam defasagem em plataformas e marca, com média de 1,9 e 1,8, respectivamente, o que é esperado de startups em estágio inicial. Conclui-se que a tendência de mercado para essas startups nos próximos anos é buscar o Produto Mais Adequado ao Mercado (PMF), consolidando-se e construindo uma marca forte para atingir a escala. Recomenda-se, em pesquisas futuras, aprofundar o estudo em diferentes ecossistemas do Brasil para estabelecer semelhanças e diferenças.This paper presents an analysis of the innovations brought by startups in the control and automation sector based on a survey of 10 startups from the Sorocaba Technology Park. The main challenge faced by these startups is dealing with the mindset of their customers, which are predominantly industries, and require robust solutions that demand a high degree of natural implementation learning. Thus, solutions generated from customer experience become fundamental for the implementation and future acceptance of innovative solutions. The study found that 45.5% of startups use the Internet of Things in their solutions, but there is a great market opportunity for startups that use other technologies, such as artificial intelligence and 3D printing, which are still underexplored in the region. Startups are innovating more by bringing new possibilities for offer and being concerned with customer experience, as demonstrated by higher averages in the dimensions of the innovation radar, with averages of 2.8 and 2.9, respectively. However, they present a lag in platforms and branding, with averages of 1.9 and 1.8, respectively, which is expected for early-stage startups. It is concluded that the market trend for these startups in the coming years is to seek the Product-Market Fit (PMF), consolidating and building a strong brand to achieve scale. It is recommended, in future research, to further study different ecosystems in Brazil to establish similarities and differences.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Botura Junior, Galdenoro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Isabela Cristina2023-05-02T20:31:01Z2023-05-02T20:31:01Z2023-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/243228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-13T06:29:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243228Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:49:01.039933Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e análise de inovação das startups do mercado de controle e automação
Evaluation and innovation analysis of startups in the control and automation market
title Avaliação e análise de inovação das startups do mercado de controle e automação
spellingShingle Avaliação e análise de inovação das startups do mercado de controle e automação
Fernandes, Isabela Cristina
radar de inovação
controle e automação
startups
innovation radar
control and automation
title_short Avaliação e análise de inovação das startups do mercado de controle e automação
title_full Avaliação e análise de inovação das startups do mercado de controle e automação
title_fullStr Avaliação e análise de inovação das startups do mercado de controle e automação
title_full_unstemmed Avaliação e análise de inovação das startups do mercado de controle e automação
title_sort Avaliação e análise de inovação das startups do mercado de controle e automação
author Fernandes, Isabela Cristina
author_facet Fernandes, Isabela Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Botura Junior, Galdenoro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Isabela Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv radar de inovação
controle e automação
startups
innovation radar
control and automation
topic radar de inovação
controle e automação
startups
innovation radar
control and automation
description Este trabalho apresenta uma análise das inovações trazidas por startups do setor de controle e automação com base em uma pesquisa realizada com 10 startups do Parque Tecnológico de Sorocaba. O principal desafio enfrentado por essas startups é lidar com a mentalidade dos clientes, que são predominantemente indústrias, e exigem soluções robustas que exigem alto grau de aprendizado na implementação natural. Para isso, soluções geradas a partir da experiência do cliente são fundamentais para a implementação e futura aceitação das soluções inovadoras. O estudo constatou que 45,5% das startups utilizam a internet das coisas em suas soluções, mas há uma grande oportunidade de mercado para startups que utilizem outras tecnologias, como inteligência artificial e impressão 3D, ainda pouco exploradas na região. As startups estão inovando mais ao trazer novas possibilidades de oferta e preocupadas com a experiência do consumidor, demonstrado com médias maiores nas dimensões do radar de inovação, obtendo médias de 2,8 e 2,9, respectivamente. No entanto, apresentam defasagem em plataformas e marca, com média de 1,9 e 1,8, respectivamente, o que é esperado de startups em estágio inicial. Conclui-se que a tendência de mercado para essas startups nos próximos anos é buscar o Produto Mais Adequado ao Mercado (PMF), consolidando-se e construindo uma marca forte para atingir a escala. Recomenda-se, em pesquisas futuras, aprofundar o estudo em diferentes ecossistemas do Brasil para estabelecer semelhanças e diferenças.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-02T20:31:01Z
2023-05-02T20:31:01Z
2023-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243228
url http://hdl.handle.net/11449/243228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129465086115840