Política pública de formação de professores ingressantes: um olhar para o estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bagé, Idalise Bernardo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182247
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a política pública de formação de professores ingressantes, implantada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – SEE-SP, por intermédio da Escola de Formação de Professores (EFAP). Tal formação se constitui em uma política pública, concretizada através de um curso na modalidade a distância para os professores que integram a rede pública estadual de educação por concurso público. A pesquisa fundamentou-se no Ciclo de Políticas de Ball e colaboradores para analisar o curso de ingressantes, considerando os três contextos principais para análise de uma política pública: o contexto da influência, o contexto da produção de textos e o contexto da prática. No contexto da influência foram consultados os documentos oficiais, conteúdo do curso na plataforma online e relatórios de agências multilaterais como Banco Mundial, OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. No contexto da produção de texto, nos baseamos nos documentos oficiais do curso, como legislações, propostas, conteúdos, além dos documentos de implantação da EFAP. O contexto da prática foi analisado, por meio de entrevistas realizadas com professores participantes do Curso de Ingressantes das edições de 2010 e 2015. Da análise fenomenológica das entrevistas emergiram duas categorias: Preocupação com os modos de ser professor e Potência das estratégias e dos recursos de EaD, as quais foram interpretadas com base em autores que discutem a Formação de Professores e Educação a Distância. Viu-se que é relevante, como ação de política pública, a formação dos professores que ingressam na rede pública estadual, porém os participantes apontaram a preocupação com a carreira docente, sinalizando a falta de situações relacionadas à prática e à gestão pedagógica, associada à falta de conhecimento profissional. Os professores teceram algumas críticas em relação à plataforma, dentre elas a falta de recursos e interação. Os encontros presencias também foram alvos de crítica, por não estarem em sintonia com o conteúdo do curso online. Como proposta futura é indicada que, antes da reelaboração desta política pública, os docentes, sejam consultados, uma vez que estes são os principais responsáveis pela aplicação desta política pública na prática.
id UNSP_dbd7cc1eac7e49ed689ad21c2d37b88f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182247
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Política pública de formação de professores ingressantes: um olhar para o estado de São PauloPublic policy of training of teachers ingressants: a look at the state of São PauloDesenvolvimento profissionalEscola de formação de professoresPolítica públicaProfessional developmentTeacher training schoolPublic policyEsta pesquisa tem por objetivo analisar a política pública de formação de professores ingressantes, implantada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – SEE-SP, por intermédio da Escola de Formação de Professores (EFAP). Tal formação se constitui em uma política pública, concretizada através de um curso na modalidade a distância para os professores que integram a rede pública estadual de educação por concurso público. A pesquisa fundamentou-se no Ciclo de Políticas de Ball e colaboradores para analisar o curso de ingressantes, considerando os três contextos principais para análise de uma política pública: o contexto da influência, o contexto da produção de textos e o contexto da prática. No contexto da influência foram consultados os documentos oficiais, conteúdo do curso na plataforma online e relatórios de agências multilaterais como Banco Mundial, OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. No contexto da produção de texto, nos baseamos nos documentos oficiais do curso, como legislações, propostas, conteúdos, além dos documentos de implantação da EFAP. O contexto da prática foi analisado, por meio de entrevistas realizadas com professores participantes do Curso de Ingressantes das edições de 2010 e 2015. Da análise fenomenológica das entrevistas emergiram duas categorias: Preocupação com os modos de ser professor e Potência das estratégias e dos recursos de EaD, as quais foram interpretadas com base em autores que discutem a Formação de Professores e Educação a Distância. Viu-se que é relevante, como ação de política pública, a formação dos professores que ingressam na rede pública estadual, porém os participantes apontaram a preocupação com a carreira docente, sinalizando a falta de situações relacionadas à prática e à gestão pedagógica, associada à falta de conhecimento profissional. Os professores teceram algumas críticas em relação à plataforma, dentre elas a falta de recursos e interação. Os encontros presencias também foram alvos de crítica, por não estarem em sintonia com o conteúdo do curso online. Como proposta futura é indicada que, antes da reelaboração desta política pública, os docentes, sejam consultados, uma vez que estes são os principais responsáveis pela aplicação desta política pública na prática.The research goal is to analyze the hired teacher’s public policy implemented by the Education Department of the State of São Paulo - SEE-SP (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo), through the Teacher Training School – EFAP (Escola de Formação de Professores). Such training constitutes a public policy, materialized through a course in the modality of distance education for teachers who became members of the state public education network through of public competition. The research was based on the Ball Policy Cycle and collaborators to analyze the course, considering the three main contexts about public policy’s analysis: the context of influence, the context of the production of texts and the context of practice. In the context of influence, were analyzed official documents, online platform course content and reports from multilateral agencies such as World Bank, OECD - Organization for Economic Cooperation and Development. In the context of text production, we rely on the official course documents, such as legislations, proposals, contents, in addition to the EFAP implementation documents. The context of the practice was analyzed through interviews conducted with the participants of the Ingressing Course of the 2010 and 2015 editions. From the phenomenological analysis of the interviews two categories emerged, which were: Concern about the ways of being a teacher and potency of strategies and of Distance Education tools, which were interpreted based on authors who discuss the Teacher Training and Distance Education. It was found the relevance action as public policy for the teachers who are join the state public network, however the participants pointed out their concern about the teaching career, indicating the lack of situations related to the practice, the pedagogical management that associated with the absence of professional knowledge. Teachers reported some criticism related to the platform, among them the lack of resources and interaction. The presential meetings also were criticized by teachers that don’t were related with online course content. As a future proposal it is indicated that before reprocessing this public policy, the teachers should be consulted once they will be main responsible for the application of the public policy in practice.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bagé, Idalise Bernardo2019-06-07T12:18:29Z2019-06-07T12:18:29Z2019-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18224700091749933004137031P75990590753771856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-14T06:18:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182247Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:55:52.643777Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Política pública de formação de professores ingressantes: um olhar para o estado de São Paulo
Public policy of training of teachers ingressants: a look at the state of São Paulo
title Política pública de formação de professores ingressantes: um olhar para o estado de São Paulo
spellingShingle Política pública de formação de professores ingressantes: um olhar para o estado de São Paulo
Bagé, Idalise Bernardo
Desenvolvimento profissional
Escola de formação de professores
Política pública
Professional development
Teacher training school
Public policy
title_short Política pública de formação de professores ingressantes: um olhar para o estado de São Paulo
title_full Política pública de formação de professores ingressantes: um olhar para o estado de São Paulo
title_fullStr Política pública de formação de professores ingressantes: um olhar para o estado de São Paulo
title_full_unstemmed Política pública de formação de professores ingressantes: um olhar para o estado de São Paulo
title_sort Política pública de formação de professores ingressantes: um olhar para o estado de São Paulo
author Bagé, Idalise Bernardo
author_facet Bagé, Idalise Bernardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bagé, Idalise Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Escola de formação de professores
Política pública
Professional development
Teacher training school
Public policy
topic Desenvolvimento profissional
Escola de formação de professores
Política pública
Professional development
Teacher training school
Public policy
description Esta pesquisa tem por objetivo analisar a política pública de formação de professores ingressantes, implantada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – SEE-SP, por intermédio da Escola de Formação de Professores (EFAP). Tal formação se constitui em uma política pública, concretizada através de um curso na modalidade a distância para os professores que integram a rede pública estadual de educação por concurso público. A pesquisa fundamentou-se no Ciclo de Políticas de Ball e colaboradores para analisar o curso de ingressantes, considerando os três contextos principais para análise de uma política pública: o contexto da influência, o contexto da produção de textos e o contexto da prática. No contexto da influência foram consultados os documentos oficiais, conteúdo do curso na plataforma online e relatórios de agências multilaterais como Banco Mundial, OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. No contexto da produção de texto, nos baseamos nos documentos oficiais do curso, como legislações, propostas, conteúdos, além dos documentos de implantação da EFAP. O contexto da prática foi analisado, por meio de entrevistas realizadas com professores participantes do Curso de Ingressantes das edições de 2010 e 2015. Da análise fenomenológica das entrevistas emergiram duas categorias: Preocupação com os modos de ser professor e Potência das estratégias e dos recursos de EaD, as quais foram interpretadas com base em autores que discutem a Formação de Professores e Educação a Distância. Viu-se que é relevante, como ação de política pública, a formação dos professores que ingressam na rede pública estadual, porém os participantes apontaram a preocupação com a carreira docente, sinalizando a falta de situações relacionadas à prática e à gestão pedagógica, associada à falta de conhecimento profissional. Os professores teceram algumas críticas em relação à plataforma, dentre elas a falta de recursos e interação. Os encontros presencias também foram alvos de crítica, por não estarem em sintonia com o conteúdo do curso online. Como proposta futura é indicada que, antes da reelaboração desta política pública, os docentes, sejam consultados, uma vez que estes são os principais responsáveis pela aplicação desta política pública na prática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-07T12:18:29Z
2019-06-07T12:18:29Z
2019-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182247
000917499
33004137031P7
5990590753771856
url http://hdl.handle.net/11449/182247
identifier_str_mv 000917499
33004137031P7
5990590753771856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129474080800768