A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Etelvino, Josiane Paula [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/149908
Resumo: O presente trabalho tem como escopo a análise das fases de implementação e monitoramento da política pública de formação de professores em serviço da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEESP) e executadas pela Diretoria Regional de Ensino da cidade de Franca. O principal objetivo é compreender como a política pública de formação continuada de docentes por meio do Núcleo Pedagógico contribui de forma positiva para a prática docente em sala de aula, representando um fator propulsor para o desenvolvimento de projetos e/ou ações que objetivem a melhoria da aprendizagem nas escolas estaduais de Franca. A partir desse foco, é proposto um instrumento de monitoramento que tem como objetivo a melhoria da avaliação da política pública e a geração de subsídios para a socialização de estratégias exitosas de ensino e aprendizagem entre os professores.
id UNSP_dda403a483f5ddd35f21d2b9df567289
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/149908
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aulaThe continuing education of teachers in the human sciences area: from training to the practice in the classroomEducational public policiesIn-service educationTeacher practicePolíticas públicas educacionaisFormação em serviçoPrática docenteO presente trabalho tem como escopo a análise das fases de implementação e monitoramento da política pública de formação de professores em serviço da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEESP) e executadas pela Diretoria Regional de Ensino da cidade de Franca. O principal objetivo é compreender como a política pública de formação continuada de docentes por meio do Núcleo Pedagógico contribui de forma positiva para a prática docente em sala de aula, representando um fator propulsor para o desenvolvimento de projetos e/ou ações que objetivem a melhoria da aprendizagem nas escolas estaduais de Franca. A partir desse foco, é proposto um instrumento de monitoramento que tem como objetivo a melhoria da avaliação da política pública e a geração de subsídios para a socialização de estratégias exitosas de ensino e aprendizagem entre os professores.The present work has as scope the analysis of the phases of implementation and monitoring of the public policy of teacher education in service of the Secretariat of Education of the State of São Paulo (SEESP) and executed by the Regional directorship of Education of the Franca city. The main objective is to understand how the public policy of continuous education of teachers through the Pedagogical Nucleus contributes in a positive way to the teacher practice in the classroom, representing a propelling factor for the development of projects and / or actions that aim at improving the Learning in the state schools of Franca. From this focus, a monitoring instrument is proposed that aims to improve the evaluation of public policy and the generation of subsidies for the socialization of successful teaching and learning strategies among teachers.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gracioli, Maria Madalena [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Etelvino, Josiane Paula [UNESP]2017-03-23T16:45:16Z2017-03-23T16:45:16Z2017-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14990800088261333004072069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:06:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/149908Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:38:50.419489Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aula
The continuing education of teachers in the human sciences area: from training to the practice in the classroom
title A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aula
spellingShingle A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aula
Etelvino, Josiane Paula [UNESP]
Educational public policies
In-service education
Teacher practice
Políticas públicas educacionais
Formação em serviço
Prática docente
title_short A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aula
title_full A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aula
title_fullStr A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aula
title_full_unstemmed A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aula
title_sort A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aula
author Etelvino, Josiane Paula [UNESP]
author_facet Etelvino, Josiane Paula [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gracioli, Maria Madalena [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Etelvino, Josiane Paula [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educational public policies
In-service education
Teacher practice
Políticas públicas educacionais
Formação em serviço
Prática docente
topic Educational public policies
In-service education
Teacher practice
Políticas públicas educacionais
Formação em serviço
Prática docente
description O presente trabalho tem como escopo a análise das fases de implementação e monitoramento da política pública de formação de professores em serviço da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEESP) e executadas pela Diretoria Regional de Ensino da cidade de Franca. O principal objetivo é compreender como a política pública de formação continuada de docentes por meio do Núcleo Pedagógico contribui de forma positiva para a prática docente em sala de aula, representando um fator propulsor para o desenvolvimento de projetos e/ou ações que objetivem a melhoria da aprendizagem nas escolas estaduais de Franca. A partir desse foco, é proposto um instrumento de monitoramento que tem como objetivo a melhoria da avaliação da política pública e a geração de subsídios para a socialização de estratégias exitosas de ensino e aprendizagem entre os professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-23T16:45:16Z
2017-03-23T16:45:16Z
2017-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/149908
000882613
33004072069P5
url http://hdl.handle.net/11449/149908
identifier_str_mv 000882613
33004072069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128393664790528