A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/149908 |
Resumo: | O presente trabalho tem como escopo a análise das fases de implementação e monitoramento da política pública de formação de professores em serviço da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEESP) e executadas pela Diretoria Regional de Ensino da cidade de Franca. O principal objetivo é compreender como a política pública de formação continuada de docentes por meio do Núcleo Pedagógico contribui de forma positiva para a prática docente em sala de aula, representando um fator propulsor para o desenvolvimento de projetos e/ou ações que objetivem a melhoria da aprendizagem nas escolas estaduais de Franca. A partir desse foco, é proposto um instrumento de monitoramento que tem como objetivo a melhoria da avaliação da política pública e a geração de subsídios para a socialização de estratégias exitosas de ensino e aprendizagem entre os professores. |
id |
UNSP_dda403a483f5ddd35f21d2b9df567289 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/149908 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aulaThe continuing education of teachers in the human sciences area: from training to the practice in the classroomEducational public policiesIn-service educationTeacher practicePolíticas públicas educacionaisFormação em serviçoPrática docenteO presente trabalho tem como escopo a análise das fases de implementação e monitoramento da política pública de formação de professores em serviço da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEESP) e executadas pela Diretoria Regional de Ensino da cidade de Franca. O principal objetivo é compreender como a política pública de formação continuada de docentes por meio do Núcleo Pedagógico contribui de forma positiva para a prática docente em sala de aula, representando um fator propulsor para o desenvolvimento de projetos e/ou ações que objetivem a melhoria da aprendizagem nas escolas estaduais de Franca. A partir desse foco, é proposto um instrumento de monitoramento que tem como objetivo a melhoria da avaliação da política pública e a geração de subsídios para a socialização de estratégias exitosas de ensino e aprendizagem entre os professores.The present work has as scope the analysis of the phases of implementation and monitoring of the public policy of teacher education in service of the Secretariat of Education of the State of São Paulo (SEESP) and executed by the Regional directorship of Education of the Franca city. The main objective is to understand how the public policy of continuous education of teachers through the Pedagogical Nucleus contributes in a positive way to the teacher practice in the classroom, representing a propelling factor for the development of projects and / or actions that aim at improving the Learning in the state schools of Franca. From this focus, a monitoring instrument is proposed that aims to improve the evaluation of public policy and the generation of subsidies for the socialization of successful teaching and learning strategies among teachers.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gracioli, Maria Madalena [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Etelvino, Josiane Paula [UNESP]2017-03-23T16:45:16Z2017-03-23T16:45:16Z2017-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14990800088261333004072069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:06:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/149908Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:38:50.419489Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aula The continuing education of teachers in the human sciences area: from training to the practice in the classroom |
title |
A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aula |
spellingShingle |
A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aula Etelvino, Josiane Paula [UNESP] Educational public policies In-service education Teacher practice Políticas públicas educacionais Formação em serviço Prática docente |
title_short |
A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aula |
title_full |
A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aula |
title_fullStr |
A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aula |
title_full_unstemmed |
A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aula |
title_sort |
A formação continuada de professores da área de ciências humanas: da capacitação à prática na sala de aula |
author |
Etelvino, Josiane Paula [UNESP] |
author_facet |
Etelvino, Josiane Paula [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gracioli, Maria Madalena [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Etelvino, Josiane Paula [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educational public policies In-service education Teacher practice Políticas públicas educacionais Formação em serviço Prática docente |
topic |
Educational public policies In-service education Teacher practice Políticas públicas educacionais Formação em serviço Prática docente |
description |
O presente trabalho tem como escopo a análise das fases de implementação e monitoramento da política pública de formação de professores em serviço da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEESP) e executadas pela Diretoria Regional de Ensino da cidade de Franca. O principal objetivo é compreender como a política pública de formação continuada de docentes por meio do Núcleo Pedagógico contribui de forma positiva para a prática docente em sala de aula, representando um fator propulsor para o desenvolvimento de projetos e/ou ações que objetivem a melhoria da aprendizagem nas escolas estaduais de Franca. A partir desse foco, é proposto um instrumento de monitoramento que tem como objetivo a melhoria da avaliação da política pública e a geração de subsídios para a socialização de estratégias exitosas de ensino e aprendizagem entre os professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-23T16:45:16Z 2017-03-23T16:45:16Z 2017-02-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/149908 000882613 33004072069P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/149908 |
identifier_str_mv |
000882613 33004072069P5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128393664790528 |