Projeto creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kajita, Patrícia Massae [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Curti, Caroline [UNESP], Marques, Danitielle Kassi [UNESP], Oliveira, Fábio Sagula de [UNESP], Vasconcelos, Gisele [UNESP], Nespolo, Juliana da Mota Frazão [UNESP], Teixeira, Joselaine Rampo [UNESP], Gomes, Lígia de Souza [UNESP], Fieno, Priscila Ramillo [UNESP], Gomes, Renata Fernanda Fernandes [UNESP], Cunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP], Yazlle, Elisabeth Gelli [UNESP], Carvalho, Rosa Maria Rodrigues de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ89.htm
http://hdl.handle.net/11449/148355
Resumo: Introdução: O Núcleo de Psicologia Escolar da Unesp/ Assis há cinco anos desenvolve um projeto na creche “Casa da Menina São Francisco de Assis” visando à formação de futuros psicólogos e à extensão universitária. A instituição é uma entidade filantrópica de tradição assistencial, que atende crianças de quatro meses a seis anos em período integral, agrupadas por faixas etárias, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação no atendimento das crianças de quatro a seis anos em classes de pré-escola de turno parcial. Objetivos: favorecer o desenvolvimento integral das crianças; garantir a elaboração e a implementação de proposta educativa consistente; instigar ações reflexivas das monitoras; oferecer acompanhamento e orientação psicológica às famílias das crianças que freqüentam a instituição; assessorar a direção e a coordenação da entidade nos aspectos administrativos/funcionais do âmbito da psicologia. Metodologia: acompanhamento semanal das atividades realizadas pelas monitoras com as crianças; reuniões com as monitoras por grupos etários; atendimento aos pais e/ou responsáveis em reuniões e entrevistas para orientação e acompanhamento das crianças; atendimento e/ou encaminhamento de casos individuais de crianças que apresentam alguma dificuldade específica; contatos com o Conselho Tutelar, quando necessário; caracterização da dinâmica de funcionamento da instituição através de observação participativa; e reuniões semanais de supervisão. Resultados: Embora a implementação de práticas educativas reflexivas se confronte com o histórico assistencial da instituição, tem sido possível verificar os seguintes avanços: (1) As práticas desenvolvidas pelas monitoras têm se pautado por ações – educativas e de cuidados básicos, compreendidas como necessariamente integradas – previamente planejadas, posteriormente avaliadas e discutidas em reuniões; (2) As reuniões com os funcionários que atuam na instituição têm oferecido oportunidade de análise e melhoria das relações pessoais que ocorrem cotidianamente; (3) O trabalho de escuta e acolhimento dos pais, implementado mais sistematicamente no presente ano, têm aproximado as famílias e revelado dificuldades até então ignoradas pela coordenação; (4) A atuação da coordenação, reforçada pela intervenção mais direta da psicóloga, juntamente com os estagiários, indicou aspectos importantes a serem revistos para um funcionamento mais profissional e mais eficiente, que agora estamos implementando de forma conjunta com todos os funcionários da creche. Ainda que seja evidente o desenvolvimento do trabalho, verificamos que as diversas influências – tanto aquelas decorrentes das relações inerentes à história da instituição quanto as relacionadas às novas orientações das políticas públicas na área da educação e da assistência social – impõem uma atuação integrada, atenta e participativa, que considere a relação teoria e prática.
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