Projeto creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ89.htm http://hdl.handle.net/11449/148355 |
Resumo: | Introdução: O Núcleo de Psicologia Escolar da Unesp/ Assis há cinco anos desenvolve um projeto na creche “Casa da Menina São Francisco de Assis” visando à formação de futuros psicólogos e à extensão universitária. A instituição é uma entidade filantrópica de tradição assistencial, que atende crianças de quatro meses a seis anos em período integral, agrupadas por faixas etárias, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação no atendimento das crianças de quatro a seis anos em classes de pré-escola de turno parcial. Objetivos: favorecer o desenvolvimento integral das crianças; garantir a elaboração e a implementação de proposta educativa consistente; instigar ações reflexivas das monitoras; oferecer acompanhamento e orientação psicológica às famílias das crianças que freqüentam a instituição; assessorar a direção e a coordenação da entidade nos aspectos administrativos/funcionais do âmbito da psicologia. Metodologia: acompanhamento semanal das atividades realizadas pelas monitoras com as crianças; reuniões com as monitoras por grupos etários; atendimento aos pais e/ou responsáveis em reuniões e entrevistas para orientação e acompanhamento das crianças; atendimento e/ou encaminhamento de casos individuais de crianças que apresentam alguma dificuldade específica; contatos com o Conselho Tutelar, quando necessário; caracterização da dinâmica de funcionamento da instituição através de observação participativa; e reuniões semanais de supervisão. Resultados: Embora a implementação de práticas educativas reflexivas se confronte com o histórico assistencial da instituição, tem sido possível verificar os seguintes avanços: (1) As práticas desenvolvidas pelas monitoras têm se pautado por ações – educativas e de cuidados básicos, compreendidas como necessariamente integradas – previamente planejadas, posteriormente avaliadas e discutidas em reuniões; (2) As reuniões com os funcionários que atuam na instituição têm oferecido oportunidade de análise e melhoria das relações pessoais que ocorrem cotidianamente; (3) O trabalho de escuta e acolhimento dos pais, implementado mais sistematicamente no presente ano, têm aproximado as famílias e revelado dificuldades até então ignoradas pela coordenação; (4) A atuação da coordenação, reforçada pela intervenção mais direta da psicóloga, juntamente com os estagiários, indicou aspectos importantes a serem revistos para um funcionamento mais profissional e mais eficiente, que agora estamos implementando de forma conjunta com todos os funcionários da creche. Ainda que seja evidente o desenvolvimento do trabalho, verificamos que as diversas influências – tanto aquelas decorrentes das relações inerentes à história da instituição quanto as relacionadas às novas orientações das políticas públicas na área da educação e da assistência social – impõem uma atuação integrada, atenta e participativa, que considere a relação teoria e prática. |
id |
UNSP_deb2c0473fb26df80a91320212b98964 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148355 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Projeto crecheIntrodução: O Núcleo de Psicologia Escolar da Unesp/ Assis há cinco anos desenvolve um projeto na creche “Casa da Menina São Francisco de Assis” visando à formação de futuros psicólogos e à extensão universitária. A instituição é uma entidade filantrópica de tradição assistencial, que atende crianças de quatro meses a seis anos em período integral, agrupadas por faixas etárias, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação no atendimento das crianças de quatro a seis anos em classes de pré-escola de turno parcial. Objetivos: favorecer o desenvolvimento integral das crianças; garantir a elaboração e a implementação de proposta educativa consistente; instigar ações reflexivas das monitoras; oferecer acompanhamento e orientação psicológica às famílias das crianças que freqüentam a instituição; assessorar a direção e a coordenação da entidade nos aspectos administrativos/funcionais do âmbito da psicologia. Metodologia: acompanhamento semanal das atividades realizadas pelas monitoras com as crianças; reuniões com as monitoras por grupos etários; atendimento aos pais e/ou responsáveis em reuniões e entrevistas para orientação e acompanhamento das crianças; atendimento e/ou encaminhamento de casos individuais de crianças que apresentam alguma dificuldade específica; contatos com o Conselho Tutelar, quando necessário; caracterização da dinâmica de funcionamento da instituição através de observação participativa; e reuniões semanais de supervisão. Resultados: Embora a implementação de práticas educativas reflexivas se confronte com o histórico assistencial da instituição, tem sido possível verificar os seguintes avanços: (1) As práticas desenvolvidas pelas monitoras têm se pautado por ações – educativas e de cuidados básicos, compreendidas como necessariamente integradas – previamente planejadas, posteriormente avaliadas e discutidas em reuniões; (2) As reuniões com os funcionários que atuam na instituição têm oferecido oportunidade de análise e melhoria das relações pessoais que ocorrem cotidianamente; (3) O trabalho de escuta e acolhimento dos pais, implementado mais sistematicamente no presente ano, têm aproximado as famílias e revelado dificuldades até então ignoradas pela coordenação; (4) A atuação da coordenação, reforçada pela intervenção mais direta da psicóloga, juntamente com os estagiários, indicou aspectos importantes a serem revistos para um funcionamento mais profissional e mais eficiente, que agora estamos implementando de forma conjunta com todos os funcionários da creche. Ainda que seja evidente o desenvolvimento do trabalho, verificamos que as diversas influências – tanto aquelas decorrentes das relações inerentes à história da instituição quanto as relacionadas às novas orientações das políticas públicas na área da educação e da assistência social – impõem uma atuação integrada, atenta e participativa, que considere a relação teoria e prática.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Assis, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Assis, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kajita, Patrícia Massae [UNESP]Curti, Caroline [UNESP]Marques, Danitielle Kassi [UNESP]Oliveira, Fábio Sagula de [UNESP]Vasconcelos, Gisele [UNESP]Nespolo, Juliana da Mota Frazão [UNESP]Teixeira, Joselaine Rampo [UNESP]Gomes, Lígia de Souza [UNESP]Fieno, Priscila Ramillo [UNESP]Gomes, Renata Fernanda Fernandes [UNESP]Cunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP]Yazlle, Elisabeth Gelli [UNESP]Carvalho, Rosa Maria Rodrigues de [UNESP]2017-01-18T18:09:46Z2017-01-18T18:09:46Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ89.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148355PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T19:11:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148355Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:06:17.846399Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto creche |
title |
Projeto creche |
spellingShingle |
Projeto creche Kajita, Patrícia Massae [UNESP] |
title_short |
Projeto creche |
title_full |
Projeto creche |
title_fullStr |
Projeto creche |
title_full_unstemmed |
Projeto creche |
title_sort |
Projeto creche |
author |
Kajita, Patrícia Massae [UNESP] |
author_facet |
Kajita, Patrícia Massae [UNESP] Curti, Caroline [UNESP] Marques, Danitielle Kassi [UNESP] Oliveira, Fábio Sagula de [UNESP] Vasconcelos, Gisele [UNESP] Nespolo, Juliana da Mota Frazão [UNESP] Teixeira, Joselaine Rampo [UNESP] Gomes, Lígia de Souza [UNESP] Fieno, Priscila Ramillo [UNESP] Gomes, Renata Fernanda Fernandes [UNESP] Cunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP] Yazlle, Elisabeth Gelli [UNESP] Carvalho, Rosa Maria Rodrigues de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Curti, Caroline [UNESP] Marques, Danitielle Kassi [UNESP] Oliveira, Fábio Sagula de [UNESP] Vasconcelos, Gisele [UNESP] Nespolo, Juliana da Mota Frazão [UNESP] Teixeira, Joselaine Rampo [UNESP] Gomes, Lígia de Souza [UNESP] Fieno, Priscila Ramillo [UNESP] Gomes, Renata Fernanda Fernandes [UNESP] Cunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP] Yazlle, Elisabeth Gelli [UNESP] Carvalho, Rosa Maria Rodrigues de [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kajita, Patrícia Massae [UNESP] Curti, Caroline [UNESP] Marques, Danitielle Kassi [UNESP] Oliveira, Fábio Sagula de [UNESP] Vasconcelos, Gisele [UNESP] Nespolo, Juliana da Mota Frazão [UNESP] Teixeira, Joselaine Rampo [UNESP] Gomes, Lígia de Souza [UNESP] Fieno, Priscila Ramillo [UNESP] Gomes, Renata Fernanda Fernandes [UNESP] Cunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP] Yazlle, Elisabeth Gelli [UNESP] Carvalho, Rosa Maria Rodrigues de [UNESP] |
description |
Introdução: O Núcleo de Psicologia Escolar da Unesp/ Assis há cinco anos desenvolve um projeto na creche “Casa da Menina São Francisco de Assis” visando à formação de futuros psicólogos e à extensão universitária. A instituição é uma entidade filantrópica de tradição assistencial, que atende crianças de quatro meses a seis anos em período integral, agrupadas por faixas etárias, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação no atendimento das crianças de quatro a seis anos em classes de pré-escola de turno parcial. Objetivos: favorecer o desenvolvimento integral das crianças; garantir a elaboração e a implementação de proposta educativa consistente; instigar ações reflexivas das monitoras; oferecer acompanhamento e orientação psicológica às famílias das crianças que freqüentam a instituição; assessorar a direção e a coordenação da entidade nos aspectos administrativos/funcionais do âmbito da psicologia. Metodologia: acompanhamento semanal das atividades realizadas pelas monitoras com as crianças; reuniões com as monitoras por grupos etários; atendimento aos pais e/ou responsáveis em reuniões e entrevistas para orientação e acompanhamento das crianças; atendimento e/ou encaminhamento de casos individuais de crianças que apresentam alguma dificuldade específica; contatos com o Conselho Tutelar, quando necessário; caracterização da dinâmica de funcionamento da instituição através de observação participativa; e reuniões semanais de supervisão. Resultados: Embora a implementação de práticas educativas reflexivas se confronte com o histórico assistencial da instituição, tem sido possível verificar os seguintes avanços: (1) As práticas desenvolvidas pelas monitoras têm se pautado por ações – educativas e de cuidados básicos, compreendidas como necessariamente integradas – previamente planejadas, posteriormente avaliadas e discutidas em reuniões; (2) As reuniões com os funcionários que atuam na instituição têm oferecido oportunidade de análise e melhoria das relações pessoais que ocorrem cotidianamente; (3) O trabalho de escuta e acolhimento dos pais, implementado mais sistematicamente no presente ano, têm aproximado as famílias e revelado dificuldades até então ignoradas pela coordenação; (4) A atuação da coordenação, reforçada pela intervenção mais direta da psicóloga, juntamente com os estagiários, indicou aspectos importantes a serem revistos para um funcionamento mais profissional e mais eficiente, que agora estamos implementando de forma conjunta com todos os funcionários da creche. Ainda que seja evidente o desenvolvimento do trabalho, verificamos que as diversas influências – tanto aquelas decorrentes das relações inerentes à história da instituição quanto as relacionadas às novas orientações das políticas públicas na área da educação e da assistência social – impõem uma atuação integrada, atenta e participativa, que considere a relação teoria e prática. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:09:46Z 2017-01-18T18:09:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ89.htm http://hdl.handle.net/11449/148355 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ89.htm http://hdl.handle.net/11449/148355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129583859367936 |