O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1465 http://hdl.handle.net/11449/142485 |
Resumo: | The objective of this study is to analyze the potential that a physics teaching situation grounded in socio-scientific issues approach and argumentation has to mobilize the specific contents of Physics in the classroom. This teaching experience was developed in the third year of high school in a State Public School the interior of São Paulo State - Brazil. The class was comprised of 32 students and a didactic sequence was developed dealing social-scientific issue of Eletrossensibilidade with a duration eleven classes at the end of 2014. The data were constituted by audio recording that were subsequently transcribed and analyzed based on theoretical framework of pragmatic bias argumentation and socio-scientific issues. Data were recorded with the aim of evaluate the strengths and weaknesses of the didactic sequence associated with the development of teaching practice. Classes reviewed revealed the great potential of socio-scientific issues to promote argumentation between students and teachers (trainee) and the conceptual development of physical knowledge in subsequent lessons. |
id |
UNSP_e3b70b494eed28fded9ee1ad4d23f401 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/142485 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidadePhysics teachingArgumentationSocioscientifc issuesEletrosensibilityEnsino de físicaArgumentaçãoQuestões sociocientíficasEletrossensibilidadeThe objective of this study is to analyze the potential that a physics teaching situation grounded in socio-scientific issues approach and argumentation has to mobilize the specific contents of Physics in the classroom. This teaching experience was developed in the third year of high school in a State Public School the interior of São Paulo State - Brazil. The class was comprised of 32 students and a didactic sequence was developed dealing social-scientific issue of Eletrossensibilidade with a duration eleven classes at the end of 2014. The data were constituted by audio recording that were subsequently transcribed and analyzed based on theoretical framework of pragmatic bias argumentation and socio-scientific issues. Data were recorded with the aim of evaluate the strengths and weaknesses of the didactic sequence associated with the development of teaching practice. Classes reviewed revealed the great potential of socio-scientific issues to promote argumentation between students and teachers (trainee) and the conceptual development of physical knowledge in subsequent lessons.O objetivo deste trabalho é analisar o potencial que uma situação de ensino de física fundamentada na abordagem de questões sociocientíficas e na argumentação possui em mobilizar os conteúdos específicos de Física em sala de aula. Essa experiência de ensino que foi desenvolvida no terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual do interior do Estado de São Paulo – Brasil. A turma era composta por 32 alunos e foi elaborada uma sequência didática abordando a temática sociocientífica da Eletrossensibilidade com duração de onze aulas, ao final do ano de 2014. Os dados foram constituídos por meio de gravação em áudio que posteriormente foram transcritos e analisados com base no referencial teórico de argumentação de viés pragmático e das Questões Sociocientíficas. Os dados foram gravados no intuito de avaliarmos as potencialidades e insuficiências da sequência didática associada ao desenvolvimento da prática de ensino. As aulas analisadas revelaram o grande potencial das questões sociocientíficas para promover a argumentação entre os alunos e professor (estagiário) e o desenvolvimento conceitual do conhecimento físico nas aulas subsequentes.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Okimoto, Danilo [UNESP]Bortoletto, Adriana [UNESP]Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP]2016-08-04T13:35:33Z2016-08-04T13:35:33Z2015-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-6application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/14658º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142485ISSN2176-9761-2015-01-06-okimoto.pdf41825469269333010000-0002-7249-8835PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:08:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142485Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:35:22.545998Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidade |
title |
O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidade |
spellingShingle |
O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidade Okimoto, Danilo [UNESP] Physics teaching Argumentation Socioscientifc issues Eletrosensibility Ensino de física Argumentação Questões sociocientíficas Eletrossensibilidade |
title_short |
O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidade |
title_full |
O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidade |
title_fullStr |
O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidade |
title_full_unstemmed |
O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidade |
title_sort |
O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidade |
author |
Okimoto, Danilo [UNESP] |
author_facet |
Okimoto, Danilo [UNESP] Bortoletto, Adriana [UNESP] Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Bortoletto, Adriana [UNESP] Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Okimoto, Danilo [UNESP] Bortoletto, Adriana [UNESP] Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Physics teaching Argumentation Socioscientifc issues Eletrosensibility Ensino de física Argumentação Questões sociocientíficas Eletrossensibilidade |
topic |
Physics teaching Argumentation Socioscientifc issues Eletrosensibility Ensino de física Argumentação Questões sociocientíficas Eletrossensibilidade |
description |
The objective of this study is to analyze the potential that a physics teaching situation grounded in socio-scientific issues approach and argumentation has to mobilize the specific contents of Physics in the classroom. This teaching experience was developed in the third year of high school in a State Public School the interior of São Paulo State - Brazil. The class was comprised of 32 students and a didactic sequence was developed dealing social-scientific issue of Eletrossensibilidade with a duration eleven classes at the end of 2014. The data were constituted by audio recording that were subsequently transcribed and analyzed based on theoretical framework of pragmatic bias argumentation and socio-scientific issues. Data were recorded with the aim of evaluate the strengths and weaknesses of the didactic sequence associated with the development of teaching practice. Classes reviewed revealed the great potential of socio-scientific issues to promote argumentation between students and teachers (trainee) and the conceptual development of physical knowledge in subsequent lessons. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-10 2016-08-04T13:35:33Z 2016-08-04T13:35:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1465 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015. 2176-9761 http://hdl.handle.net/11449/142485 ISSN2176-9761-2015-01-06-okimoto.pdf 4182546926933301 0000-0002-7249-8835 |
url |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1465 http://hdl.handle.net/11449/142485 |
identifier_str_mv |
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015. 2176-9761 ISSN2176-9761-2015-01-06-okimoto.pdf 4182546926933301 0000-0002-7249-8835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de extensão universitária da UNESP |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-6 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129223267713024 |