O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Okimoto, Danilo [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bortoletto, Adriana [UNESP], Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1465
http://hdl.handle.net/11449/142485
Resumo: The objective of this study is to analyze the potential that a physics teaching situation grounded in socio-scientific issues approach and argumentation has to mobilize the specific contents of Physics in the classroom. This teaching experience was developed in the third year of high school in a State Public School the interior of São Paulo State - Brazil. The class was comprised of 32 students and a didactic sequence was developed dealing social-scientific issue of Eletrossensibilidade with a duration eleven classes at the end of 2014. The data were constituted by audio recording that were subsequently transcribed and analyzed based on theoretical framework of pragmatic bias argumentation and socio-scientific issues. Data were recorded with the aim of evaluate the strengths and weaknesses of the didactic sequence associated with the development of teaching practice. Classes reviewed revealed the great potential of socio-scientific issues to promote argumentation between students and teachers (trainee) and the conceptual development of physical knowledge in subsequent lessons.
id UNSP_e3b70b494eed28fded9ee1ad4d23f401
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142485
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidadePhysics teachingArgumentationSocioscientifc issuesEletrosensibilityEnsino de físicaArgumentaçãoQuestões sociocientíficasEletrossensibilidadeThe objective of this study is to analyze the potential that a physics teaching situation grounded in socio-scientific issues approach and argumentation has to mobilize the specific contents of Physics in the classroom. This teaching experience was developed in the third year of high school in a State Public School the interior of São Paulo State - Brazil. The class was comprised of 32 students and a didactic sequence was developed dealing social-scientific issue of Eletrossensibilidade with a duration eleven classes at the end of 2014. The data were constituted by audio recording that were subsequently transcribed and analyzed based on theoretical framework of pragmatic bias argumentation and socio-scientific issues. Data were recorded with the aim of evaluate the strengths and weaknesses of the didactic sequence associated with the development of teaching practice. Classes reviewed revealed the great potential of socio-scientific issues to promote argumentation between students and teachers (trainee) and the conceptual development of physical knowledge in subsequent lessons.O objetivo deste trabalho é analisar o potencial que uma situação de ensino de física fundamentada na abordagem de questões sociocientíficas e na argumentação possui em mobilizar os conteúdos específicos de Física em sala de aula. Essa experiência de ensino que foi desenvolvida no terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual do interior do Estado de São Paulo – Brasil. A turma era composta por 32 alunos e foi elaborada uma sequência didática abordando a temática sociocientífica da Eletrossensibilidade com duração de onze aulas, ao final do ano de 2014. Os dados foram constituídos por meio de gravação em áudio que posteriormente foram transcritos e analisados com base no referencial teórico de argumentação de viés pragmático e das Questões Sociocientíficas. Os dados foram gravados no intuito de avaliarmos as potencialidades e insuficiências da sequência didática associada ao desenvolvimento da prática de ensino. As aulas analisadas revelaram o grande potencial das questões sociocientíficas para promover a argumentação entre os alunos e professor (estagiário) e o desenvolvimento conceitual do conhecimento físico nas aulas subsequentes.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Okimoto, Danilo [UNESP]Bortoletto, Adriana [UNESP]Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP]2016-08-04T13:35:33Z2016-08-04T13:35:33Z2015-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-6application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/14658º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142485ISSN2176-9761-2015-01-06-okimoto.pdf41825469269333010000-0002-7249-8835PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:08:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142485Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:35:22.545998Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidade
title O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidade
spellingShingle O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidade
Okimoto, Danilo [UNESP]
Physics teaching
Argumentation
Socioscientifc issues
Eletrosensibility
Ensino de física
Argumentação
Questões sociocientíficas
Eletrossensibilidade
title_short O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidade
title_full O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidade
title_fullStr O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidade
title_full_unstemmed O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidade
title_sort O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidade
author Okimoto, Danilo [UNESP]
author_facet Okimoto, Danilo [UNESP]
Bortoletto, Adriana [UNESP]
Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP]
author_role author
author2 Bortoletto, Adriana [UNESP]
Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Okimoto, Danilo [UNESP]
Bortoletto, Adriana [UNESP]
Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Physics teaching
Argumentation
Socioscientifc issues
Eletrosensibility
Ensino de física
Argumentação
Questões sociocientíficas
Eletrossensibilidade
topic Physics teaching
Argumentation
Socioscientifc issues
Eletrosensibility
Ensino de física
Argumentação
Questões sociocientíficas
Eletrossensibilidade
description The objective of this study is to analyze the potential that a physics teaching situation grounded in socio-scientific issues approach and argumentation has to mobilize the specific contents of Physics in the classroom. This teaching experience was developed in the third year of high school in a State Public School the interior of São Paulo State - Brazil. The class was comprised of 32 students and a didactic sequence was developed dealing social-scientific issue of Eletrossensibilidade with a duration eleven classes at the end of 2014. The data were constituted by audio recording that were subsequently transcribed and analyzed based on theoretical framework of pragmatic bias argumentation and socio-scientific issues. Data were recorded with the aim of evaluate the strengths and weaknesses of the didactic sequence associated with the development of teaching practice. Classes reviewed revealed the great potential of socio-scientific issues to promote argumentation between students and teachers (trainee) and the conceptual development of physical knowledge in subsequent lessons.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-10
2016-08-04T13:35:33Z
2016-08-04T13:35:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1465
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142485
ISSN2176-9761-2015-01-06-okimoto.pdf
4182546926933301
0000-0002-7249-8835
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1465
http://hdl.handle.net/11449/142485
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-06-okimoto.pdf
4182546926933301
0000-0002-7249-8835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-6
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129223267713024