O ensino do conceito de integral, em sala de aula, com recursos da história da matemática e da resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91053 |
Resumo: | Como professor de uma Faculdade de Engenharia e responsável por disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, pude vivenciar muitas inquietações no processo de ensino e aprendizagem desse ramo da Matemática e constatar dificuldades encontradas nesse processo e, em especial, no ensino e na aprendizagem de Integrais. Nosso Fenômeno de Interesse naturalmente surgiu dessa inquietação. Apoiados na Metodologia de Pesquisa de Romberg desenvolvemos toda nossa Pesquisa seguindo, de perto, um modelo de desenvolvimento criado por nós. Depois de relacionarmos nossas ideias com ideias de outros, foi criada, a Pergunta da Pesquisa que se tornou então, nosso Problema. Trabalhando com a História da Integral como parte da História da Matemática, com Resolução de Problemas e a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, como metodologia de trabalho, analisamos uma sala de aula de um curso de engenharia onde o ensino e a aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral era nosso objetivo. Foi criado um projeto, aplicado em doze encontros de cem minutos cada. Dessa aplicação coletamos evidências que, confrontadas à Pergunta da Pesquisa puderam nos conduzir à resposta da Pergunta feita. Os alunos nesse processo foram participantes e assumidos como co-construtores de seu próprio conhecimento. |
id |
UNSP_e424d03e060840e3b291ca39d28af611 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91053 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino do conceito de integral, em sala de aula, com recursos da história da matemática e da resolução de problemasMatemática - Estudo e ensinoCálculo diferencialCalculo integralSolução de problemasMatemática - HistóriaResolução de problemasSala de aulaDifferential and integral calculusProblem solvingHistory of mathematicsClassroomComo professor de uma Faculdade de Engenharia e responsável por disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, pude vivenciar muitas inquietações no processo de ensino e aprendizagem desse ramo da Matemática e constatar dificuldades encontradas nesse processo e, em especial, no ensino e na aprendizagem de Integrais. Nosso Fenômeno de Interesse naturalmente surgiu dessa inquietação. Apoiados na Metodologia de Pesquisa de Romberg desenvolvemos toda nossa Pesquisa seguindo, de perto, um modelo de desenvolvimento criado por nós. Depois de relacionarmos nossas ideias com ideias de outros, foi criada, a Pergunta da Pesquisa que se tornou então, nosso Problema. Trabalhando com a História da Integral como parte da História da Matemática, com Resolução de Problemas e a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, como metodologia de trabalho, analisamos uma sala de aula de um curso de engenharia onde o ensino e a aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral era nosso objetivo. Foi criado um projeto, aplicado em doze encontros de cem minutos cada. Dessa aplicação coletamos evidências que, confrontadas à Pergunta da Pesquisa puderam nos conduzir à resposta da Pergunta feita. Os alunos nesse processo foram participantes e assumidos como co-construtores de seu próprio conhecimento.As a professor of a College of Engineering and responsible for courses in differential and integral calculus, I could experience many concerns in the teaching and learning of this branch of mathematics and find difficulties in that process, in particular in teaching and learning of Integrals. Our Phenomenon of Interest naturally arose that concern. Supported by Romberg Research Methodology, we developed all our research following closely a development model created by us. After we related our ideas with ideas of others, it was created the research question which then became our problem. Working with the History of Integral as part of the History of Mathematics with Problem Solving Methodology and Teaching-Learning Assessment of Mathematics through Problem Solving, as work methodology, we analyzed a classroom of an engineering course where the teaching and learning of differential and integral calculus was our goal. It was created a project implemented in twelve meetings of a hundred minutes each. This application collected evidences that, faced the Question of the Research, lead us to answer the Question asked. The students were participants in that process and assumed to be co-constructors of their own knowledge.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Marcos Vinícius [UNESP]2014-06-11T19:24:52Z2014-06-11T19:24:52Z2010-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis324 f. : il.application/pdfRIBEIRO, Marcos Vinícius. O ensino do conceito de integral, em sala de aula, com recursos da história da matemática e da resolução de problemas. 2010. 324 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.http://hdl.handle.net/11449/91053000611228ribeiro_mv_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-09T06:24:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91053Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:52:20.962798Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino do conceito de integral, em sala de aula, com recursos da história da matemática e da resolução de problemas |
title |
O ensino do conceito de integral, em sala de aula, com recursos da história da matemática e da resolução de problemas |
spellingShingle |
O ensino do conceito de integral, em sala de aula, com recursos da história da matemática e da resolução de problemas Ribeiro, Marcos Vinícius [UNESP] Matemática - Estudo e ensino Cálculo diferencial Calculo integral Solução de problemas Matemática - História Resolução de problemas Sala de aula Differential and integral calculus Problem solving History of mathematics Classroom |
title_short |
O ensino do conceito de integral, em sala de aula, com recursos da história da matemática e da resolução de problemas |
title_full |
O ensino do conceito de integral, em sala de aula, com recursos da história da matemática e da resolução de problemas |
title_fullStr |
O ensino do conceito de integral, em sala de aula, com recursos da história da matemática e da resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
O ensino do conceito de integral, em sala de aula, com recursos da história da matemática e da resolução de problemas |
title_sort |
O ensino do conceito de integral, em sala de aula, com recursos da história da matemática e da resolução de problemas |
author |
Ribeiro, Marcos Vinícius [UNESP] |
author_facet |
Ribeiro, Marcos Vinícius [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Marcos Vinícius [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Cálculo diferencial Calculo integral Solução de problemas Matemática - História Resolução de problemas Sala de aula Differential and integral calculus Problem solving History of mathematics Classroom |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Cálculo diferencial Calculo integral Solução de problemas Matemática - História Resolução de problemas Sala de aula Differential and integral calculus Problem solving History of mathematics Classroom |
description |
Como professor de uma Faculdade de Engenharia e responsável por disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, pude vivenciar muitas inquietações no processo de ensino e aprendizagem desse ramo da Matemática e constatar dificuldades encontradas nesse processo e, em especial, no ensino e na aprendizagem de Integrais. Nosso Fenômeno de Interesse naturalmente surgiu dessa inquietação. Apoiados na Metodologia de Pesquisa de Romberg desenvolvemos toda nossa Pesquisa seguindo, de perto, um modelo de desenvolvimento criado por nós. Depois de relacionarmos nossas ideias com ideias de outros, foi criada, a Pergunta da Pesquisa que se tornou então, nosso Problema. Trabalhando com a História da Integral como parte da História da Matemática, com Resolução de Problemas e a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, como metodologia de trabalho, analisamos uma sala de aula de um curso de engenharia onde o ensino e a aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral era nosso objetivo. Foi criado um projeto, aplicado em doze encontros de cem minutos cada. Dessa aplicação coletamos evidências que, confrontadas à Pergunta da Pesquisa puderam nos conduzir à resposta da Pergunta feita. Os alunos nesse processo foram participantes e assumidos como co-construtores de seu próprio conhecimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-18 2014-06-11T19:24:52Z 2014-06-11T19:24:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Marcos Vinícius. O ensino do conceito de integral, em sala de aula, com recursos da história da matemática e da resolução de problemas. 2010. 324 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010. http://hdl.handle.net/11449/91053 000611228 ribeiro_mv_me_rcla.pdf 33004137031P7 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Marcos Vinícius. O ensino do conceito de integral, em sala de aula, com recursos da história da matemática e da resolução de problemas. 2010. 324 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010. 000611228 ribeiro_mv_me_rcla.pdf 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
324 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129133181403136 |