O ensino da literatura e a formação de professores em cursos de Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanho, Ana Paula Belomo [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/94052
Resumo: Uma breve retrospectiva da origem dos cursos de Letras no Brasil revela as transformações ideológicas pelas quais passaram em um tempo relativamente curto - da formação intelectualizada de uma elite à formação de professores. A ambivalência de objetivos entre formar pesquisadores e formar professores, entre saberes específicos e saberes pedagógicos, faz dos currículos de Letras alvo de intensas discussões. Nesse contexto, a literatura sofre as consequências de uma indefinição no que se refere ao modo como abordá-la. Se por um lado é reconhecida sua importância na formação integral do homem, por outro continua limitada à sistematização periódica e histórica, tanto na escola básica quanto nos cursos de formação de professores. Outro fato alarmante diz respeito à oposição cristalizada entre as disciplinas pedagógicas e as disciplinas teóricas. Atualmente, a didática da literatura subjaz às disciplinas pedagógicas de língua portuguesa, o que pressupõe que a preocupação com a metodologia da literatura ocupa um lugar secundário em relação à língua materna. Considerando que o profissional em Letras está habilitado a lecionar literatura e que a legislação específica do curso determina a formação teórico-prática do futuro professor, esta pesquisa busca refletir sobre a formação do professor de literatura em cursos de Letras com base em dois eixos. O primeiro consistirá na revisão bibliográfica referente ao tema sobre a formação do professor de literatura. O segundo contemplará uma investigação dos currículos dos cursos de Letras das instituições de ensino superior, públicas e...
id UNSP_e5646f0dabd3d586b5296c651f2e0c6a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/94052
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino da literatura e a formação de professores em cursos de LetrasProfessores - FormaçãoLiteratura - Estudo e ensinoLiterature teachersUma breve retrospectiva da origem dos cursos de Letras no Brasil revela as transformações ideológicas pelas quais passaram em um tempo relativamente curto - da formação intelectualizada de uma elite à formação de professores. A ambivalência de objetivos entre formar pesquisadores e formar professores, entre saberes específicos e saberes pedagógicos, faz dos currículos de Letras alvo de intensas discussões. Nesse contexto, a literatura sofre as consequências de uma indefinição no que se refere ao modo como abordá-la. Se por um lado é reconhecida sua importância na formação integral do homem, por outro continua limitada à sistematização periódica e histórica, tanto na escola básica quanto nos cursos de formação de professores. Outro fato alarmante diz respeito à oposição cristalizada entre as disciplinas pedagógicas e as disciplinas teóricas. Atualmente, a didática da literatura subjaz às disciplinas pedagógicas de língua portuguesa, o que pressupõe que a preocupação com a metodologia da literatura ocupa um lugar secundário em relação à língua materna. Considerando que o profissional em Letras está habilitado a lecionar literatura e que a legislação específica do curso determina a formação teórico-prática do futuro professor, esta pesquisa busca refletir sobre a formação do professor de literatura em cursos de Letras com base em dois eixos. O primeiro consistirá na revisão bibliográfica referente ao tema sobre a formação do professor de literatura. O segundo contemplará uma investigação dos currículos dos cursos de Letras das instituições de ensino superior, públicas e...A brief review of the origin of Language courses in Brazil reveals the ideological transformations which occurred in a relatively short time - the formation of an intellectual elite teacher training. The ambivalence of purposes between training researchers and training teachers, between specific knowledge and pedagogical knowledge, does the curriculum of Languages subject of intense discussions. In this regard, the literature suffers the consequences of indefiniteness regarding the way to approach it. If in one hand, its importance in the formation of man is recognized, on the other it remains limited to periodic and historical systematic, as in school as in the basic training courses for teachers. Another alarming fact concerns the crystallized opposition between educational disciplines and theoretical subjects. Currently, the teaching of literature underlies the teaching of Portuguese language courses, which implies that the concern with the methodology of literature occupies a secondary place in relation to the language. Considering that the professional of languages is qualified to teach literature and that the specific legislation of the course determines the theoretical and practical training of future teachers, this research aims to reflect the formation of literature teachers in language courses based on two axes. The first element will consist in the bibliographic review related to the theme about the formation of literature teachers. The second will include an investigation into the curricula of languages... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Antunes, Benedito [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castanho, Ana Paula Belomo [UNESP]2014-06-11T19:26:52Z2014-06-11T19:26:52Z2012-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis212 f. : il.application/pdfCASTANHO, Ana Paula Belomo. O ensino da literatura e a formação de professores em cursos de Letras. 2012. 212 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2012.http://hdl.handle.net/11449/94052000693921castanho_apb_me_assis.pdf33004048019P13316631966157898Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T06:04:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/94052Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-10T06:04:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da literatura e a formação de professores em cursos de Letras
title O ensino da literatura e a formação de professores em cursos de Letras
spellingShingle O ensino da literatura e a formação de professores em cursos de Letras
Castanho, Ana Paula Belomo [UNESP]
Professores - Formação
Literatura - Estudo e ensino
Literature teachers
title_short O ensino da literatura e a formação de professores em cursos de Letras
title_full O ensino da literatura e a formação de professores em cursos de Letras
title_fullStr O ensino da literatura e a formação de professores em cursos de Letras
title_full_unstemmed O ensino da literatura e a formação de professores em cursos de Letras
title_sort O ensino da literatura e a formação de professores em cursos de Letras
author Castanho, Ana Paula Belomo [UNESP]
author_facet Castanho, Ana Paula Belomo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Benedito [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanho, Ana Paula Belomo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Literatura - Estudo e ensino
Literature teachers
topic Professores - Formação
Literatura - Estudo e ensino
Literature teachers
description Uma breve retrospectiva da origem dos cursos de Letras no Brasil revela as transformações ideológicas pelas quais passaram em um tempo relativamente curto - da formação intelectualizada de uma elite à formação de professores. A ambivalência de objetivos entre formar pesquisadores e formar professores, entre saberes específicos e saberes pedagógicos, faz dos currículos de Letras alvo de intensas discussões. Nesse contexto, a literatura sofre as consequências de uma indefinição no que se refere ao modo como abordá-la. Se por um lado é reconhecida sua importância na formação integral do homem, por outro continua limitada à sistematização periódica e histórica, tanto na escola básica quanto nos cursos de formação de professores. Outro fato alarmante diz respeito à oposição cristalizada entre as disciplinas pedagógicas e as disciplinas teóricas. Atualmente, a didática da literatura subjaz às disciplinas pedagógicas de língua portuguesa, o que pressupõe que a preocupação com a metodologia da literatura ocupa um lugar secundário em relação à língua materna. Considerando que o profissional em Letras está habilitado a lecionar literatura e que a legislação específica do curso determina a formação teórico-prática do futuro professor, esta pesquisa busca refletir sobre a formação do professor de literatura em cursos de Letras com base em dois eixos. O primeiro consistirá na revisão bibliográfica referente ao tema sobre a formação do professor de literatura. O segundo contemplará uma investigação dos currículos dos cursos de Letras das instituições de ensino superior, públicas e...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-28
2014-06-11T19:26:52Z
2014-06-11T19:26:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTANHO, Ana Paula Belomo. O ensino da literatura e a formação de professores em cursos de Letras. 2012. 212 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/94052
000693921
castanho_apb_me_assis.pdf
33004048019P1
3316631966157898
identifier_str_mv CASTANHO, Ana Paula Belomo. O ensino da literatura e a formação de professores em cursos de Letras. 2012. 212 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2012.
000693921
castanho_apb_me_assis.pdf
33004048019P1
3316631966157898
url http://hdl.handle.net/11449/94052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 212 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792961510821068800