Capobrincante: um olhar sensível para o movimento na primeira infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Fabrício Augusto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242301
Resumo: Esta pesquisa de mestrado, vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Infância e Juventude”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente/SP, assumiu como objeto central de investigação o movimento corporal da criança pequena, que acontece nas vivências da CAPOBRINCANTE, a qual consiste numa capoeira brincante que, por meio da ludicidade, agrupa elementos da musicalidade, da cultura, da história e das vivências corporais da arte presentes nesta modalidade, para atender crianças na primeira infância. A referida pesquisa baseou-se na perspectiva da Motricidade Humana com enfoque na ciência encarnada, metodologia que versa sobre uma narrativa autobiográfica a partir de uma experiência vivida. Dessa forma, a presente pesquisa teve por objetivo analisar em quais aspectos a CAPOBRINCANTE provocou o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil em uma escola da rede particular de ensino. Especificamente, este estudo buscou identificar os conceitos teóricos que fundamentam a CAPOBRINCANTE, além de identificar, junto às professoras das respectivas turmas das crianças participantes das aulas da CAPOBRINCANTE, se percebem que esta modalidade ajuda em algum aspecto, seja motor, cognitivo ou socioafetivo. Assim, foi realizada uma narrativa autobiográfica contando minha experiência vivida com a CAPOBRINCANTE, bem como coletadas narrativas de cinco professoras das turmas de crianças participantes da modalidade em uma escola particular na cidade de Pirapozinho/SP. As narrativas coletadas nas entrevistas foram transcritas integralmente e analisadas a partir de eixos temáticos: motricidade infantil e potencialidades humanas (aprendizagem; relações interpessoais e valores morais), e, em consonância com as minhas experiências vividas com a CAPOBRINCANTE, verificou-se que esta modalidade é um lugar de encontro, de partilha de vivências corporais, além de estimular e desenvolver, na criança pequena, um ser de totalidade, ou seja, um ser que sente, que se expressa, que interage, que imagina e que aprende.
id UNSP_e7034ee8b32f506ef1a3088cb34e907b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242301
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Capobrincante: um olhar sensível para o movimento na primeira infânciaCapobrincante: a sensitive look for movement in early childhoodMotricidade infantilCapobrincanteCiência encarnadaLudicidadeInteraçãoChild motricityEmbodied sciencePlayfulnessInteractionEsta pesquisa de mestrado, vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Infância e Juventude”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente/SP, assumiu como objeto central de investigação o movimento corporal da criança pequena, que acontece nas vivências da CAPOBRINCANTE, a qual consiste numa capoeira brincante que, por meio da ludicidade, agrupa elementos da musicalidade, da cultura, da história e das vivências corporais da arte presentes nesta modalidade, para atender crianças na primeira infância. A referida pesquisa baseou-se na perspectiva da Motricidade Humana com enfoque na ciência encarnada, metodologia que versa sobre uma narrativa autobiográfica a partir de uma experiência vivida. Dessa forma, a presente pesquisa teve por objetivo analisar em quais aspectos a CAPOBRINCANTE provocou o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil em uma escola da rede particular de ensino. Especificamente, este estudo buscou identificar os conceitos teóricos que fundamentam a CAPOBRINCANTE, além de identificar, junto às professoras das respectivas turmas das crianças participantes das aulas da CAPOBRINCANTE, se percebem que esta modalidade ajuda em algum aspecto, seja motor, cognitivo ou socioafetivo. Assim, foi realizada uma narrativa autobiográfica contando minha experiência vivida com a CAPOBRINCANTE, bem como coletadas narrativas de cinco professoras das turmas de crianças participantes da modalidade em uma escola particular na cidade de Pirapozinho/SP. As narrativas coletadas nas entrevistas foram transcritas integralmente e analisadas a partir de eixos temáticos: motricidade infantil e potencialidades humanas (aprendizagem; relações interpessoais e valores morais), e, em consonância com as minhas experiências vividas com a CAPOBRINCANTE, verificou-se que esta modalidade é um lugar de encontro, de partilha de vivências corporais, além de estimular e desenvolver, na criança pequena, um ser de totalidade, ou seja, um ser que sente, que se expressa, que interage, que imagina e que aprende.This master's research, linked to the research line "Formative Processes, Childhood and Youth", of the Graduate Program in Education at FCT/UNESP - Presidente Prudente Campus/SP, took as the central object of investigation the small child's body movement experience that takes place in the experiences of CAPOBRINCANTE, which consists of a playful capoeira that, through playfulness, brings together elements of musicality, culture, history and bodily experiences of art present in this modality, to assist children in early childhood. The aforementioned research was based on the perspective of Human Motricity with a focus on embodied science, a methodology that deals with an autobiographical narrative based on a lived experience. In this way, the present research aimed at analyzing in which aspects CAPOBRINCANTE provoked the development of children in early childhood education in a private school. Specifically, this study sought to identify the theoretical concepts that underlie CAPOBRINCANTE, in addition to identifying, together with the teachers of the respective classes of children participating in CAPOBRINCANTE classes, if they perceive that this modality helps in some aspect, be it motor, cognitive or socio-affective. Thus, an autobiographical narrative was carried out, telling my experience with CAPOBRINCANTE, as well as collecting narratives from five teachers of the classes of children participating in the modality in a private school in the city of Pirapozinho/SP. The narratives collected in the interviews were fully transcribed and analyzed based on thematic axes: children's motor skills and human potential (learning; interpersonal relationships and moral values), and, in line with my experiences with CAPOBRINCANTE, it was found that this modality it is a meeting place, for sharing bodily experiences, in addition to stimulating and developing in young children a being of totality, that is, a being that feels, expresses itself, interacts, imagines and learns.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Fabrício Augusto2023-03-03T17:59:51Z2023-03-03T17:59:51Z2023-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24230133004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242301Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:48:59.459232Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Capobrincante: um olhar sensível para o movimento na primeira infância
Capobrincante: a sensitive look for movement in early childhood
title Capobrincante: um olhar sensível para o movimento na primeira infância
spellingShingle Capobrincante: um olhar sensível para o movimento na primeira infância
Ribeiro, Fabrício Augusto
Motricidade infantil
Capobrincante
Ciência encarnada
Ludicidade
Interação
Child motricity
Embodied science
Playfulness
Interaction
title_short Capobrincante: um olhar sensível para o movimento na primeira infância
title_full Capobrincante: um olhar sensível para o movimento na primeira infância
title_fullStr Capobrincante: um olhar sensível para o movimento na primeira infância
title_full_unstemmed Capobrincante: um olhar sensível para o movimento na primeira infância
title_sort Capobrincante: um olhar sensível para o movimento na primeira infância
author Ribeiro, Fabrício Augusto
author_facet Ribeiro, Fabrício Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Fabrício Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Motricidade infantil
Capobrincante
Ciência encarnada
Ludicidade
Interação
Child motricity
Embodied science
Playfulness
Interaction
topic Motricidade infantil
Capobrincante
Ciência encarnada
Ludicidade
Interação
Child motricity
Embodied science
Playfulness
Interaction
description Esta pesquisa de mestrado, vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Infância e Juventude”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente/SP, assumiu como objeto central de investigação o movimento corporal da criança pequena, que acontece nas vivências da CAPOBRINCANTE, a qual consiste numa capoeira brincante que, por meio da ludicidade, agrupa elementos da musicalidade, da cultura, da história e das vivências corporais da arte presentes nesta modalidade, para atender crianças na primeira infância. A referida pesquisa baseou-se na perspectiva da Motricidade Humana com enfoque na ciência encarnada, metodologia que versa sobre uma narrativa autobiográfica a partir de uma experiência vivida. Dessa forma, a presente pesquisa teve por objetivo analisar em quais aspectos a CAPOBRINCANTE provocou o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil em uma escola da rede particular de ensino. Especificamente, este estudo buscou identificar os conceitos teóricos que fundamentam a CAPOBRINCANTE, além de identificar, junto às professoras das respectivas turmas das crianças participantes das aulas da CAPOBRINCANTE, se percebem que esta modalidade ajuda em algum aspecto, seja motor, cognitivo ou socioafetivo. Assim, foi realizada uma narrativa autobiográfica contando minha experiência vivida com a CAPOBRINCANTE, bem como coletadas narrativas de cinco professoras das turmas de crianças participantes da modalidade em uma escola particular na cidade de Pirapozinho/SP. As narrativas coletadas nas entrevistas foram transcritas integralmente e analisadas a partir de eixos temáticos: motricidade infantil e potencialidades humanas (aprendizagem; relações interpessoais e valores morais), e, em consonância com as minhas experiências vividas com a CAPOBRINCANTE, verificou-se que esta modalidade é um lugar de encontro, de partilha de vivências corporais, além de estimular e desenvolver, na criança pequena, um ser de totalidade, ou seja, um ser que sente, que se expressa, que interage, que imagina e que aprende.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-03T17:59:51Z
2023-03-03T17:59:51Z
2023-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242301
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/242301
identifier_str_mv 33004129044P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128706291433472