Formação de docentes na educação superior: a experiência do núcleo de apoio pedagógico da faculdade de medicina de botucatu - fmb/unesp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Peraçoli, José Carlos [UNESP], Rizzato, Agueda Beatriz Pires [UNESP], Abbade, Joelcio Francisco [UNESP], Prearo, Alice Yamashita [UNESP], Uemura, Gilberto [UNESP], Borges, Vera Terezinha Medeiros [UNESP], Dezan, Elisabete Bemfato [UNESP], Romanholi, Renata Maria Zanardo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139690
Resumo: A FMB/UNESP tem promovido iniciativas para qualificar o ensino de graduação, para atender as Diretrizes Curriculares Nacionais na área da saúde, demanda da comunidade local e adequação às necessidades sociais em saúde. Em 2000,a FMB instituiu o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), com os objetivos de elaborar proposta de avaliação contínua do ensino na graduação; oferecer apoio técnico e infra-estrutura às mudanças para a melhoria do ensino; promover a formação docente para o aprendizado de inovações metodológicas; ampliar o desenvolvimento de pesquisa em educação médica; promover a ampliação do ensino no SUS, particularmente do ensino na comunidade e na atenção primária à saúde. A criação do NAP, como órgão assessor ao Conselho de Curso de Graduação (CCG) e à Direção foi entendida pela comunidade como fundamental para implementação das mudanças. Para desempenhar seus objetivos o NAP é constituído por frentes de atuação: estrutura curricular, pesquisa e planejamento em avaliação, desenvolvimento da docência, infra-estrutura e ensino na comunidade. Participam do NAP docentes, discentes, profissionais dos serviços de saúde e duas pedagogas.Toda a formação docente realizada pauta-se por responder demandas apontadas pelo CCG, direção e de estudos da própria frente de avaliação. As características do NAP o capacitam a apoiar tanto o ensino de graduação como programas de pósgraduação voltados ao ensino na saúde. O NAP tem apoiado a postura próativa da Instituição frente às iniciativas de aperfeiçoamento e inovação do ensino, promovidas em âmbito local e nacional. Com o fortalecimento do trabalho docente e o apoio à elaboração de projetos e programas o NAP tem possibilitado a participação da FMB em iniciativas do MEC e MS para a reorientação da formação profissional em saúde.
id UNSP_ece3068b1d38136fa7dbd3761c2aead0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139690
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação de docentes na educação superior: a experiência do núcleo de apoio pedagógico da faculdade de medicina de botucatu - fmb/unespEducação médicaEnsino superiorFormação de professoresA FMB/UNESP tem promovido iniciativas para qualificar o ensino de graduação, para atender as Diretrizes Curriculares Nacionais na área da saúde, demanda da comunidade local e adequação às necessidades sociais em saúde. Em 2000,a FMB instituiu o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), com os objetivos de elaborar proposta de avaliação contínua do ensino na graduação; oferecer apoio técnico e infra-estrutura às mudanças para a melhoria do ensino; promover a formação docente para o aprendizado de inovações metodológicas; ampliar o desenvolvimento de pesquisa em educação médica; promover a ampliação do ensino no SUS, particularmente do ensino na comunidade e na atenção primária à saúde. A criação do NAP, como órgão assessor ao Conselho de Curso de Graduação (CCG) e à Direção foi entendida pela comunidade como fundamental para implementação das mudanças. Para desempenhar seus objetivos o NAP é constituído por frentes de atuação: estrutura curricular, pesquisa e planejamento em avaliação, desenvolvimento da docência, infra-estrutura e ensino na comunidade. Participam do NAP docentes, discentes, profissionais dos serviços de saúde e duas pedagogas.Toda a formação docente realizada pauta-se por responder demandas apontadas pelo CCG, direção e de estudos da própria frente de avaliação. As características do NAP o capacitam a apoiar tanto o ensino de graduação como programas de pósgraduação voltados ao ensino na saúde. O NAP tem apoiado a postura próativa da Instituição frente às iniciativas de aperfeiçoamento e inovação do ensino, promovidas em âmbito local e nacional. Com o fortalecimento do trabalho docente e o apoio à elaboração de projetos e programas o NAP tem possibilitado a participação da FMB em iniciativas do MEC e MS para a reorientação da formação profissional em saúde.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina (FMB), BotucatuUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Faculdade de Medicina (FMB), BotucatuUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina (FMB), BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]Peraçoli, José Carlos [UNESP]Rizzato, Agueda Beatriz Pires [UNESP]Abbade, Joelcio Francisco [UNESP]Prearo, Alice Yamashita [UNESP]Uemura, Gilberto [UNESP]Borges, Vera Terezinha Medeiros [UNESP]Dezan, Elisabete Bemfato [UNESP]Romanholi, Renata Maria Zanardo [UNESP]2016-06-28T17:31:19Z2016-06-28T17:31:19Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5807-5812application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5807-58129708-2011http://hdl.handle.net/11449/139690ISSN2236-9708-2011-5807-5812.pdf717272449590772384994373815956149878648143577124porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-03T14:12:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139690Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-03T14:12:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de docentes na educação superior: a experiência do núcleo de apoio pedagógico da faculdade de medicina de botucatu - fmb/unesp
title Formação de docentes na educação superior: a experiência do núcleo de apoio pedagógico da faculdade de medicina de botucatu - fmb/unesp
spellingShingle Formação de docentes na educação superior: a experiência do núcleo de apoio pedagógico da faculdade de medicina de botucatu - fmb/unesp
Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
Educação médica
Ensino superior
Formação de professores
title_short Formação de docentes na educação superior: a experiência do núcleo de apoio pedagógico da faculdade de medicina de botucatu - fmb/unesp
title_full Formação de docentes na educação superior: a experiência do núcleo de apoio pedagógico da faculdade de medicina de botucatu - fmb/unesp
title_fullStr Formação de docentes na educação superior: a experiência do núcleo de apoio pedagógico da faculdade de medicina de botucatu - fmb/unesp
title_full_unstemmed Formação de docentes na educação superior: a experiência do núcleo de apoio pedagógico da faculdade de medicina de botucatu - fmb/unesp
title_sort Formação de docentes na educação superior: a experiência do núcleo de apoio pedagógico da faculdade de medicina de botucatu - fmb/unesp
author Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
author_facet Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
Peraçoli, José Carlos [UNESP]
Rizzato, Agueda Beatriz Pires [UNESP]
Abbade, Joelcio Francisco [UNESP]
Prearo, Alice Yamashita [UNESP]
Uemura, Gilberto [UNESP]
Borges, Vera Terezinha Medeiros [UNESP]
Dezan, Elisabete Bemfato [UNESP]
Romanholi, Renata Maria Zanardo [UNESP]
author_role author
author2 Peraçoli, José Carlos [UNESP]
Rizzato, Agueda Beatriz Pires [UNESP]
Abbade, Joelcio Francisco [UNESP]
Prearo, Alice Yamashita [UNESP]
Uemura, Gilberto [UNESP]
Borges, Vera Terezinha Medeiros [UNESP]
Dezan, Elisabete Bemfato [UNESP]
Romanholi, Renata Maria Zanardo [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
Peraçoli, José Carlos [UNESP]
Rizzato, Agueda Beatriz Pires [UNESP]
Abbade, Joelcio Francisco [UNESP]
Prearo, Alice Yamashita [UNESP]
Uemura, Gilberto [UNESP]
Borges, Vera Terezinha Medeiros [UNESP]
Dezan, Elisabete Bemfato [UNESP]
Romanholi, Renata Maria Zanardo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Ensino superior
Formação de professores
topic Educação médica
Ensino superior
Formação de professores
description A FMB/UNESP tem promovido iniciativas para qualificar o ensino de graduação, para atender as Diretrizes Curriculares Nacionais na área da saúde, demanda da comunidade local e adequação às necessidades sociais em saúde. Em 2000,a FMB instituiu o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), com os objetivos de elaborar proposta de avaliação contínua do ensino na graduação; oferecer apoio técnico e infra-estrutura às mudanças para a melhoria do ensino; promover a formação docente para o aprendizado de inovações metodológicas; ampliar o desenvolvimento de pesquisa em educação médica; promover a ampliação do ensino no SUS, particularmente do ensino na comunidade e na atenção primária à saúde. A criação do NAP, como órgão assessor ao Conselho de Curso de Graduação (CCG) e à Direção foi entendida pela comunidade como fundamental para implementação das mudanças. Para desempenhar seus objetivos o NAP é constituído por frentes de atuação: estrutura curricular, pesquisa e planejamento em avaliação, desenvolvimento da docência, infra-estrutura e ensino na comunidade. Participam do NAP docentes, discentes, profissionais dos serviços de saúde e duas pedagogas.Toda a formação docente realizada pauta-se por responder demandas apontadas pelo CCG, direção e de estudos da própria frente de avaliação. As características do NAP o capacitam a apoiar tanto o ensino de graduação como programas de pósgraduação voltados ao ensino na saúde. O NAP tem apoiado a postura próativa da Instituição frente às iniciativas de aperfeiçoamento e inovação do ensino, promovidas em âmbito local e nacional. Com o fortalecimento do trabalho docente e o apoio à elaboração de projetos e programas o NAP tem possibilitado a participação da FMB em iniciativas do MEC e MS para a reorientação da formação profissional em saúde.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:31:19Z
2016-06-28T17:31:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5807-5812
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139690
ISSN2236-9708-2011-5807-5812.pdf
7172724495907723
8499437381595614
9878648143577124
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139690
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5807-5812
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-5807-5812.pdf
7172724495907723
8499437381595614
9878648143577124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5807-5812
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1810021383571243008