O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenez, Ana Paula Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252094
Resumo: O ensino da astronomia na educação básica, embora tenha evoluído, ainda é composto por inúmeras dificuldades, enquanto processo de ensino aprendizagem. Portanto, o presente estudo consiste na elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática, desenvolvida com apoio do uso de objetos de aprendizagem, visando a construção de uma aprendizagem crítica, significativa, reflexiva e ética. Assim, a pesquisa inicia-se com uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa, tendo campo de estudo, uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, onde os sujeitos foram alunos do 5º ano do ensino fundamental. Para o desenvolvimento da pesquisa, a autora utilizou-se de apoio teóricos como Vygotsky, Fracalanza, Kenski, Langhi, Nardi,Valente, entre outros que trazem importantes contribuições e reflexões sobre o contexto de ensino da astronomia na educação básica e suas aplicações práticas, assim como a relevância de novas abordagens de ensino concebidas através do uso da tecnologia. No discorrer do trabalho, foram apresentadas considerações também sobre o uso de objetos de aprendizagem ao processo de ensino. Após estudo do material teórico selecionado e análise dos dados, obtidos por meio da avaliação aplicada sobre o produto educacional desenvolvido, conclui-se que um objeto de aprendizagem pode ser um aliado da educação contemporânea, desde que bem planejado e aplicado por profissionais dentro de uma perspectiva de formação contínua, na busca de melhores metodologias de ensino.
id UNSP_ed8a3d58a2e5703c0c9030d2abc35414
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252094
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidadesLearning science: astronomy and technology in construction of new possibilitiesEnsino de astronomiaTecnologias digitais na educaçãoSequência didática de astronomiaAstronomy teachingDigital technologies in educationDidactic sequence of astronomyO ensino da astronomia na educação básica, embora tenha evoluído, ainda é composto por inúmeras dificuldades, enquanto processo de ensino aprendizagem. Portanto, o presente estudo consiste na elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática, desenvolvida com apoio do uso de objetos de aprendizagem, visando a construção de uma aprendizagem crítica, significativa, reflexiva e ética. Assim, a pesquisa inicia-se com uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa, tendo campo de estudo, uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, onde os sujeitos foram alunos do 5º ano do ensino fundamental. Para o desenvolvimento da pesquisa, a autora utilizou-se de apoio teóricos como Vygotsky, Fracalanza, Kenski, Langhi, Nardi,Valente, entre outros que trazem importantes contribuições e reflexões sobre o contexto de ensino da astronomia na educação básica e suas aplicações práticas, assim como a relevância de novas abordagens de ensino concebidas através do uso da tecnologia. No discorrer do trabalho, foram apresentadas considerações também sobre o uso de objetos de aprendizagem ao processo de ensino. Após estudo do material teórico selecionado e análise dos dados, obtidos por meio da avaliação aplicada sobre o produto educacional desenvolvido, conclui-se que um objeto de aprendizagem pode ser um aliado da educação contemporânea, desde que bem planejado e aplicado por profissionais dentro de uma perspectiva de formação contínua, na busca de melhores metodologias de ensino.The astronomy teaching in curricular education, although it has evolved, it is still composed of numerous difficulties during the teaching-learning process. Therefore, the present study consists of the elaboration, application and evaluation of a didactic sequence developed with the support of the use of learning objects aiming at the construction of critical, meaningful, reflective, and ethical learning. Thus, the research begins with a bibliographic review, with a qualitative approach, having as a field of study a public school in city of the São Paulo State, where the target audience were students of the 5th grade of elementary school. For the development of the research, the author used theoretical support such as Vygotsky, Fracalanza, Kenski, Langhi, Nardi, Valente, among others who bring important contributions and reflections on the context of teaching astronomy in curricular education and its practical applications, as well as the triangle of new teaching approaches conceived using technology. In the discrepancy of the work, considerations were also respected about the use of learning objects in the teaching process. After studying the selected theoretical material and analyzing the data obtained through the applied evaluation of the educational product developed, it is concluded that a learning object can be an ally of contemporary education as long as it is well planned and applied by professionals within a perspective of training continues in the search for the best teaching methodologies.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Gimenez, Ana Paula Costa2023-12-18T17:43:17Z2023-12-18T17:43:17Z2023-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGIMENEZ, Ana Paula Costa. O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades. Orientador: Ana Maria de Andrade Caldeira. 2023. 81. f. Dissertação (em Docência para Educação Básica)- Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252094porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-19T06:07:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252094Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:08:19.402191Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades
Learning science: astronomy and technology in construction of new possibilities
title O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades
spellingShingle O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades
Gimenez, Ana Paula Costa
Ensino de astronomia
Tecnologias digitais na educação
Sequência didática de astronomia
Astronomy teaching
Digital technologies in education
Didactic sequence of astronomy
title_short O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades
title_full O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades
title_fullStr O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades
title_full_unstemmed O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades
title_sort O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades
author Gimenez, Ana Paula Costa
author_facet Gimenez, Ana Paula Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Gimenez, Ana Paula Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de astronomia
Tecnologias digitais na educação
Sequência didática de astronomia
Astronomy teaching
Digital technologies in education
Didactic sequence of astronomy
topic Ensino de astronomia
Tecnologias digitais na educação
Sequência didática de astronomia
Astronomy teaching
Digital technologies in education
Didactic sequence of astronomy
description O ensino da astronomia na educação básica, embora tenha evoluído, ainda é composto por inúmeras dificuldades, enquanto processo de ensino aprendizagem. Portanto, o presente estudo consiste na elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática, desenvolvida com apoio do uso de objetos de aprendizagem, visando a construção de uma aprendizagem crítica, significativa, reflexiva e ética. Assim, a pesquisa inicia-se com uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa, tendo campo de estudo, uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, onde os sujeitos foram alunos do 5º ano do ensino fundamental. Para o desenvolvimento da pesquisa, a autora utilizou-se de apoio teóricos como Vygotsky, Fracalanza, Kenski, Langhi, Nardi,Valente, entre outros que trazem importantes contribuições e reflexões sobre o contexto de ensino da astronomia na educação básica e suas aplicações práticas, assim como a relevância de novas abordagens de ensino concebidas através do uso da tecnologia. No discorrer do trabalho, foram apresentadas considerações também sobre o uso de objetos de aprendizagem ao processo de ensino. Após estudo do material teórico selecionado e análise dos dados, obtidos por meio da avaliação aplicada sobre o produto educacional desenvolvido, conclui-se que um objeto de aprendizagem pode ser um aliado da educação contemporânea, desde que bem planejado e aplicado por profissionais dentro de uma perspectiva de formação contínua, na busca de melhores metodologias de ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18T17:43:17Z
2023-12-18T17:43:17Z
2023-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GIMENEZ, Ana Paula Costa. O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades. Orientador: Ana Maria de Andrade Caldeira. 2023. 81. f. Dissertação (em Docência para Educação Básica)- Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252094
identifier_str_mv GIMENEZ, Ana Paula Costa. O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades. Orientador: Ana Maria de Andrade Caldeira. 2023. 81. f. Dissertação (em Docência para Educação Básica)- Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128760084430848