ArtInclusiva: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ricardo Henrique Marques da [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Master, Suely [UNESP], Kiyan, Ana Maria Mezzarana [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk3NA==
http://hdl.handle.net/11449/146822
Resumo: Introdução: ArtInclusiva UNESP é um projeto pioneiro ao unir pesquisa e extensão com o objetivo de prestar atendimento a pessoas com necessidades especiais e limitações cognitivas ampliando o estudo e a prática da Arte-Terapia na universidade. Objetivos: O projeto busca promover aos jovens atendidos a inclusão social, a elevação da autoestima, a autonomia do indivíduo, a vinculação, o autoconhecimento e o desenvolvimento de potencialidades humanas fundamentando-se no estudo e na prática da Arte-Terapia. Métodos: O ArtInclusiva oferece semanalmente oficinas com duas horas de duração, com fins terapêuticos e também pedagógicos, tais como artes plásticas, expressão corporal, artes cênicas e musicalização. O projeto preocupa-se também em atender pais ou responsáveis pelos jovens atendidos, enquanto são realizadas as vivências com estes. Além disso, há reuniões semanais dos colaboradores do grupo, que conta com graduandos bolsistas, pós-graduandos do curso Lato Sensu de Arte-Terapia e dois psicólogos que auxiliam e supervisionam o trabalho. Resultados: Devido ao fato de o projeto ainda estar em andamento, é plausível inserir depoimentos de dois jovens participantes, para que se possa compreender acerca do ArtInclusiva tendo como base suas falas. R, 31 anos, afirma: "o ArtInclusiva é uma parte importante da minha vida, aqui tenho amigos. Gostamos de dançar, de fazer bonecos, fazer teatro. É como se tivesse um trabalho. Conheço pessoas e aprendo a fazer coisas novas, como cantar e pintar." H, 35 anos, afirma: "Aqui é muito bom. A gente se solta fazendo circo, pintura, desenho. Gosto daqui porque também recebem a minha família. No projeto, experimentamos a arte com o objetivo de lidar com as nossas dificuldades." Ambos os participantes estão há mais de um ano e meio no projeto, e são perceptíveis melhorias em suas vidas tendo em vista o fato de R estar hoje almejando um trabalho remunerado e começar a realizar atividades cotidianas sem o auxílio de sua mãe, além de outros fatos observados. No próprio grupo dos atendidos, nota-se que existe maior união e sociabilização, assim como no grupo dos pais e responsáveis, que está mais vinculado afetivamente entre si e também em relação aos trabalhadores do projeto. A gradativa sociabilidade entre os integrantes, bem como a conquista crescente de autonomia é claramente perceptível. Um dos subprodutos do projeto é a aproximação entre as áreas de Artes, Educação e Saúde, o que implica na possibilidade de gerar novos conhecimentos científicos na confluência pouco explorada dessas áreas. Orientados por Suely Master, os bolsistas estão atualmente aprimorando-se como arte-educadores e unindo suas pesquisas acadêmicas ao projeto mediante a prática de seus saberes nas áreas de teatro, artes visuais e educação musical.
id UNSP_f005945449256684a89b603890d13d1b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146822
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling ArtInclusiva: relato de experiênciaArte-terapiaSaúdeAutonomiaTeatroMúsicaLinguagens artísticasInclusãoDiversidadePsicologiaArte-educaçãoIntrodução: ArtInclusiva UNESP é um projeto pioneiro ao unir pesquisa e extensão com o objetivo de prestar atendimento a pessoas com necessidades especiais e limitações cognitivas ampliando o estudo e a prática da Arte-Terapia na universidade. Objetivos: O projeto busca promover aos jovens atendidos a inclusão social, a elevação da autoestima, a autonomia do indivíduo, a vinculação, o autoconhecimento e o desenvolvimento de potencialidades humanas fundamentando-se no estudo e na prática da Arte-Terapia. Métodos: O ArtInclusiva oferece semanalmente oficinas com duas horas de duração, com fins terapêuticos e também pedagógicos, tais como artes plásticas, expressão corporal, artes cênicas e musicalização. O projeto preocupa-se também em atender pais ou responsáveis pelos jovens atendidos, enquanto são realizadas as vivências com estes. Além disso, há reuniões semanais dos colaboradores do grupo, que conta com graduandos bolsistas, pós-graduandos do curso Lato Sensu de Arte-Terapia e dois psicólogos que auxiliam e supervisionam o trabalho. Resultados: Devido ao fato de o projeto ainda estar em andamento, é plausível inserir depoimentos de dois jovens participantes, para que se possa compreender acerca do ArtInclusiva tendo como base suas falas. R, 31 anos, afirma: "o ArtInclusiva é uma parte importante da minha vida, aqui tenho amigos. Gostamos de dançar, de fazer bonecos, fazer teatro. É como se tivesse um trabalho. Conheço pessoas e aprendo a fazer coisas novas, como cantar e pintar." H, 35 anos, afirma: "Aqui é muito bom. A gente se solta fazendo circo, pintura, desenho. Gosto daqui porque também recebem a minha família. No projeto, experimentamos a arte com o objetivo de lidar com as nossas dificuldades." Ambos os participantes estão há mais de um ano e meio no projeto, e são perceptíveis melhorias em suas vidas tendo em vista o fato de R estar hoje almejando um trabalho remunerado e começar a realizar atividades cotidianas sem o auxílio de sua mãe, além de outros fatos observados. No próprio grupo dos atendidos, nota-se que existe maior união e sociabilização, assim como no grupo dos pais e responsáveis, que está mais vinculado afetivamente entre si e também em relação aos trabalhadores do projeto. A gradativa sociabilidade entre os integrantes, bem como a conquista crescente de autonomia é claramente perceptível. Um dos subprodutos do projeto é a aproximação entre as áreas de Artes, Educação e Saúde, o que implica na possibilidade de gerar novos conhecimentos científicos na confluência pouco explorada dessas áreas. Orientados por Suely Master, os bolsistas estão atualmente aprimorando-se como arte-educadores e unindo suas pesquisas acadêmicas ao projeto mediante a prática de seus saberes nas áreas de teatro, artes visuais e educação musical.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes (IA), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, São Paulo, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes (IA), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, São Paulo, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ricardo Henrique Marques da [UNESP]Master, Suely [UNESP]Kiyan, Ana Maria Mezzarana [UNESP]2017-01-02T15:39:42Z2017-01-02T15:39:42Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09974application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk3NA==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09873http://hdl.handle.net/11449/1468222013-09974-silva.pdf3624741498583099PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-29T06:14:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146822Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:02:36.628945Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv ArtInclusiva: relato de experiência
title ArtInclusiva: relato de experiência
spellingShingle ArtInclusiva: relato de experiência
Silva, Ricardo Henrique Marques da [UNESP]
Arte-terapia
Saúde
Autonomia
Teatro
Música
Linguagens artísticas
Inclusão
Diversidade
Psicologia
Arte-educação
title_short ArtInclusiva: relato de experiência
title_full ArtInclusiva: relato de experiência
title_fullStr ArtInclusiva: relato de experiência
title_full_unstemmed ArtInclusiva: relato de experiência
title_sort ArtInclusiva: relato de experiência
author Silva, Ricardo Henrique Marques da [UNESP]
author_facet Silva, Ricardo Henrique Marques da [UNESP]
Master, Suely [UNESP]
Kiyan, Ana Maria Mezzarana [UNESP]
author_role author
author2 Master, Suely [UNESP]
Kiyan, Ana Maria Mezzarana [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ricardo Henrique Marques da [UNESP]
Master, Suely [UNESP]
Kiyan, Ana Maria Mezzarana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte-terapia
Saúde
Autonomia
Teatro
Música
Linguagens artísticas
Inclusão
Diversidade
Psicologia
Arte-educação
topic Arte-terapia
Saúde
Autonomia
Teatro
Música
Linguagens artísticas
Inclusão
Diversidade
Psicologia
Arte-educação
description Introdução: ArtInclusiva UNESP é um projeto pioneiro ao unir pesquisa e extensão com o objetivo de prestar atendimento a pessoas com necessidades especiais e limitações cognitivas ampliando o estudo e a prática da Arte-Terapia na universidade. Objetivos: O projeto busca promover aos jovens atendidos a inclusão social, a elevação da autoestima, a autonomia do indivíduo, a vinculação, o autoconhecimento e o desenvolvimento de potencialidades humanas fundamentando-se no estudo e na prática da Arte-Terapia. Métodos: O ArtInclusiva oferece semanalmente oficinas com duas horas de duração, com fins terapêuticos e também pedagógicos, tais como artes plásticas, expressão corporal, artes cênicas e musicalização. O projeto preocupa-se também em atender pais ou responsáveis pelos jovens atendidos, enquanto são realizadas as vivências com estes. Além disso, há reuniões semanais dos colaboradores do grupo, que conta com graduandos bolsistas, pós-graduandos do curso Lato Sensu de Arte-Terapia e dois psicólogos que auxiliam e supervisionam o trabalho. Resultados: Devido ao fato de o projeto ainda estar em andamento, é plausível inserir depoimentos de dois jovens participantes, para que se possa compreender acerca do ArtInclusiva tendo como base suas falas. R, 31 anos, afirma: "o ArtInclusiva é uma parte importante da minha vida, aqui tenho amigos. Gostamos de dançar, de fazer bonecos, fazer teatro. É como se tivesse um trabalho. Conheço pessoas e aprendo a fazer coisas novas, como cantar e pintar." H, 35 anos, afirma: "Aqui é muito bom. A gente se solta fazendo circo, pintura, desenho. Gosto daqui porque também recebem a minha família. No projeto, experimentamos a arte com o objetivo de lidar com as nossas dificuldades." Ambos os participantes estão há mais de um ano e meio no projeto, e são perceptíveis melhorias em suas vidas tendo em vista o fato de R estar hoje almejando um trabalho remunerado e começar a realizar atividades cotidianas sem o auxílio de sua mãe, além de outros fatos observados. No próprio grupo dos atendidos, nota-se que existe maior união e sociabilização, assim como no grupo dos pais e responsáveis, que está mais vinculado afetivamente entre si e também em relação aos trabalhadores do projeto. A gradativa sociabilidade entre os integrantes, bem como a conquista crescente de autonomia é claramente perceptível. Um dos subprodutos do projeto é a aproximação entre as áreas de Artes, Educação e Saúde, o que implica na possibilidade de gerar novos conhecimentos científicos na confluência pouco explorada dessas áreas. Orientados por Suely Master, os bolsistas estão atualmente aprimorando-se como arte-educadores e unindo suas pesquisas acadêmicas ao projeto mediante a prática de seus saberes nas áreas de teatro, artes visuais e educação musical.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:39:42Z
2017-01-02T15:39:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk3NA==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09873
http://hdl.handle.net/11449/146822
2013-09974-silva.pdf
3624741498583099
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk3NA==
http://hdl.handle.net/11449/146822
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09873
2013-09974-silva.pdf
3624741498583099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09974
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129014474211328