ArtInclusiva: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk3NA== http://hdl.handle.net/11449/146822 |
Resumo: | Introdução: ArtInclusiva UNESP é um projeto pioneiro ao unir pesquisa e extensão com o objetivo de prestar atendimento a pessoas com necessidades especiais e limitações cognitivas ampliando o estudo e a prática da Arte-Terapia na universidade. Objetivos: O projeto busca promover aos jovens atendidos a inclusão social, a elevação da autoestima, a autonomia do indivíduo, a vinculação, o autoconhecimento e o desenvolvimento de potencialidades humanas fundamentando-se no estudo e na prática da Arte-Terapia. Métodos: O ArtInclusiva oferece semanalmente oficinas com duas horas de duração, com fins terapêuticos e também pedagógicos, tais como artes plásticas, expressão corporal, artes cênicas e musicalização. O projeto preocupa-se também em atender pais ou responsáveis pelos jovens atendidos, enquanto são realizadas as vivências com estes. Além disso, há reuniões semanais dos colaboradores do grupo, que conta com graduandos bolsistas, pós-graduandos do curso Lato Sensu de Arte-Terapia e dois psicólogos que auxiliam e supervisionam o trabalho. Resultados: Devido ao fato de o projeto ainda estar em andamento, é plausível inserir depoimentos de dois jovens participantes, para que se possa compreender acerca do ArtInclusiva tendo como base suas falas. R, 31 anos, afirma: "o ArtInclusiva é uma parte importante da minha vida, aqui tenho amigos. Gostamos de dançar, de fazer bonecos, fazer teatro. É como se tivesse um trabalho. Conheço pessoas e aprendo a fazer coisas novas, como cantar e pintar." H, 35 anos, afirma: "Aqui é muito bom. A gente se solta fazendo circo, pintura, desenho. Gosto daqui porque também recebem a minha família. No projeto, experimentamos a arte com o objetivo de lidar com as nossas dificuldades." Ambos os participantes estão há mais de um ano e meio no projeto, e são perceptíveis melhorias em suas vidas tendo em vista o fato de R estar hoje almejando um trabalho remunerado e começar a realizar atividades cotidianas sem o auxílio de sua mãe, além de outros fatos observados. No próprio grupo dos atendidos, nota-se que existe maior união e sociabilização, assim como no grupo dos pais e responsáveis, que está mais vinculado afetivamente entre si e também em relação aos trabalhadores do projeto. A gradativa sociabilidade entre os integrantes, bem como a conquista crescente de autonomia é claramente perceptível. Um dos subprodutos do projeto é a aproximação entre as áreas de Artes, Educação e Saúde, o que implica na possibilidade de gerar novos conhecimentos científicos na confluência pouco explorada dessas áreas. Orientados por Suely Master, os bolsistas estão atualmente aprimorando-se como arte-educadores e unindo suas pesquisas acadêmicas ao projeto mediante a prática de seus saberes nas áreas de teatro, artes visuais e educação musical. |
id |
UNSP_f005945449256684a89b603890d13d1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146822 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
ArtInclusiva: relato de experiênciaArte-terapiaSaúdeAutonomiaTeatroMúsicaLinguagens artísticasInclusãoDiversidadePsicologiaArte-educaçãoIntrodução: ArtInclusiva UNESP é um projeto pioneiro ao unir pesquisa e extensão com o objetivo de prestar atendimento a pessoas com necessidades especiais e limitações cognitivas ampliando o estudo e a prática da Arte-Terapia na universidade. Objetivos: O projeto busca promover aos jovens atendidos a inclusão social, a elevação da autoestima, a autonomia do indivíduo, a vinculação, o autoconhecimento e o desenvolvimento de potencialidades humanas fundamentando-se no estudo e na prática da Arte-Terapia. Métodos: O ArtInclusiva oferece semanalmente oficinas com duas horas de duração, com fins terapêuticos e também pedagógicos, tais como artes plásticas, expressão corporal, artes cênicas e musicalização. O projeto preocupa-se também em atender pais ou responsáveis pelos jovens atendidos, enquanto são realizadas as vivências com estes. Além disso, há reuniões semanais dos colaboradores do grupo, que conta com graduandos bolsistas, pós-graduandos do curso Lato Sensu de Arte-Terapia e dois psicólogos que auxiliam e supervisionam o trabalho. Resultados: Devido ao fato de o projeto ainda estar em andamento, é plausível inserir depoimentos de dois jovens participantes, para que se possa compreender acerca do ArtInclusiva tendo como base suas falas. R, 31 anos, afirma: "o ArtInclusiva é uma parte importante da minha vida, aqui tenho amigos. Gostamos de dançar, de fazer bonecos, fazer teatro. É como se tivesse um trabalho. Conheço pessoas e aprendo a fazer coisas novas, como cantar e pintar." H, 35 anos, afirma: "Aqui é muito bom. A gente se solta fazendo circo, pintura, desenho. Gosto daqui porque também recebem a minha família. No projeto, experimentamos a arte com o objetivo de lidar com as nossas dificuldades." Ambos os participantes estão há mais de um ano e meio no projeto, e são perceptíveis melhorias em suas vidas tendo em vista o fato de R estar hoje almejando um trabalho remunerado e começar a realizar atividades cotidianas sem o auxílio de sua mãe, além de outros fatos observados. No próprio grupo dos atendidos, nota-se que existe maior união e sociabilização, assim como no grupo dos pais e responsáveis, que está mais vinculado afetivamente entre si e também em relação aos trabalhadores do projeto. A gradativa sociabilidade entre os integrantes, bem como a conquista crescente de autonomia é claramente perceptível. Um dos subprodutos do projeto é a aproximação entre as áreas de Artes, Educação e Saúde, o que implica na possibilidade de gerar novos conhecimentos científicos na confluência pouco explorada dessas áreas. Orientados por Suely Master, os bolsistas estão atualmente aprimorando-se como arte-educadores e unindo suas pesquisas acadêmicas ao projeto mediante a prática de seus saberes nas áreas de teatro, artes visuais e educação musical.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes (IA), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, São Paulo, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes (IA), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, São Paulo, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ricardo Henrique Marques da [UNESP]Master, Suely [UNESP]Kiyan, Ana Maria Mezzarana [UNESP]2017-01-02T15:39:42Z2017-01-02T15:39:42Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09974application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk3NA==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09873http://hdl.handle.net/11449/1468222013-09974-silva.pdf3624741498583099PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-29T06:14:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146822Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:02:36.628945Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ArtInclusiva: relato de experiência |
title |
ArtInclusiva: relato de experiência |
spellingShingle |
ArtInclusiva: relato de experiência Silva, Ricardo Henrique Marques da [UNESP] Arte-terapia Saúde Autonomia Teatro Música Linguagens artísticas Inclusão Diversidade Psicologia Arte-educação |
title_short |
ArtInclusiva: relato de experiência |
title_full |
ArtInclusiva: relato de experiência |
title_fullStr |
ArtInclusiva: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
ArtInclusiva: relato de experiência |
title_sort |
ArtInclusiva: relato de experiência |
author |
Silva, Ricardo Henrique Marques da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Ricardo Henrique Marques da [UNESP] Master, Suely [UNESP] Kiyan, Ana Maria Mezzarana [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Master, Suely [UNESP] Kiyan, Ana Maria Mezzarana [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ricardo Henrique Marques da [UNESP] Master, Suely [UNESP] Kiyan, Ana Maria Mezzarana [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte-terapia Saúde Autonomia Teatro Música Linguagens artísticas Inclusão Diversidade Psicologia Arte-educação |
topic |
Arte-terapia Saúde Autonomia Teatro Música Linguagens artísticas Inclusão Diversidade Psicologia Arte-educação |
description |
Introdução: ArtInclusiva UNESP é um projeto pioneiro ao unir pesquisa e extensão com o objetivo de prestar atendimento a pessoas com necessidades especiais e limitações cognitivas ampliando o estudo e a prática da Arte-Terapia na universidade. Objetivos: O projeto busca promover aos jovens atendidos a inclusão social, a elevação da autoestima, a autonomia do indivíduo, a vinculação, o autoconhecimento e o desenvolvimento de potencialidades humanas fundamentando-se no estudo e na prática da Arte-Terapia. Métodos: O ArtInclusiva oferece semanalmente oficinas com duas horas de duração, com fins terapêuticos e também pedagógicos, tais como artes plásticas, expressão corporal, artes cênicas e musicalização. O projeto preocupa-se também em atender pais ou responsáveis pelos jovens atendidos, enquanto são realizadas as vivências com estes. Além disso, há reuniões semanais dos colaboradores do grupo, que conta com graduandos bolsistas, pós-graduandos do curso Lato Sensu de Arte-Terapia e dois psicólogos que auxiliam e supervisionam o trabalho. Resultados: Devido ao fato de o projeto ainda estar em andamento, é plausível inserir depoimentos de dois jovens participantes, para que se possa compreender acerca do ArtInclusiva tendo como base suas falas. R, 31 anos, afirma: "o ArtInclusiva é uma parte importante da minha vida, aqui tenho amigos. Gostamos de dançar, de fazer bonecos, fazer teatro. É como se tivesse um trabalho. Conheço pessoas e aprendo a fazer coisas novas, como cantar e pintar." H, 35 anos, afirma: "Aqui é muito bom. A gente se solta fazendo circo, pintura, desenho. Gosto daqui porque também recebem a minha família. No projeto, experimentamos a arte com o objetivo de lidar com as nossas dificuldades." Ambos os participantes estão há mais de um ano e meio no projeto, e são perceptíveis melhorias em suas vidas tendo em vista o fato de R estar hoje almejando um trabalho remunerado e começar a realizar atividades cotidianas sem o auxílio de sua mãe, além de outros fatos observados. No próprio grupo dos atendidos, nota-se que existe maior união e sociabilização, assim como no grupo dos pais e responsáveis, que está mais vinculado afetivamente entre si e também em relação aos trabalhadores do projeto. A gradativa sociabilidade entre os integrantes, bem como a conquista crescente de autonomia é claramente perceptível. Um dos subprodutos do projeto é a aproximação entre as áreas de Artes, Educação e Saúde, o que implica na possibilidade de gerar novos conhecimentos científicos na confluência pouco explorada dessas áreas. Orientados por Suely Master, os bolsistas estão atualmente aprimorando-se como arte-educadores e unindo suas pesquisas acadêmicas ao projeto mediante a prática de seus saberes nas áreas de teatro, artes visuais e educação musical. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:39:42Z 2017-01-02T15:39:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk3NA== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09873 http://hdl.handle.net/11449/146822 2013-09974-silva.pdf 3624741498583099 |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk3NA== http://hdl.handle.net/11449/146822 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09873 2013-09974-silva.pdf 3624741498583099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
09974 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129014474211328 |